LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
AS INVASÕES FRANCESAS - COMO TRABALHA ESTE CONTEÚDO?
Inserido em 2011-01-18  |  Adicionar Comentário

O trabalho na sala de aula sobre as Invasões Francesas requer, como na maioria dos casos, uma abordagem que não se limite à exposição e que ultrapasse o conteúdo de qualquer manual.

Aos factos da história política que, por si só, podem ser um pouco áridos para alunos deste ciclo, são, em geral, adicionados na lecionação perspetivas da história social e local, contextualizações, “curiosidades”, biografias de protagonistas, etc., recorrendo a metodologias didáticas variadas.

Assim, é prática corrente a utilização de pinturas e aguarelas da época para exibir fardas, distingui-las dos fatos da população civil e as dos vários exércitos, aproveitando para referir a revolta das populações face ao invasor e a diferença das condições de luta.

Também as armas e a composição dos exércitos (cavalaria e infantaria), a estratégia e a tática militar e episódios de algumas batalhas conseguem prender a atenção dos alunos.

Já as fortalezas e outras edificações militares da área da escola ou que os alunos conheçam são uma forma eficaz de ajudar à memorização e retenção de conhecimentos, assim como os monumentos erguidos mais tarde nas cidades e vilas, em homenagem aos que combateram e perderam a vida.


Como leciona as Invasões Francesas? Que metodologias motivadoras e facilitadoras da aprendizagem utiliza e considera eficazes?

A seguir, propomos alguns sites e blogues com informação e recursos para esta temática. Partilhe connosco e com os seus colegas outros recursos online que considere de qualidade, utilizando, para isso, a rubrica “Recursos de Apoio”.

 
Para encontrar tudo o que queríamos saber sobre Napoleão:

http://www.napoleon-series.org/ (site em inglês)
http://www.napoleon.org/en/home.asp (site em inglês)
http://www.napoleon-online.com/ (site em alemão / inglês)


Excelente blogue com inúmeras fontes, artigos e obras sobre esta temática:

http://asinvasoesfrancesas.blogspot.com/


Artigo de Artur Jorge Almeida sobre Junot na sátira social:

http://www.prof2000.pt/users/secjeste/ajalmeid/Pg010030.htm


Blogue especializado em Linha de Torres Vedras e Guerra Peninsular:

http://linhasdetorres.blogspot.com/


Historia geral da invasão dos francezes em Portugal e da restauração deste reino, de José Acúrsio das Neves, 1766-1834 -  Link de acesso ao PDF da obra completa da Biblioteca Nacional digital:

http://purl.pt/12098/3/hg-5299-p/hg-5299-p_item3/index.html


A Equipa

Bookmark and Share
Os links são interessantes. Este ano é o fim das Comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas e o assunto estará em evidência a vários níveis. Vai dar que falar. Parabéns.