LOGIN: PASSWORD: Novo utilizador | Recuperar Password  
A ESTADIA DA FAMÍLIA REAL NO BRASIL
Inserido em 2011-01-25  |  Adicionar Comentário

Nos manuais é relatada a partida da família real e o seu regresso a Portugal 13 anos depois, sem mais pormenores desse hiato. Conhecemos bem a litografia de Bartolozzi e H. L. E. Vêque, que mostra o embarque da família real para o Brasil.

Durante esse período, viveu-se uma época muito difícil em Portugal, com as invasões francesas, a permanência dos ingleses, que começava a eternizar-se, grandes dificuldades económicas e profundas alterações políticas.

E no Brasil? Os alunos gostam de saber que no Brasil houve uma evolução diferente e rápida que levou o país à independência. Isto devido à permanência da família real no seu território, ainda que por poucos anos. Este facto está ligado aos ideais do liberalismo que varriam a Europa.


Os seus alunos não lhe perguntam o que aconteceu no Brasil durante esse período?

Apresentamos algumas sugestões de sites de internet com informação interessante para trabalho na aula ou de pesquisa orientada para os seus alunos sobre outro ponto de vista: a chegada da família real ao Brasil e sua permanência nesse território.

http://200anos.fazenda.gov.br/a-vinda-da-familia-real-ao-brasil

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u68.jhtm


Sobre o Paço Real:
Chegada ao Brasil em Janeiro de 1808, a família real instalou-se no Rio de Janeiro em Março, no que passou a designar-se de Paço Real. O edifício recebeu várias modificações e permaneceu como sede do governo local, mesmo após a família real se ter mudado para a Quinta da Boa Vista, por considerar o Paço desconfortável.

http://www.pacoimperial.com.br/historico.aspx~


Sobre o Jardim Botânico:
A exuberância natural da zona da sede do antigo Engenho de Rodrigo de Freitas parece ter fascinado D. João VI, que aí mandou construir um Jardim, pouco tempo depois passado a Horto Real.

http://www.jbrj.gov.br/


Sobre a Real Biblioteca do Brasil:
O acervo levado para o Brasil era composto de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, estampas, moedas e medalhas. Em 1821, quando a família real regressou a Portugal, voltou grande parte dos manuscritos do acervo.

http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=11

http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/epocas/1810/criacao-da-real-biblioteca


Muitos outros assuntos podem interessar os alunos, como o desenvolvimento de cidades como Ouro Preto, Petrópolis, Tiradentes ou Paraty, a transferência da moda e costumes europeus para o Brasil, etc.

Queremos saber se trata este tema nas sua aulas. Que recursos utiliza, que assuntos suscitam o interesse dos alunos e promovem o seu gosto pela História e Geografia de Portugal?

Partilhe a sua experiência.

Bookmark and Share
Comentários (2)
(Comentário mais recente)
É excelente para diversificar os conteúdos dos manuais...
Sites úteis | Enviado Por: Sónia Pais
Mais uma vez, obrigada pela disponibilização destas informações e recursos para a comunidade dos professores de História.