PRÉ-LEITURA, LEITURA E PÓS-LEITURA
Inserido em 2009-10-26  |  Adicionar Comentário




 

 

1. Na aula de Português a leitura é, como lembra o Professor Brandão Carvalho, «o domínio privilegiado» não só como «objecto de ensino» mas também como «meio transmissor de conteúdos». Por seu lado, a Professora Isabel Margarida Duarte lembra que existe um «padrão da aula de Português» que passa pelas seguintes fases: leitura de um texto com umas perguntas de compreensão retiradas dos manuais, identificação de algumas figuras de estilo «desgarradas do sentido do texto», classificação morfológica de «algumas palavras», tudo isto correspondendo a um tipo de aula que a investigadora diz ter observado frequentemente.
Já Luís Prista, muito recentemente, escreve que «O ensino da leitura ainda será pouco preparado. Não aparecem explicitados objectivos específicos de leitura, nem há notícias de tarefas que condicionem o tipo de leitura que o professor pretende treinar. O investimento maior continuará a incidir no momento de controlo após a leitura, aparentemente em questionário oral. Ocorre também a resposta por escrito a questionários do manual, creio que sobretudo como tarefa adicional.»

2. O novo programa de Português para o ensino básico apresenta várias sugestões didácticas que muito poderão contribuir para mudar este estado de coisas. Refere:
a) «Estratégias de compreensão antes de iniciar a leitura de um texto ou obra»;
b) «Estratégias de compreensão durante a leitura»;
c) «Estratégias de compreensão depois da leitura».

Assim, para a), um texto pode ser apresentado aos alunos permitindo-lhes, com base em determinados indícios linguísticos ou icónicos, lançar hipóteses sobre o seu conteúdo temático ou sobre a sua tipologia; para b), pode verificar-se se as hipóteses apresentadas se concretizam ou não, distinguir informação essencial e acessória, explicitar o sentido global do texto, etc.; actividades para a fase c) são, por exemplo, o resumo de um texto ou a expressão de opiniões sobre uma obra lida.


Apresentamos, em anexo, um exemplo destas actividades, acompanhadas de sugestões didácticas e relacionadas com o texto/notícia – “Professora agredida por aluno por causa de um telemóvel” (consultado no Jornal de Notícias on-line).

Pronuncie-se e envie-nos a sua opinião sobre a pertinência de se incluir no manual actividades didácticas que apoiem a leitura por etapas, de acordo com a sugestão da actividade em anexo.

Continuamos a contar com os seus contributos!

Considera importante que o manual de Português de 7.º ano integre actividades que prevejam estratégias pedagógicas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, destinadas a favorecer uma eficaz compreensão da leitura?

Sim! É indispensável que o manual contemple estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Não! É dispensável que o manual contemple estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura.


Participe, enviando-nos os seus comentários e as suas sugestões, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

 

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Comentários (18)
(Comentário mais recente)
A leitura é um pilar fundamental da estruturação da aprendizagem em qualquer momento da vida, quer na escola, quer ao longo da vida nas mais diversas variantes. Ensinar a ler, não já enquanto competência de descodificação da língua escrita, pressupõe a prática de uma metodologia de apreensão de dados retirados do texto, mas também do contexto em que ele surge. É também ensinar a ler (...) [Comentário completo]
Pré-leitura | Enviado Por: Aurora Gomes
As actividades das quais discordei foram as de pré-leitura porque, tal como afirmei anteriormente, considerei-as demasiado evidentes. Relativamente às minhas práticas: quando inicio, por exemplo, um conto, peço sempre aos alunos que, a partir do título, escrevam uma pequena frase sobre o que consideram ser o conteúdo da obra. E depois, com o estudo da obra, também eles vão confirman (...) [Comentário completo]
Creio que é naturalmente pertinente a inclusão de sugestões para realizar a pré-leitura, assim como as actividades a realizar durante e após a leitura. A sugestão apresentada pela equipa, concretizada, é semelhante ao processo de investigação: recolha de dados, formulação de hipóteses e posterior confirmação ( ou não). É uma estratégia pedagógica muitíssimo relevante e que foment (...) [Comentário completo]
Há um livrinho brasileiro com 37 sugestões de actividades de leitura a realizar antes, durante e depois da mesma. Com adaptações, penso que são excelentes. Eis a referência bibliográfica: RANGEL, Mary, Dinâmicas de Leitura para a Sala de Aula, Editora Vozes. A propósito de leitura e motivação, uma boa estratégia que está a ser implementada em escolas do Brasil e está a levar aluno (...) [Comentário completo]
O programa de Português para o ensino secundário (10º,11º e 12º anos) já contempla estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura.No ano lectivo transacto, coloquei em prática com turmas de 10.º ano de escolaridade e funcionou muito bem.Quanto à sua aplicação no ensino básico também me parece bem. Será uma forma de acabar com a "aula de português" a que se refere a professora Is (...) [Comentário completo]
Por uma questão de rigor, gostaríamos de acrescentar que as actividades de pré-leitura não devem ser identificadas como actividades de motivação para a leitura em geral. Perante determinado texto, são actividades de pré-leitura as que apresentam aos alunos elementos textuais para eles indicarem hipóteses sobre o conteúdo do texto, a sua tipologia, etc. Qualquer actividade que não pa (...) [Comentário completo]
Ex.mos senhores, sei que falamos de actividades de pré-leitura, mas gostava de fazer uma sugestão a propósito de tpc - trabalhos estes que podem ser também actividades de pré-leitura a efectuar em casa! - e isto porque as opiniões do terceiro fórum de discussão me suscitaram uma ideia: que tal indicar neste manual possíveis actividades para tpc, desde mais simples até mais elaborada (...) [Comentário completo]
Este comentário é uma possível resposta à questão "Não estaremos a evitar que leiam?". De facto, isso pode acontecer, se resumirmos o texto, abordarmos o seu assunto de forma desadequada, ou o desvendarmos e/ou o sugerirmos para além do que é recomendável. Nesse caso, eles podem vir a não querer ler. É como quando lêem as obras de estudo sobre um livro e não o lêem. Tudo lhes é exp (...) [Comentário completo]
Como sugerir as pré-leituras? Não estaremos a evitar que leiam?
É evidente que o manual pode ser um excelente auxiliar na aula de Português. Assim, quantos mais exercícios e propostas de trabalho este tiver, mais fácil será para o professor a preparação da aula e a tentativa de adequação das actividades à sua turma. Não estamos muito habituados a realizar, de forma contínua, actividades de pré-leitura e pós-leitura. No entanto, penso que ambas (...) [Comentário completo]
Cara colega, Aurora Gomes, agradecemos a sua participação! Certamente convirá connosco que a motivação dos alunos parte não apenas das perguntas feitas, mas, em grande medida, do que o professor souber dizer-lhes para os levar a responder-lhes. Quer explicitar a que duas actividades se refere (pré-leitura?, pós-leitura?) e partilhar com esta comunidade exemplos de actividades que, (...) [Comentário completo]
A leitura é, no meu ponto de vista, o instrumento chave para situar o aluno face à realidade, do texto, do acontecimento.. A leitura de imagens como estratégia para antecipar a leitura do texto tem-se verificado eficaz. Potencia a descoberta, a construção do referente, a desconstrução do simbólico. Neste nível de ensino, há que fomentar a construção das hipóteses de leitura, a concr (...) [Comentário completo]
As actividades de pré-leitura e de pós-leitura são fundamentais e as propostas aqui apresentadas são muito adequadas. No entanto, parece-me que a escolha do texto não terá sido a mais feliz para alunos do 7.º ano. Concordo com a escolha de textos retirados dos mass media (isto é, autênticos) e que digam respeito à realidade dos alunos, contudo penso que estes textos deveriam despert (...) [Comentário completo]
Leitura | Enviado Por: Laura Casais
Se fizermos um "zapping" pelos manuais de 3.º ciclo e secundário, encontramos uma ou outra proposta no sentido da pré-leitura, leitura e pós-leitura. Por outro lado, se tivermos em linha de conta os programas (e, temos que ter) essas actividades estão lá previstas ( por ex., no programa de Português 10.º, 11.º e 12.º - o que melhor domino) podem ler-se "nas sugestões metodológicas (...) [Comentário completo]
Julgo muito pertinente esta metodologia de trabalho pois contempla sempre as quatro competências (ouvir/falar; leitura/compreensão; expressão escrita e funcionamento da língua de forma implícita. O manual de Português 7.º ano é, efectivamente, um projecto ambicioso mas com todas as possibilidades de sucesso, pois está a ser construído com a colaboração de quem trabalha diariamente c (...) [Comentário completo]
Os alunos têm de aprender a activar um conjunto de conhecimentos que lhes permitirá compreender melhor qualquer texto. As actividades de pré-leitura devem ajudar a antecipar o que será "dito". A leitura é o momento de confirmar as hipóteses levantadas. A atenção do aluno é, assim, despertada e mantida ao longo da leitura. As actividades de pós-leitura possibilitam igualmente o t (...) [Comentário completo]
A leitura deve ser um momento de prazer. Os momentos de prazer devem ser sentidos e (con)sentidos passo a passo. Será que uma pré-leitura, antecipando a interiorzação de sentidos, não irá funcionar como uma outra leitura?
Parece pertinente que um manual integre diversas estratégias de leitura visto que a ordem de leitura deve ser dada da forma mais clara possível (ler para quê? Com que objectivo?). Contudo, no exemplo apresentado, as duas actividades que são sugeridas parecem um pouco óbvias e, por esse motivo, serão algo redundantes e, como tal, dificilmente suscitariam a adesão dos alunos.