O AUTOR MAIS VOTADO PARA…
Inserido em 2009-11-16  |  Adicionar Comentário

O prometido é devido…

No post  "Leitura integral no 7.º ano. O que seleccionar? Eis a questão..." , anunciou-se que os resultados da votação seriam divulgados num fórum surpresa.

Ei-lo…!

Relevação dos resultados sobre o autor do Novo Programa mais votado para leitura orientada em aula, nas diversas categorias e de acordo com o número mínimo previsto pelo PPEB.

Para a categoria narrativa de autores portugueses, os três autores mais votados foram Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga e Altino do Tojal.

Para a categoria conto tradicional, os autores mais votados foram Teófilo Braga e Adolfo Coelho, com o mesmo número de votações.

Para a categoria texto dramático de autor português (incluindo literatura juvenil), o autor mais votado foi Alice Vieira.

Para a categoria conto de autor de país de língua oficial portuguesa, o autor vencedor foi Ondjaki.

Para a categoria narrativa de autor estrangeiro, o autor mais votado foi Edgar Allan Poe.

Para a categoria textos da literatura juvenil, os dois autores mais votados foram José Mauro Vasconcelos e Hans C. Andresen.

Para a categoria poemas de subgéneros variados, alguns poetas votados: Sophia de Mello Breyner Andresen, António Gedeão, Miguel Torga, Fernando Pessoa (ortónimo), Alexandre O’Neill, Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, Sebastião da Gama, Cecília Meireles…

Agradecemos, a todos, a participação obtida neste fórum, quer pelas respostas ao inquérito quer pelas sugestões e comentários recebidos.


O autor mais votado, na categoria conto de autor de país de língua oficial portuguesa, foi Ondjaki.
Esta semana, propomos à votação uma narrativa integral, da autoria de Ondjaki, ilustrada de quatro formas diferentes.

Seleccionar a ilustração mais adequada para apoiar a leitura de um texto literário não é tarefa fácil… Além da componente estética, desejável numa ilustração a incluir num manual de Português, há outros parâmetros a considerar no momento da selecção:

a relação de coerência entre o conteúdo da ilustração e o texto;
a expressividade desejada, que representa as acções, as atitudes, os sentimentos expressos pelo texto;
o registo do traço e da técnica;
a adequação do desenho à faixa etária.

Todos os elementos contidos na ilustração deverão suscitar pensamentos, apontar sentidos, encaminhar passos, alargar horizontes imaginativos, ampliar modos de ler e interpretar...

Tendo em conta estes parâmetros, das quatro ilustrações que acompanham a narrativa de Ondjaki, gostaríamos que votasse na mais adequada.

– Ilustração A.
– Ilustração B.
– Ilustração C.
– Ilustração D.

Poderá justificar a sua opção, no campo editável.

Nota: Os documentos para visualização estão disponíveis em anexo, no inquérito associado ao post e na área de recursos de apoio, em versão pdf.

Vote e participe, enviando-nos os seus comentários e as suas sugestões, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

Bookmark and Share
A escolha de uma ilustração é uma tarefa subjectiva, muito dependente da interpretação feita por cada leitor do texto que leu. Eu seleccionei a ilustração A porque foi esta a imagem que me ocorreu após a leitura do texto, mas qualquer uma das restantes pode relacionar-se com a história lida. Ilustrar um texto é uma actividade que costumo fazer com os meus alunos e é sempre engraçado verificar o resultado e a justificação que dão para as suas escolhas. Atendendo ao interesse que a actividade sempre lhes desperta, permitam-me a ousadia da sugestão: apresentar um exercício com as quatro ilustrações para os alunos seleccionarem a mais adequada. Este exercício, além de implicar a interpretação do texto, permitia o desenvolvimento da oralidade.