UM NOVO TEXTO, UMA NOVA ILUSTRAÇÃO!
A SELECÇÃO CONTINUA...

Inserido em 2009-11-23  |  Adicionar Comentário






Na votação realizada na semana passada, duas das propostas apresentadas receberam igual número de votos. Esta semana pretendemos resolver este empate nas preferências, usando para o efeito duas novas ilustrações dos mesmos ilustradores, para um texto diferente, e uma terceira e nova proposta da autoria de um terceiro ilustrador, que nos parece também viável para o manual.


Assim, esta semana colocamos à votação três tipos de ilustração diferentes que acompanham um texto da autoria de Miguel Torga.


Escolher a ilustração para o manual de Português requer, além de sensibilidade estética, alguma ponderação, tendo em vista o fim a que esta se destina. A ilustração poderá ser uma poderosa aliada na construção dos sentidos de um texto, completando-os. Poderá ser uma motivação para a leitura e/ou o seu prolongamento…


Imagine que é um aluno do 7.º ano, no ano 2010… Se abrisse o seu manual e lesse o conto “Jesus”, de Miguel Torga, qual das ilustrações apresentadas lhe suscitaria maior interesse? Com qual sentiria maior empatia? Qual mais a/o motivaria para a leitura do texto? Qual a/o transportaria para mundos imaginários? Qual impulsionaria a construção dos sentidos implícitos do texto?


Este poderá ser um exercício eficaz, mas de difícil resolução! Talvez os professores, que conhecem os seus alunos, nos poderão ajudar a encontrar a solução!


Das três ilustrações que acompanham esta narrativa de Miguel Torga, em qual recai a sua preferência?

– Ilustração A.
– Ilustração B.
– Ilustração C.


Nota: Os documentos para visualização estão disponíveis em anexo, no inquérito associado ao post e na área de recursos de apoio, em versão pdf.


Vote e participe, enviando-nos os seus comentários e as suas sugestões, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».


A Equipa
Bookmark and Share
A linguagem icónica é muito importante e parece-me que deve ser cuidada, pois a sua leitura permite entrar no texto com mais facilidade. Uma boa ilustração cativa melhor um potencial leitor. Parabéns aos ilustradores que têm produzido um trabalho estupendo.