QUAL O GRAFISMO DO MANUAL?
OS PRIMEIROS PASSOS...UM ESBOÇO...

Inserido em 2009-11-30  |  Adicionar Comentário

Bruce Rolff
Seamless repeatable Mondrian style painting pattern

Ao longo das duas semanas anteriores, solicitámos a esta comunidade manualescolar 2.0 a opinião sobre qual dos trabalhos de ilustração apresentados seria o mais adequado para integrar o nosso manual de Português de 7.º ano.

Esta semana divulgamos o trabalho de ilustração alvo de maior preferência, enquadrado numa proposta de design gráfico.

Detenhamo-nos, agora, numa primeira proposta degrafismo para o manual e na sua relação com a organização e estruturação dos conteúdos.

O aspecto gráfico – que se pretende atractivo, agradável, harmonioso, moderno e adequado à
faixa etária – deverá ser, também, um elemento ao serviço da organização e da hierarquização
dos conteúdos, promovendo a clara identificação dos assuntos e potenciando a fácil
utilização.

Na nossa opinião, é imprescindível que o design gráfico do manual seja apelativo e que nele se disponham com elegância, rigor, equilíbrio, coerência e clareza os diversos conteúdos nas suas diversas hierarquias. O grafismo ditará, portanto, a percepção/apreensão da estrutura interna do manual.

Assim, gostaríamos de auscultar a vossa opinião sobre uma ainda incipiente proposta de grafismo para o manual de Português de 7.º ano!


Propomos, para visualização e apreciação, cinco páginas duplas, sem sequencialidade de conteúdos e com algum texto simulado, composto por:


1) duas aberturas de sequências didácticas: abertura da unidade 1 e unidade 2;
2) uma página dupla que integra a narrativa de autoria de Ondjaki, “Bilhete com Foguetão”, incluindo o trabalho de ilustração escolhido pela nossa comunidade;
3) uma página dupla que integra uma proposta de grafismo para as actividades relacionadas com esse mesmo conto;
4) uma página dupla que inclui a narrativa “Jesus”, de Miguel Torga, incluindo o trabalho de ilustração escolhido pela nossa comunidade.

Nota: Estes documentos estão disponíveis para visualização em anexo, no inquérito associado ao post e na área de recursos de apoio, em versão pdf.

Neste fórum importa debatermos as questões relacionadas com o grafismo geral do manual de Português– o seu aspecto exterior, a sua identidade visual, a sua “imagem de marca”…

O seu contributo é fundamental para nos ajudar a desenvolver este ensaio gráfico do nosso, que esperamos venha a ser o seu, manual de Português de 7.º ano! Carimbe-o com a sua marca…

De acordo com a sua experiência na utilização de manuais, pronuncie-se sobre os seguintes aspectos:

- aspecto visual e função dos separadores;
- aspecto gráfico e organização das páginas de texto literário;

- valor gráfico, organização e densidade da informação das páginas de actividades;

- considerações de âmbito geral sobre o design e a organização de um manual de Português de 7.º ano (por exemplo, a cor como elemento distintivo das sequências didácticas).

Este manual será, também, o reflexo das suas sugestões e, de alguma forma, a sua “imagem de marca”!

Poderá deixar-nos as suas opiniões, de carácter geral, no espaço reservado aos comentários, usando o link «COMENTAR». Se pretender fazer uma apreciação mais específica, de acordo com as nossas orientações, use o link «VOTAR».

A Equipa
Bookmark and Share
Comentários (10)
(Comentário mais recente)

A equipa agradece a participação da Dra. Elisabete Barrosa! Contudo, gostaríamos de dizer o seguinte: este projecto parte do princípio, estribado na experiência dos autores, ambos professores do 3.º ciclo, de que os alunos, na generalidade, não estudam em casa. Esta é uma realidade que nos parece indiscutível. Se não o fazem em casa, têm de o fazer na sala de aula. Quando, (...)
[Comentário completo]
Considero a distribuição do mancha textual correcta e harmoniosa. Contudo, apostaria na substituição das ilustrações, por fotografias, na sua maioria. Ou, alteraria o tipo de gravura, tornando-a mais arrojada. Torna-se mais real, mais atractivo e menos infantilizante para os alunos desta faixa etária. Continuação de bom trabalho a todos.
Partilho da opinião do colega Telmo Bértolo, no que diz respeito ao design do manual. Também não me parecem muito inovadoras as páginas das actividades sobre o texto: aparece uma mancha muito densa de perguntas/actividades, o que, por vezes, desmotiva os alunos e assusta os professores que apreciam o manual em escolha. No entanto, ao contrário do colega Telmo, creio que a banda na m (...) [Comentário completo]
Grafismo | Enviado Por: Ulisses Mota
O trabalho até agora realizado tem demonstrado que o manual está a ser construído com atenção e com pormenor, daí a importância de uma boa ilustração e eficaz grafismo. Estes dois aspectos ajudam, sem dúvida alguma, a escolher o manual e a mostrá-lo credível e pedagogicamente pensado.
Por vezes os alunos olham rapidamente para as cores, fotografias, grafismo, etc, e gostam de dar uma opinião, associá-los ao texto ou unidade e, a partir do que espontaneamente dizem, podemos criar uma breve debate sobre as ideias que vão surgindo. Penso que um manual também é mais atractivo se tiver uma parte icónica quer seja para separar as unidades, pode ser logo uma organização (...) [Comentário completo]
Do pouco que vi considero as ilustrações um pouco infantis e penso que deveriam investir em técnicas de ilustração que conjuguem materiais recicláveis, usando a fotografia como suporte!!!
O design parece-me bom, capaz de atrair a atenção do aluno. Contudo eu não ocuparia duas páginas com a abertura de uma unidade. Uma será suficiente. A distribuição do texto parece-me correcta e equilibrada, mas não aprecio a banda na margem do texto. Se for para incluir informações, tornará a página pesada em termos visuais. Os tipos de letra apresentados são, na minha opinião, os m (...) [Comentário completo]
Considero que o design apresentado para o ensaio gráfico é moderno, apelativo e incentiva a leitura. Para além do aspecto cromático, considero bastante atractiva a organização da informação, bem como a densidade da mancha gráfica. Saliento a importância da identificação cromática de acordo com as unidades e com as actividades propostas. Gosto!
Na consciência de que a dupla perspectiva presente no título é essencial num manual, penso que será importante que o mesmo a espelhe ao nível dos textos e das ilustrações. Um dos aspectos que cativa os alunos nos manuais de línguas estrangeiras é a aparência de realidade que transmitem, pelo facto de neles encontrarem pessoas, espaços e situações reais (refiro-me concretamente aos d (...) [Comentário completo]
Actualmente vemos manuais que abusam no emprego de cores, ilustrações, no design gráfico em geral... É importante destacar mas sem exageros, senão o aluno distrai-se. Parece-me adequado o exemplo dado.