QUAL O GRAFISMO DO MANUAL?
OS PRIMEIROS PASSOS...UM ESBOÇO...

Inserido em 2009-11-30  |  Adicionar Comentário

Bruce Rolff
Seamless repeatable Mondrian style painting pattern

Ao longo das duas semanas anteriores, solicitámos a esta comunidade manualescolar 2.0 a opinião sobre qual dos trabalhos de ilustração apresentados seria o mais adequado para integrar o nosso manual de Português de 7.º ano.

Esta semana divulgamos o trabalho de ilustração alvo de maior preferência, enquadrado numa proposta de design gráfico.

Detenhamo-nos, agora, numa primeira proposta degrafismo para o manual e na sua relação com a organização e estruturação dos conteúdos.

O aspecto gráfico – que se pretende atractivo, agradável, harmonioso, moderno e adequado à
faixa etária – deverá ser, também, um elemento ao serviço da organização e da hierarquização
dos conteúdos, promovendo a clara identificação dos assuntos e potenciando a fácil
utilização.

Na nossa opinião, é imprescindível que o design gráfico do manual seja apelativo e que nele se disponham com elegância, rigor, equilíbrio, coerência e clareza os diversos conteúdos nas suas diversas hierarquias. O grafismo ditará, portanto, a percepção/apreensão da estrutura interna do manual.

Assim, gostaríamos de auscultar a vossa opinião sobre uma ainda incipiente proposta de grafismo para o manual de Português de 7.º ano!


Propomos, para visualização e apreciação, cinco páginas duplas, sem sequencialidade de conteúdos e com algum texto simulado, composto por:


1) duas aberturas de sequências didácticas: abertura da unidade 1 e unidade 2;
2) uma página dupla que integra a narrativa de autoria de Ondjaki, “Bilhete com Foguetão”, incluindo o trabalho de ilustração escolhido pela nossa comunidade;
3) uma página dupla que integra uma proposta de grafismo para as actividades relacionadas com esse mesmo conto;
4) uma página dupla que inclui a narrativa “Jesus”, de Miguel Torga, incluindo o trabalho de ilustração escolhido pela nossa comunidade.

Nota: Estes documentos estão disponíveis para visualização em anexo, no inquérito associado ao post e na área de recursos de apoio, em versão pdf.

Neste fórum importa debatermos as questões relacionadas com o grafismo geral do manual de Português– o seu aspecto exterior, a sua identidade visual, a sua “imagem de marca”…

O seu contributo é fundamental para nos ajudar a desenvolver este ensaio gráfico do nosso, que esperamos venha a ser o seu, manual de Português de 7.º ano! Carimbe-o com a sua marca…

De acordo com a sua experiência na utilização de manuais, pronuncie-se sobre os seguintes aspectos:

- aspecto visual e função dos separadores;
- aspecto gráfico e organização das páginas de texto literário;

- valor gráfico, organização e densidade da informação das páginas de actividades;

- considerações de âmbito geral sobre o design e a organização de um manual de Português de 7.º ano (por exemplo, a cor como elemento distintivo das sequências didácticas).

Este manual será, também, o reflexo das suas sugestões e, de alguma forma, a sua “imagem de marca”!

Poderá deixar-nos as suas opiniões, de carácter geral, no espaço reservado aos comentários, usando o link «COMENTAR». Se pretender fazer uma apreciação mais específica, de acordo com as nossas orientações, use o link «VOTAR».

A Equipa
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Partilho da opinião do colega Telmo Bértolo, no que diz respeito ao design do manual. Também não me parecem muito inovadoras as páginas das actividades sobre o texto: aparece uma mancha muito densa de perguntas/actividades, o que, por vezes, desmotiva os alunos e assusta os professores que apreciam o manual em escolha. No entanto, ao contrário do colega Telmo, creio que a banda na margem das páginas "alivia" a densidade das páginas e poderá ser útil para apontamentos ou para responder a algumas perguntas, no próprio livro. Relativamente às ilustrações, embora tenha votado nas semanas anteriores, penso que são bastante infantis. Poder-se-ia optar por pinturas concretas, de pintores consagrados, alusivas às temáticas dos textos literários. Essa opção aumenta a cultura geral dos alunos, poderá despertar a sua sensibilidade pictórica, poderá abrir caminhos a projectos interdisciplinares, entre outras vantagens.