DICAS PARA O PROFESSOR NO MANUAL...
UM PASSO EM FRENTE!

Inserido em 2009-12-07  |  Adicionar Comentário

Na semana passada trouxemos a este fórum um ensaio de grafismo do manual de 7.º ano, representativo da sua estrutura central: páginas-tipo de abertura de sequência didáctica; páginas-tipo de texto literário (texto narrativo) e página-tipo de actividades. Dentro da estrutura interna de um qualquer manual de Português, estas são as páginas em torno das quais se desenvolvem as competências essenciais da disciplina.

Esta semana, continuamos a debater o tema design gráfico. Encaminhamos, porém, o debate para os dois tópicos seguintes - um deles exclusivamente dirigido ao grafismo do manual na edição do professor:

1) Aspectos a considerar no manual (edição do professor): enquadramento gráfico
associado à organização e à tipologia dos conteúdos específicos para o professor, tais como: orientações didácticas para itens programáticos específicos; sugestões metodológicas; propostas de planificação; dicas para exploração de recursos multimédia; propostas de exploração de imagens; soluções ou cenários de resposta, etc.;

2) Aspectos a considerar no manual (edição do aluno e do professor): design gráfico associado às secções periféricas do manual (páginas de encerramento de sequências didácticas, páginas iniciais e páginas finais do manual) como, por exemplo: sistematização dos conteúdos essenciais da sequência didáctica; avaliação dos conhecimentos por meio da auto-avaliação e da avaliação formativa; índice (remissivo, autores, imagens); glossário; apêndice gramatical; anexo informativo, etc.

O ideal seria que todos estes tópicos completassem o nosso projecto…


Mas como?

Para auxiliar este debate, e ressalvando que se trata de um incipiente rascunho gráfico, disponibilizamos, em formato pdf, as seguintes páginas duplas:

1) simulação de possíveis tipologias de conteúdos específicos para o professor, na banda lateral, associados às matérias para análise e estudo:
    - ensaio gráfico de orientações didácticas para a expressão escrita e para a compreensão oral;
    - ensaio gráfico de cenários de resposta.

2) simulação de:
    - tipo de índice;
    - avaliação;
    - sistematizações gramaticais.


De acordo com a sua experiência na utilização de manuais, pronuncie-se sobre os seguintes aspectos:

- que informações específicas para o professor incluir no manual (edição do professor), de forma a facilitar o trabalho docente;

- que tipo(s) de índice(s) incluir, além do índice geral, e onde deverá surgir;

- existência de glossário, a sua importância e o seu enquadramento no manual;

- localização de sistematizações gramaticais;

- que modalidade(s) de avaliação e em que secção do manual deverá surgir;

- outros aspectos que considere relevantes e que não vêm aqui elencados…

Ajude-nos a encontrar uma solução gráfica eficaz, que se alie à solidez dos conteúdos que vêm a integrar o nosso manual de Português de 7.º ano!


Poderá deixar-nos as suas opiniões sobre as informações específicas para o professor e sobre as secções periféricas do manual (tipos de índice, além do índice geral; existência de glossário; sistematizações gramaticais, aferição de conhecimentos, etc., usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».


A Equipa

Bookmark and Share
Penso que o manual poderá incorporar sustematizações, índice de autores, glossários. Todos poderão ser uma ajuda para a aula de Português e para os alunos. Por exemplo, sei de muitos alunos que não têm uma gramática em casa e não vão até à biblioteca escolar consultá-la.