QUE MATERIAIS AUXILIARES
PARA O ALUNO E PARA O PROFESSOR?

Inserido em 2010-01-04  |  Adicionar Comentário
Esta semana gostaríamos de conhecer a opinião da comunidade escolar 2.0 sobre a importância dos materiais auxiliares para o aluno, a relevância dos materiais de apoio para o professor e a sua devida integração no nosso projecto. 

Todos concordaremos que o manual é, por excelência, o material de apoio nuclear do projecto escolar. No entanto, a par dele e com ele relacionados, devem-se ter em conta outros componentes do projecto que complementam as oportunidades de aprendizagem. Talvez não importe tanto a quantidade dos materiais auxiliares que integram um projecto escolar, mas antes a qualidade e a propriedade de se relacionarem de forma coerente e integrada com o seu núcleo – o manual.  

Assim, colocamos algumas questões que dão o mote à reflexão desta semana…

Que materiais de apoio poderão favorecer o trabalho dos professores de português?

Os materiais de apoio, se consistentes e contextualizados, podem contribuir para melhorar os níveis de sucesso escolar dos alunos?

Os materiais auxiliares, independentemente do formato em que se apresentem, poderão constituir-se como uma mais-valia para o processo de aprendizagem?

Quem, melhor do que os professores, que conhecem bem a realidade escolar, nos poderá ajudar a responder a estas questões? 

Partilhe a sua opinião, usando o link «COMENTAR».

A Equipa

Bookmark and Share
Sugiro, neste âmbito, a inclusão de materiais de suporte digital. Materiais que complementem o manual e/ou que constituam uma segunda opção, relativamente ao desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem.