O CEL, A ESCRITA E AS SISTEMATIZAÇÕES GRAMATICAIS
Inserido em 2010-01-18  |  Adicionar Comentário
Esta semana continuamos a debater as questões em torno do CEL e a abordagem que dele se poderá fazer no nosso manual. Em fóruns anteriores vem referida/argumentada a importância do reinvestimento no CEL no ensino da Língua Portuguesa. Citando alguns:
- O QUE LECCIONAR NO 7.º ANO? IDEIAS PARA A ANUALIZAÇÃO DO PROGRAMA;
- NOVO MANUAL DE PORTUGUÊS. LINHAS ORGANIZADORAS…;
- LEITURA E COMPREENSÃO: LER PARA CONSTRUIR CONHECIMENTOS;
- A EXPRESSÃO ESCRITA: DOS PROGRAMAS À PRÁTICA LECTIVA
;
- O CEL NO MANUAL DE PORTUGUÊS

O seu tratamento, segundo o NPPEB, deverá desenrolar-se ora em articulação com as demais competências essenciais da disciplina ora através do seu treino autónomo. A este propósito, lê-se na p. 150 do NPPEB: «Passa igualmente pela necessidade de o trabalhar, de forma oportuna e criteriosa, como um domínio de estudo autónomo, apoiando os alunos na organização e na descrição sistemáticas do seu conhecimento da língua e dos textos».

À luz das teorias anteriormente afirmadas, o actual fórum destina-se à apresentação e debate de exemplos sobre:

- o CEL ao serviço da expressão escrita;
- o tratamento autónomo do CEL;
- as sistematizações gramaticais.

O CEL orienta-se para a consolidação e sistematização dos conhecimentos obtidos no
2.º ciclo, tendo em conta que as aprendizagens previstas para esta competência não correspondem na totalidade às preceituadas no Novo Programa para o 7.º ano de escolaridade.

Nesta consolidação entendemos importante retomar aprendizagens já adquiridas para, progressivamente, introduzir novos conceitos e complexificar outros.
Por exemplo, a unidade 0 retoma, através de uma pequena sistematização gramatical, conhecimentos do CEL já introduzidos no ciclo anterior, reinvestindo-os nas outras competências, numa permanente perspectiva oficinal que se mantém, aliás, nas restantes sequências do manual.

O respeito pelo princípio da progressão das aprendizagens levou-nos, nas demais sequências, à construção de actividades que incorporassem gradualmente conhecimentos adquiridos. Daí que, por exemplo, o trabalho de descrição da frase e seus constituintes tivesse de ser precedido pelo tratamento das classes de palavras que intervêm na construção desses grupos, e estas, por sua vez, antecedidas pelo processo de formação de palavras (morfologia flexional).

A sintaxe tem no nosso manual uma importância fundamental e, por isso, recorremos com frequência a processos de descrição através do uso de esquemas organizadores do conhecimento e facilitadores da aprendizagem que, normalmente, concluem processos de didactização por pequenos passos sequenciados. Pensamos que estes “pequenos passos” monitorizam de forma eficaz a aprendizagem e permitem uma rápida consolidação do conhecimento através da sua imediata aplicação.

Os conteúdos linguístico-gramaticais mais complexos ou com os quais os alunos ainda não estão familiarizados devem ser tratados em situações “laboratoriais”. É o caso do complemento oblíquo, cuja introdução se faz por contraste com o complemento indirecto de forma a permitir ao aluno não apenas ser capaz de o identificar mas também distingui-lo de outros com os quais já está familiarizado.

Os recursos que se anexam referem-se:
1) à aplicação dos conectores causais, activados no momento de escrita de um texto de carácter argumentativo;
2) ao treino autónomo do CEL, cujo objectivo é que o aluno compreenda e tome consciência dos mecanismos da língua que intuitiva e implicitamente utiliza.
3) à sistematização de um conteúdo relativo à sintaxe. Trata-se de um esquema que sistematiza de modo eficaz os diversos grupos que constituem a frase.

Dê-nos a sua opinião acerca deste tema e sobre a pertinência de incluirmos no nosso projecto actividades semelhantes às dos anexos, usando os links «COMENTAR» e «VOTAR».

Os três anexos correspondem a três momentos essenciais no ensino do CEL. Os alunos têm vantagem em beneficiar de um ensino autónomo e outro em contexto de utilização, dos conteúdos gramaticais aprendidos. Assim, sim, serão os tais falantes competentes que todos almejamos. Continuação de bom trabalho!