UMA SUBUNIDADE DO MANUAL...
«BILHETE COM FOGUETÃO», ONDJAKI

Inserido em 2010-02-08  |  Adicionar Comentário

Este texto retrata algumas das vivências de uma escola, neste caso em contexto africano. As personagens e situações nele presentes aproximam-se daquelas que os alunos conhecem e com as quais se identificam. Escolhemo-lo por isso e também por permitir uma abordagem integrada das competências de leitura e do funcionamento da língua.

Assim, o primeiro grupo de perguntas (1,2,3) destina-se à apreensão de sentidos globais do texto, procurando estimular a reacção afectiva dos alunos face às personagens e aos acontecimentos.

Centra-se, de seguida, nas relações entre personagens e narrador, procurando verificar conhecimentos já adquiridos no domínio da narrativa, através de remissões para o texto (4,5,6) – identificação e pesquisa.

A última pergunta deste grupo (7) relaciona elementos da narrativa com o funcionamento da língua, dirigindo-se agora à apreensão de sentidos específicos e a localizações precisas no texto (linhas 1 e 16), tal como sucede com as questões seguintes que relacionam leitura com classes de palavras (8.) e com explicitações de significado (9.).

Esta relação integrada de leitura com CEL prossegue nas questões 10, 11 e 12, visando agora convocar conhecimentos prévios para o reconhecimento da comparação e seus valores semânticos no texto, preparando já o estudo da metáfora que aparecerá em momento oportuno.

O terceiro grupo de perguntas (13-16) parte de localizações específicas do texto para introduzir a noção de circunstância de tempo ou temporalidade e os conectores que lhe estão associados, organizando-os, de seguida, num quadro sistematizador (13-14). O objectivo é preparar as orações subordinadas adverbiais temporais e as conjunções/locuções que as introduzem para, logo de seguida, se passar a situações de aplicação e de treino de competências (14), pedindo aos alunos que utilizem as conjunções sistematizadas no quadro para ligar frases inspiradas na leitura do texto.

As perguntas 15 e 16 retomam as operações cognitivas que permitem a recuperação de conhecimentos já adquiridos (identificação de pronomes pessoais e sua função sintáctica), preparando a introdução da coesão referencial a trabalhar em momento posterior.

Na construção da leitura deste conto procurámos sempre adoptar uma estratégia de «pequenos passos», de modo a evitar saltos bruscos na aprendizagem.


Convidam-se todos os colegas interessados na utilização dos materiais em anexo a fazê-lo nas suas aulas, até ao final do mês de Fevereiro.

Nota: Ressalvamos que o aspecto gráfico do exemplo fornecido não é o real.

Esperamos receber o vosso feedback sobre a experimentação desta subunidade, sobre a qualidade do seu conteúdo e, também, contributos de melhoria, através dos links«COMENTAR» e «VOTAR».

A Equipa
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Comentários (7)
(Comentário mais recente)
Por falta de tempo, não pude experimentar a subunidade nas turmas de 7.º, mas fi-lo na minha turma de CEF (correspondente a um 8.º). Ainda não terminei, no entanto, devo dizer que o questionário é um bom instrumento de trabalho para a compreensão do texto, pois permitiu explorá-lo com relativa facilidade. A linguagem é clara e acessível, o que proporcionou maior autonomia por parte (...) [Comentário completo]
Gostei muito da subunidade e acho que vou seguir o seu exemplo para o meu oitavo ano. No entanto, sinto que os autores querem abranger demasiados aspectos através da análise dum só texto narrativo. Penso que é muito abrangente trabalhar as figuras de estilo, os conectores, os pronomes, as formas verbais e as categorias narrativas num só questionário. Penso que seria mais eficaz, por (...) [Comentário completo]
Não experimentei esta subunidade, mas certamente terei oportunidade de o fazer. Dou os parabéns, mais uma vez. É deste tipo de trabalho que precisamos para utilizar aula a aula. Encontramos as diferentes competências interligadas e de uma forma muito clara para que os alunos trabalhem o texto facilmente, adquiram conhecimentos e os mobilizem de imediato.
Este ano não lecciono 7º, por isso não me será possível experimentar em aula estes materiais. No entanto, devo referir que o questionário me parece simples e objectivo, adequado ao nível de ensino a que se destina. Gostei especialmente na forma como articulam os conteúdos gramaticais com a análise do texto, o que permitirá aos alunos, desde cedo, verificarem a necessidade de estudar (...) [Comentário completo]
Tenho pena de não ter "tempo" para, até finais de Fevereiro, experimentar a subunidade apresentada. Ando a navegar em águas do Índico com os meus alunos do 9.º ano. Mas talvez me inspire nela quando abordar o texto narrativo. Penso que esta subunidade está muito bem conseguida, tem "unidade", orienta muito bem os alunos na análise da narrativa e na descoberta dos aspectos funcionais (...) [Comentário completo]
Ao analisar a proposta de subunidade, verifiquei o cuidado que houve em construir o questionário de forma simples e objectiva, facilitando por isso o trabalho do aluno sem com isso o obrigue a estruturar a sua resposta de forma sustentada pelas explicações dadas. No entanto, só os colegas que estão a trabalhar com o ensino básico (3ºciclo) poderão fazer justiça desta proposta. Eu, p (...) [Comentário completo]
Este ano lectivo não estou a leccionar turmas de básico.Vou tentar que algum colega da minha escola experimente. Depois darei notícias.