MANUAL ESCOLAR 2.0.
DE A a Z…

Inserido em 2010-02-15  |  Adicionar Comentário
Este projecto tem sido desenvolvido a «pari passu», conforme abaixo se faz resenha…

ELES MERECEM! E NÓS TAMBÉM. - Apresentação do projecto Manual Escolar 2.0. destinado a auxiliar o trabalho dos alunos e dos professores e construído com base nos pressupostos do novo Programa de Português do Ensino Básico.

SEMANA A SEMANA… – Uma nova semana, um novo tema em destaque para partilhar e discutir com os professores. De 2.ª-feira a domingo está aberto o debate…

NOVO PROGRAMA: CONTINUIDADE OU RUPTURA? – A resposta é continuidade e aprofundamento, quer no tratar as competências essenciais da disciplina de modo integrado quer no apontar de percursos didácticos estimulantes e motivadores da
aprendizagem.

O QUE LECCIONAR NO 7.º ANO? IDEIAS PARA A ANUALIZAÇÃO DO PROGRAMA! – Alguns princípios orientadores novos como a lógica de ciclo, a organização por competências,
o princípio da progressão e a construção da anualidade. Planificar de modo a distribuir competências e conteúdos pelos anos do ciclo de acordo com o princípio da progressão, sendo necessário ter em conta o perfil de saída (o desempenho esperado no final do ciclo
anterior).

LEITURA INTEGRAL NO 7.º ANO. O QUE SELECCIONAR? EIS A QUESTÃO... No que diz respeito ao conjunto de textos a seleccionar para actividades ou projectos de leitura na aula, considera-se indispensável incluir no Projecto Curricular de Turma (anual) para o 7.º ano, um mínimo de: três narrativas de autores portugueses; um conto tradicional; um texto dramático de autor português (incluindo literatura juvenil); um conto de autor de país de língua oficial portuguesa; uma narrativa de autor estrangeiro; dois textos da literatura juvenil; poemas de subgéneros variados.

NOVO MANUAL DE PORTUGUÊS. LINHAS ORGANIZADORAS... - Seis sequências centradas em diferentes géneros textuais; multiplicidade de textos não literários e não narrativos e de temas específicos do interesse dos alunos de 7.º ano – e que lhes permitirão situar-se frequente e criticamente em relação ao seu mundo, através de textos «desafiadores»; abordagem integrada das diferentes competências.

LER PARA APRECIAR TEXTOS VARIADOS… LEITURA RECREATIVA… Conclui-se ser de extrema importância incutir-se nos alunos o prazer pela leitura e o hábito de ler por iniciativa própria. O professor, de forma directa, e o manual escolar, de forma indirecta, poderão contribuir para a formação de cidadãos leitores.

PRÉ-LEITURA, LEITURA E PÓS-LEITURA – O novo Programa aponta para uma viragem na didáctica da leitura em aula. Refere as «estratégias de compreensão antes de iniciar a leitura de um texto ou obra»; as «estratégias de compreensão durante a leitura» e as «estratégias de compreensão depois da leitura». É necessário ensinar os alunos a ler de forma estruturada, pois este é o caminho para a construção de conhecimentos. Lembra também o professor Brandão Carvalho: na aula de Português a leitura é «o domínio privilegiado»; o «objecto de ensino»; o «meio transmissor de conteúdos».

LEITURA E COMPREENSÃO: LER PARA CONSTRUIR CONHECIMENTO(S)
Este domínio Ler para construir conhecimento(s) é um dos desafios mais interessantes que o programa lança aos professores de Português. E aos autores de manuais… Conceber didácticas eficazes destinadas à formação de leitores competentes e que saibam interpretar e compreender o mundo envolvente. O fim último é formar cidadãos leitores activos e proactivos, capazes de construir conhecimentos sobre o mundo e agir sobre ele.

LER POESIA NA SALA DE AULA: BALADA DA NEVE – Além das práticas de leitura expressiva, os alunos deverão saber que o poema é um produto construído com o intelecto pelo poeta, profundo conhecedor das palavras, cujo trabalho consiste em seleccioná-las e combiná-las com engenho e arte; o poeta elabora poemas com recurso à sua inteligência sensível, mais do que com recurso ao sentimento… Tal como o poeta é o artesão das palavras, um aluno, profundo conhecedor das palavras, também o poderá ser…

O AUTOR MAIS VOTADO PARA… – Ondjaki foi o autor mais votado pela comunidade manualescolar2.0., na categoria de conto de autor de país de língua oficial portuguesa.

UM NOVO TEXTO, UMA NOVA ILUSTRAÇÃO! A SELECÇÃO CONTINUA... – Escolher a ilustração para o manual de Português requer, além de sensibilidade estética, alguma ponderação, tendo em vista o fim a que esta se destina. A ilustração poderá ser uma poderosa aliada na construção dos sentidos de um texto, completando-os.

QUAL O GRAFISMO DO MANUAL? OS PRIMEIROS PASSOS...UM ESBOÇO... – Divulgação da ilustração alvo de maior preferência por parte da comunidade manualescolar2.0. e apresentação do primeiro esboço do grafismo do manual.

DICAS PARA O PROFESSOR NO MANUAL... UM PASSO EM FRENTE! – Continuação do debate sobre o grafismo do manual e pedido de opiniões sobre que conteúdos específicos para o professor incluir e qual o seu enquadramento gráfico no manual.

A EXPRESSÃO ESCRITA: DOS PROGRAMAS À PRÁTICA LECTIVA – Debate em torno do que deverá ser o trabalho de expressão escrita com os alunos e apresentação de exemplos de algumas práticas activas e produtivas, nomeadamente as oficinas de escrita. Oferta de um presente de Natal – acção de formação de uma oficina da escrita, orientada por António Vilas-Boas.

QUE MATERIAIS AUXILIARES PARA O ALUNO E PARA O PROFESSOR? – Debate em torno dos materiais auxiliares. Talvez não importe tanto a quantidade dos materiais auxiliares que integram um projecto escolar, mas antes a qualidade e a propriedade de se relacionarem de forma coerente e integrada com o seu núcleo – o manual.

O CEL NO MANUAL DE PORTUGUÊS
– Fórum acerca das abordagens dos conteúdos CEL. Conforme preceituado no PPEB, esta competência envolve duas vertentes essenciais: “o conhecimento sobre os factos da língua e a terminologia que os designa e a sua mobilização em situações de uso, ou seja, o seu reinvestimento nas restantes competências.”

O CEL, A ESCRITA E AS SISTEMATIZAÇÕES GRAMATICAIS
– Continuação do debate em torno dos conteúdos CEL e da importância dada ao reinvestimento no ensino desta competência.

CEL e a ORALIDADE – Num quadro de treino das competências da oralidade na sala de aula, neste post abre-se à discussão os contributos do CEL na melhoria das capacidades de compreensão e de expressão oral.

QUE NOME? QUE TÍTULO? - 7.pt foi o título alvo de maior preferência.

UMA SUBUNIDADE DO MANUAL... «BILHETE COM FOGUETÃO», ONDJAKI – Disponibilização de uma subunidade do manual para experimentação em sala de aula até ao final do mês de Fevereiro. Inclui conto de autor PALOP escolhido pelos membros do site.

Se não tinha tido oportunidade de se pronunciar a respeito dos temas trazidos ao fórum, poderá fazê-lo agora, activando o link do respectivo post.

Esperamos continuar a contar receber o vosso feedback sobre a experimentação da subunidade «Bilhete com Foguetão», sobre a qualidade do seu conteúdo e, também, contributos de melhoria, através do link «COMENTAR».

A Equipa

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Sempre que me confrontei com a necessidade de seleccionar um manual, fi-lo com angústia. A par da grande quantidade de manuais a analisar, confrontava-me com o tempo reduzido para efectuar essa análise e com a necessidade de preencher fichas de análise inúteis. Além disso, a maioria dos projectos que analisava eram, de facto, maus e denotavam pouco cuidado na selecção e na organização dos conteúdos. Foi, por isso, com prazer que aceitei participar neste projecto e espero ansiosa o resultado final. Penso que esta será a melhor forma de conceber um projecto de sucesso. Parabéns aos autores pelo trabalho realizado e pela ideia inovadora!