PRODUTIVIDADE NA AULA DE PORTUGUÊS
Inserido em 2010-02-22  |  Adicionar Comentário
1. É hoje facilmente aceite que uma grande maioria dos alunos não estuda em casa.
Por isso, deverão existir modos de os fazer estudar, memorizar, treinar na sala de
aula.

2. Não chega construir o conhecimento com os alunos na sala de aula. Nem todo
o conhecimento precisa de ser construído; nem todos os alunos precisam de construir conhecimento; muito conhecimento precisa de ser bem transmitido. E depois de compreendido, precisa de ser treinado, memorizado.

3. A memorização é hoje um imenso campo de batalha no Ensino Básico – na aula de Português também. Muitos responsáveis já perceberam que ou há memorização ali, ou
não há.

4. Estudos preparatórios do lançamento do novo programa mostram que os alunos que frequentam o primeiro ano de cursos universitários de Letras não estão tão preparados quanto o que seria desejável no que respeita ao CEL! A falta de conhecimentos que existia há 20 anos.

5. O programa, perante esta realidade, alerta para a necessidade de haver momentos de estudo do CEL não em contexto somente, mas centrado em conteúdos declarativos – os chamados «exercícios de gramática» na tradição escolar. Tradição que se perdeu com as consequências que hoje vemos.

6. Os nossos alunos não sabem porque não estudam ou estudam pouco, é certo, mas uma prática mais incisiva e estruturada na sala de aula poderia levar a melhores resultados.

7. A aula de Português é regulada pelos manuais. Estes não parecem, por norma, trazer exercícios CEL suficientes para que o treino e a memorização ocorram.
Os Cadernos de Actividades nem sempre contribuem eficientemente para isso. Ambas as publicações têm limites físicos.

8. Entendemos que fazer com que a aprendizagem da gramática ocorra, passa pela apresentação aos alunos de baterias de exercícios que, pela repetição e pelo treino, levem à memorização. Estes materiais podem ser criados pelos professores como complementos do manual. De preferência, em conjunto, como prática colaborativa.

9. Não se enveredando por este caminho, não se aumentando deste modo a produtividade na aula de Português, aceitando o manual como o grande regulador da aula de língua materna, corremos o risco de, daqui a 20 anos, termos os nossos alunos no mesmo nível actual de desconhecimento do CEL.

10. Apresentamos algumas baterias de exercícios elaborados para o 7.º ano no ano lectivo de 2007/2008…

Poderá aceder ao link do post Uma subunidade do manual... «Bilhete com foguetão», Ondjaki para se pronunciar a respeito da subunidade «Bilhete com Foguetão» que disponibilizámos para experimentação em sala de aula.

Para nos enviar a sua opinião sobre o tema «Produtividade na aula de Português» e os respectivos materiais anexos, poderá fazê-lo através do link «COMENTAR».

A Equipa
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Comentários (10)
(Comentário mais recente)
Semelhantemente à colega Lurdes Ferreira, também os meus alunos estudam algumas das classes de palavras, através da memorização, tais como as preposições e as conjunções. Rapidamente os alunos as aplicam em adequado contexto, compreendendo o que estão a aplicar. Relativamente ao comentário da colega Aurora Gomes, apenas gostaria de frisar que deve citar correctamente as frases dos (...) [Comentário completo]
As propostas apresentadas foram pensadas de forma a dar aos alunos a ideia de que todos merecem um ensino diferenciado e que nem todos estão no mesmo patamar. A equipa que os concebeu está de parabéns! É importante pois que a prática de exercícios de CEL torne os nossos alunos mais conscientes do correcto uso da língua materna e percebam o seu funcionamento. Nós como professores de (...) [Comentário completo]
É reconfortante "ver" operacionalizada a ideia de diferenciação pedagógica, sobretudo quando no dia-a-dia nos deparamos com essa necessidade e não sabemos "para que lado nos havemos de virar". Agora "vejo" como se pode fazer. É claro que para aqui chegar e para dar continuidade a um trabalho de diferenciação como este é preciso muito tempo (o "dar trabalho" é relativo!), mesmo muito (...) [Comentário completo]
Cara colega Paula Moura, o projecto terá em conta a diferenciação pedagógica. Votos de um bom trabalho!
Muito bem conseguidos, os materiais agora apresentados. Apreciei particularmente a ideia de diferenciação (positiva) que os estrutura. Discordo, contudo, de algumas das opiniões entretanto apresentadas por algumas colegas. Por que não incluir as soluções no final do manual se isso contribuir para o estudo autónomo dos alunos? Quanto à inclusão de ilustração para "animar" os exercíci (...) [Comentário completo]
CEL | Enviado Por: Lurdes Ferreira
Na realidade, quando eu fiz o estágio, parecia quase "pecado mortal" ensinar gramática. Veiculava-se a ideia de que o conhecimento da língua era intuitivo, que a gramática tinha de ser um breve momento da aula, sempre articulada com o texto, que não adiantava obrigar os alunos a memorizarem (o importante era que compreendessem). Conclusão: nos últimos anos, os alunos compreendem tud (...) [Comentário completo]
Os alunos portugueses estão a chegar ao ensino universitário com défices a diversos níveis, o que não é exclusivo dos cursos de Letras. Há que repensar modelos de ensino, a nível estrutural. A iniciar no pré-escolar. Portanto, há outras conclusões a tirar, que não as gramaticais... Defendo o ensino do CEL isoladamante, desde sempre. A contextualização é feita posteriormente. Quan (...) [Comentário completo]
Analisei os materiais e faz todo o sentido a diferenciação das actividades por níveis. Não percebi se este género de actividades vai aparecer no manual que está em construção, ou não.
Cara Colega, a equipa também gostaria que houvesse mais um bloco de 90 minutos por semana. Contudo, entende que, mesmo no actual quadro, se pode fazer mais na sala de aula, se houver melhor gestão do tempo. É sabido que a maior parte do tempo é dedicada aos exercícios de leitura que refere - prática tradicional induzida pelos manuais escolares. E nem sempre se trata de trabalho sobr (...) [Comentário completo]
Concordo quando se diz que os nossos alunos não estudam em casa ou estudam pouco. Efectivamente, isto é mais do que notório no dia-a-dia. Também concordo que devemos reforçar o trabalho na sala de aula, no entanto gostaria de saber se os colegas não sentem que o tempo é pouco para tudo. Realizo muitas actividades de leitura com os alunos, claro que a aprendizagem de conteúdos refere (...) [Comentário completo]