MANUAL IMAGINADO - 1
Inserido em 2010-03-01  |  Adicionar Comentário
A investigação universitária tem detectado, recorrentemente, ao analisar manuais escolares, o facto de, por norma, apresentarem perguntas ditas de compreensão de leitura que, na verdade, exigem a compreensão mas não contribuem para uma verdadeira compreensão.

O texto seguinte, bem como as cinco perguntas que o acompanham, poderiam constar de um ‘manual imaginado’.

Leia-o, por favor, analise as perguntas, e deixe a sua opinião sobre o seguinte:

Quais destas perguntas contribuem para conduzir o aluno no caminho de uma verdadeira compreensão do texto, isto é, quais destas perguntas contribuem para fazer com que o aluno se torne competente no acto de ler, compreendendo o texto como uma trama de relações vocabulares?

Ou, ainda por outras palavras, retiradas do NPPEB:

Quais destas perguntas contribuem para que o aluno tenha consciência de que um texto é uma trama de «relações intratextuais»?

Como actividade complementar a esta, analise as perguntas relativas ao primeiro texto do «teste intermédio» / GAVE de Língua Portuguesa / 9.º ano – 2010, que disponibilizamos em anexo.

Para participar neste «jogo», envie-nos a sua opinião através do link «COMENTAR».

A Equipa
Em meu entender as questões que melhor conduzem o aluno no caminho da compreensão aão as questões 1, 3, 4 e 5. Além disso, as questões 3 , 4 e 5 trabalham a Compreensão e o Conhecimento Explícito da Língua numa verdadeira interligação de competências. Para mostrar que comprendeu, o aluno terá de reflectir sobre o conhecimento da língua e, aí, certamente responderá correctamente a estas questões.