ENSINAR A LÍNGUA MATERNA - 1
Inserido em 2010-03-08  |  Adicionar Comentário
1. Nos últimos anos tem vindo recorrentemente a ser referida entre nós a questão da formação dos professores, em geral, e dos de Português, em particular, em termos que, genericamente, apontam no sentido de ela não ser suficientemente eficaz, tanto a inicial, como a contínua. No que respeita à segunda, tem havido evidentes sinais de melhoria, cortando com um passado que em nada dignificou a formação.

2. Para além da formação referida, cada professor deveria, parece-nos, procurar algum tipo de auto-formação, como acontece com a frequência de acções de formação de curta duração, não creditadas, mas que muito podem contribuir para o crescimento profissional.

3. Um modo de promoção desse crescimento é a leitura de obras de referência na área da didáctica da língua materna.

4. Apresentamos hoje uma dessas obras: o livro de Daniel Cassany, Marta Luna e Glória Sanz com o simples título de Enseñar Lengua, Barcelona, Graó, 1994, ia em 2007 na 12.ª edição! Et pour cause…

5. De facto, este livro é de leitura obrigatória para todos os que se interessam pelo NPPEB e pela actualização na área da didáctica do Português que ele convoca: nas suas secções sobre didáctica da escrita, da compreensão de leitura, da oralidade (compreensão e expressão) e do CEL (linguística de texto, área nova tanto por cá como em Espanha), oferece-nos muitas sugestões de trabalho.

6. Ler este livro – que se encontra à venda entre nós, basta uma busca pelas principais livrarias on-line para o encontrar – como mais uma preparação para a leccionação do NPPEB, parece-nos fundamental!

Disponibiliza-se aqui a obra integral Enseñar Lengua.

Para nos enviar o seu comentário, utilize o link «COMENTAR».

Comentários (7)
(Comentário mais recente)
Agradeço a sugestão. Na realidade a formação contínua dos professores é ainda um caminho irregular e nem sempre vai ao encontro das necessidades sentidas. Ensinar a ler é uma tarefa complexa e difícil, principalmente se pretendermos formar "leitores para a vida". Aos alunos têm de ser facultadas as ferramentas necessárias para a descodificação de mensagens. Sem esses instrumentos (...) [Comentário completo]
Proposta útil | Enviado Por: Jani
Obrigada pela proposta de leitura. Penso que a melhor forma de promover a formação é colocando o "sujeito" em condições de se formar a si mesmo. Trata-se de uma das características exigidas hoje pelas mudanças a que temos vindo a assistir na nossa sociedade. É, portanto, imprescindível reflectirmos sobre as nossas práticas e nada melhor do que a leitura de obras como a sugerida. Obr (...) [Comentário completo]
Concordo que a auto-formação é, de facto, muito importante. Embora considere fundamental, na nossa profissão, a leitura de obras de carácter pedagógico (e agradeço a informação enviada sobre a obra em destaque... é pena ser em castelhano!!), prefiro, pelo seu carácter mais prático e interactivo, as formações. Espero, apesar disso, e agradeço, desde já, outras propostas!
Obrigada à equipa de autores a excelente proposta de leitura, pois pela sua actualidade e relevância constituirá mais uma mais-valia na auto-formação de todos os docentes que a buscam.
Agradeço à equipa o facto de ter disponibilizado este livro que, pelo que já ouvi por alguns colegas, é um livro quase essencial para professores de Português. A tutora da minha formação de NPEB também aconselhou à aquisição deste material de apoio aos professores.
Obrigada pela sugestão. Vou adquirir o livro, pois considero que este género de leitura é sempre uma mais-valia para a nossa formação e consequentemente poder proporcionar o ensino da língua materna com qualidade.
Nós devemos cada vez mais procurar na nossa auto-formação uma mais-valia para nos enriquecermos profissionalmente e desta forma oferecer aos nossos alunos um ensino mais eficaz e de qualidade. Dou os meus parabéns à equipa por esta iniciativa de proporcionar aos professores sugestões de leituras formativas. Esta proposta pareceu-me bastante interessante e vou de certeza ler. Estamos (...) [Comentário completo]