APRENDER A ESCREVER MELHOR NA SALA DE AULA
Inserido em 2010-04-19  |  Adicionar Comentário
Num tempo em que o fascínio do audiovisual e das tecnologias multimédia cada vez mais atrai os nossos alunos, é necessário que o ensino da escrita seja objecto de uma atenção ainda mais redobrada.

No momento em que, na formação do novo programa de Português para o Ensino Básico, a DGIDC acaba de publicar uma primeira versão do GIP ESCRITA, com excelentes propostas de trabalho para todos os ciclos, abordamos uma vez mais o treino desta competência.

De facto, a aprendizagem da escrita é fundamental para que, finda a escola e inseridos no mundo do trabalho, os alunos possam desempenhar os diversos papéis sociais e profissionais que lhes forem solicitados.

Ao longo da vida, quase todos terão de escrever mensagens, enviar sms, memorandos, cartas, redigir artigos, comentários e notícias, rabiscar simples recados ou preparar folhetos com instruções.

É neste sentido que sugerimos esta semana uma das obras mais interessantes do professor catalão Daniel Cassany,
La Cocina de la Escritura, que disponibilizamos em anexo.

Nela poderá encontrar estratégias para procurar, ordenar e desenvolver ideias, construir e organizar parágrafos, estruturar um texto e escolher o léxico mais adequado, entre muitas outras.

A consulta do índice pode ser feita aqui.

Como habitualmente, partilhe a sua opinião, através do link «COMENTAR».

Ensinar a escrever não é tarefa fácil! Não é suficiente enumerar regras, assinalar erros, indicar aspectos a reformular... Este trabalho pode mesmo ser completamente infrutífero! Apesar dos esforços do professor, as dificuldades dos alunos parecem permanecer. Na realidade, os alunos necessitam de um acompanhamento mais individual. Precisam de ser acompanhados nas diferentes fases do processo de escrita. A aprendizagem da escrita tem de ser gradual e sistemática. Há muitas teorias e muitas propostas para "ensinar a escrever". Nesta área, como em outras, os professores necessitam de formação, principalmente de uma formação inicial mais específica, e de ter acesso a materiais diversificados na escola. Não é suficiente haver computadores na sala de aula! O computador pode indicar erros ortográficos, mas não estrutura um texto! É necessário haver materiais que auxiliem professor e aluno neste processo de aprendizagem da escrita. Se essas indicações forem incluídas no manual, o trabalho do professor e do aluno é facilitado.