O NPPEB E A PROMOÇÃO DA LEITURA – II
Inserido em 2010-05-17  |  Adicionar Comentário

Tanto o NPPEB como o Programa de 1991, em vigor, referem algumas actividades ou atitudes para:

– iniciar/continuar um projecto de promoção de leitura recreativa/contrato de leitura;

– socialização das leituras / fóruns de leitura.


Das dez ideias seguintes, seleccione e comente aquela(s) que considera mais motivadora(s):

1. Explicar aos alunos os objectivos da actividade.

2. Pedir-lhes que tragam para a aula livros que tenham lido ou estejam a ler.

3. Mostrar-lhes os nossos livros, quer do presente, quer do passado, falar-lhes das nossas leituras, personagens preferidas, livros abandonados a meio, ler-lhes um poema de que gostemos, um excerto de um romance, o início, por exemplo...

4. Pedir-lhes que façam o mesmo em relação aos seus livros, que mostrem a capa, a contracapa...

5. Pedir-lhes que tracem o seu percurso de leitores, como começaram, que papel teve a família ou a escola, se se lembram de algum professor que fizesse algo de especial nesta área...

6. Perguntar-lhes se frequentam a biblioteca da escola, se compram livros, onde, como conseguem dinheiro, se oferecem ou recebem livros como prendas, qual o livro de que mais gostaram, qual o que mais depressa abandonaram, se costumam ir à Feira do Livro...

7. Possibilitar que os livros que eles trouxeram para a aula circulem, de modo a que todos lhes possam tocar, abri-los, ler um pouco, quer seja o texto interior, quer o da contracapa...

8. Falar sobre o tipo de livros que hoje eles lêem, compará-los com os de antigamente, reconhecer que o imaginário de hoje é diferente...

9. Reconhecer que o tempo dedicado por eles à leitura recreativa não pode ser o mesmo de antigamente, hoje eles têm outras solicitações, referir a necessidade de gerir o tempo livre em função de todas essas solicitações, incluindo a leitura, que deve ser uma a mais e não mais do que isso...

10. Levá-los a visitar o Centro de Recursos / Biblioteca, mostrar-lhes onde estão livros que os podem interessar, explicar-lhes o que é uma antologia, o que é um livro de contos...


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A Equipa



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Torna-se difícil seleccionar as melhores ideias, pois todas são positivas e importantes. Porém, e tendo em conta os alunos com que tenho contactado, devo salientar a pertinência das estratégias que promovem o contacto (na maior parte das vezes, primeiro contacto) com as obras, quer através da partilha de experiências de leitura por parte do professor, quer através da visita a Bibliotecas, Feiras do Livro ou, se possível, entrevistas a escritores. Frequentemente, os alunos não lêem porque não vêem ler em casa, mas também porque ninguém os levou aos locais onde se encontram as obras. Motivar o aluno a tornar-se sócio da Biblioteca Municipal, ler livros nossos (da nossa juventude) na aula e emprestá-los ou pedir que encham um hipotético "carrinho de compras" (justificando cada escolha) numa Feira do Livro são as formas que, aliadas aos Fóruns de Leitura, têm, quase sempre bons resultados. Essencial: inserir a Leitura Recreativa na Planificação Anual, de cada escola... também no Básico. Eu já o fazia, mas apenas numa escola, no Marco de Canaveses, tive a sorte de encontrar uma Delegada que apresentou este parâmetro como obrigatório. Aos autores do manual, mais uma vez, obrigada pelas ideias!