Tanto o NPPEB como o Programa de 1991, em vigor, referem algumas actividades ou atitudes para:
– iniciar/continuar um projecto de promoção de leitura recreativa/contrato de leitura;
– socialização das leituras / fóruns de leitura.
Das dez ideias seguintes, seleccione e comente aquela(s) que considera mais motivadora(s):
1. Explicar aos alunos os objectivos da actividade.
2. Pedir-lhes que tragam para a aula livros que tenham lido ou estejam a ler.
3. Mostrar-lhes os nossos livros, quer do presente, quer do passado, falar-lhes das nossas leituras, personagens preferidas, livros abandonados a meio, ler-lhes um poema de que gostemos, um excerto de um romance, o início, por exemplo...
4. Pedir-lhes que façam o mesmo em relação aos seus livros, que mostrem a capa, a contracapa...
5. Pedir-lhes que tracem o seu percurso de leitores, como começaram, que papel teve a família ou a escola, se se lembram de algum professor que fizesse algo de especial nesta área...
6. Perguntar-lhes se frequentam a biblioteca da escola, se compram livros, onde, como conseguem dinheiro, se oferecem ou recebem livros como prendas, qual o livro de que mais gostaram, qual o que mais depressa abandonaram, se costumam ir à Feira do Livro...
7. Possibilitar que os livros que eles trouxeram para a aula circulem, de modo a que todos lhes possam tocar, abri-los, ler um pouco, quer seja o texto interior, quer o da contracapa...
8. Falar sobre o tipo de livros que hoje eles lêem, compará-los com os de antigamente, reconhecer que o imaginário de hoje é diferente...
9. Reconhecer que o tempo dedicado por eles à leitura recreativa não pode ser o mesmo de antigamente, hoje eles têm outras solicitações, referir a necessidade de gerir o tempo livre em função de todas essas solicitações, incluindo a leitura, que deve ser uma a mais e não mais do que isso...
10. Levá-los a visitar o Centro de Recursos / Biblioteca, mostrar-lhes onde estão livros que os podem interessar, explicar-lhes o que é uma antologia, o que é um livro de contos...
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