O NPPEB E A PROMOÇÃO DA LEITURA – II
Inserido em 2010-05-17  |  Adicionar Comentário

Tanto o NPPEB como o Programa de 1991, em vigor, referem algumas actividades ou atitudes para:

– iniciar/continuar um projecto de promoção de leitura recreativa/contrato de leitura;

– socialização das leituras / fóruns de leitura.


Das dez ideias seguintes, seleccione e comente aquela(s) que considera mais motivadora(s):

1. Explicar aos alunos os objectivos da actividade.

2. Pedir-lhes que tragam para a aula livros que tenham lido ou estejam a ler.

3. Mostrar-lhes os nossos livros, quer do presente, quer do passado, falar-lhes das nossas leituras, personagens preferidas, livros abandonados a meio, ler-lhes um poema de que gostemos, um excerto de um romance, o início, por exemplo...

4. Pedir-lhes que façam o mesmo em relação aos seus livros, que mostrem a capa, a contracapa...

5. Pedir-lhes que tracem o seu percurso de leitores, como começaram, que papel teve a família ou a escola, se se lembram de algum professor que fizesse algo de especial nesta área...

6. Perguntar-lhes se frequentam a biblioteca da escola, se compram livros, onde, como conseguem dinheiro, se oferecem ou recebem livros como prendas, qual o livro de que mais gostaram, qual o que mais depressa abandonaram, se costumam ir à Feira do Livro...

7. Possibilitar que os livros que eles trouxeram para a aula circulem, de modo a que todos lhes possam tocar, abri-los, ler um pouco, quer seja o texto interior, quer o da contracapa...

8. Falar sobre o tipo de livros que hoje eles lêem, compará-los com os de antigamente, reconhecer que o imaginário de hoje é diferente...

9. Reconhecer que o tempo dedicado por eles à leitura recreativa não pode ser o mesmo de antigamente, hoje eles têm outras solicitações, referir a necessidade de gerir o tempo livre em função de todas essas solicitações, incluindo a leitura, que deve ser uma a mais e não mais do que isso...

10. Levá-los a visitar o Centro de Recursos / Biblioteca, mostrar-lhes onde estão livros que os podem interessar, explicar-lhes o que é uma antologia, o que é um livro de contos...


Deixe-nos a sua opinião, através do  link  «COMENTAR».

A Equipa



Bookmark and Share
Todas as propostas apresentadas são facilitadoras para a promoção da leitura e já as praticamos. Sem dúvida que só com o contacto permanente do aluno com os textos /livros que alimentem e potenciem as suas capacidades, será possível construir uma consciência metalínguística e metaliterária indispensáveis à criação do gosto pela leitura e à abrangência de uma mais ampla fruição estética.