ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Inserido em 2010-06-07  |  Adicionar Comentário
Estratégias de Leitura é uma das mais importantes obras de Isabel Solé, doutorada em Psicologia e professora de Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona.

Nesta obra, a autora expõe a sua concepção de leitura debruçando-se sobre as funções da leitura escolar, em particular sobre a leitura como objecto de conhecimento em si mesmo e como instrumento para a realização de novas aprendizagens.

Ao longo de oito capítulos, Isabel Solé aborda aspectos muito diversificados da leitura, desde as actividades de
pré-leitura (antes da leitura) nas quais inclui os objectivos de leitura (para que vou ler?), as actividades de leitura (durante a leitura) onde trata dos problemas que se colocam durante o processo de leitura e as actividades de
pós-leitura (depois da leitura: continuar compreendendo e aprendendo).

No capítulo 8, a autora trata do ensino e avaliação da leitura, explicitando critérios para avaliar formativamente a leitura.

Aqui se deixam alguns excertos para reflexão retirados do cap.V (pág. 90).

1. «Ler é muito mais do que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas. Ler é sobretudo uma actividade voluntária e prazerosa, e quando ensinamos a ler devemos levar isso em conta. As crianças e os professores devem estar motivados para aprender e ensinar a ler.»

2. «De acordo com o ponto de vista anterior, seria preciso distinguir situações em que “se trabalha” a leitura e situações em que simplesmente “se lê”. Na escola ambas deveriam estar presentes, pois ambas são importantes; além disso, a leitura deve ser avaliada como instrumento de aprendizagem, informação e deleite.»

3. «Os alunos não vão acreditar que ler – em silêncio, só para ler, sem ninguém lhes perguntar nada sobre o texto, nem solicitar nenhuma outra tarefa referente ao mesmo – tenha a mesma importância que trabalhar a leitura – ou qualquer outra coisa – se não virem o professor lendo ao mesmo tempo que eles. É muito difícil que alguém que não sinta prazer com a leitura consiga transmiti-lo aos demais.»
(…)

Obra consultada: SOLÉ, Isabel (1998), Estratégias de Leitura, 6.ª edição, Porto Alegre.

Deixe-nos a sua opinião através do link «COMENTAR».

A leitura em contexto escolar deve ser motivada e finalizada. Nas actividades de leitura,é necessário expor os fundamentos de forma muito clara. Todo este trabalho deve ser bem orientado e é necessário revelar o(s) caminho(s) que se pretende percorrer e onde se deseja chegar.