LER TEXTOS INTEGRAIS
Inserido em 2010-06-22  |  Adicionar Comentário
O NPPEB propõe a leitura orientada integral de várias narrativas curtas.

Apresentamos uma ferramenta de trabalho designada Caderno de Leitura já testada com alunos nossos com bons resultados.
Trata-se de fazer os alunos reagir, por escrito, às obras lidas.

Apresenta várias vantagens:

- desenvolve a competência de expressão escrita em geral;

- a de argumentar a favor de um texto ou a de o apreciar esteticamente, em particular;

- o trabalho desenvolvido é muito útil para desencadear fóruns de leitores.

Veja, em anexo, um exemplo do «Caderno de Leitura», material criado a partir de sugestões de Giasson, Jocelyne , Les Textes Littéraires à l’ école.

Como habitualmente, deixe o seu comentário, a partir do
link «COMENTAR».

Outros posts relacionados: LEITURA INTEGRAL NO 7.º ANO. O QUE SELECCIONAR? EIS A QUESTÃO...; PRÉ-LEITURA, LEITURA E PÓS-LEITURA; ESTRATÉGIAS DE LEITURA.

A equipa
Surpreendo-me sempre com as dicas super interessantes que a equipa fornece. Tento sempre inovar, progredir, variar as estratégias de motivação para a leitura (muito graças a formação realizada nessa área), mas nunca tinha pensado num "caderno de leituras". Este ano, com alunos do 9.º ano, criei uma espécie de base de dados com as leituras realizadas periodicamente, no âmbito do contrato de leituras. Tentei fazer passar aos alunos a tal ideia de que apresentar o livro não era resumi-lo. Eles podiam "falar" sobre ele através de um comentário sobre algum aspecto que os tivesse marcado mais, através da apresentação de uma personagem, através de uma ilustração associada a uma passagem do livro ou conto ou poema.... etc... . Este "conteúdo" era partilhado com o resto da turma e , sempre que fosse possível, entregue em formato digital para ser inserido nessa base de dados que pretendo utilizar para enriquecer o blog da nossa biblioteca escolar. Mas já vou pôr em prática, no próximo ano lectivo, esta vossa ideia. Obrigada!