ELES MERECEM!
E NÓS TAMBÉM.

Inserido em 2009-09-11  |  Adicionar Comentário
  1. Este projecto cumprirá, antes de mais, o novo programa de Português do 3.º ciclo, homologado em Março de 2009 e a entrar em vigor no ano lectivo de 2010/2011. Este projecto será construído de raiz com base neste programa.

  2. Com este projecto, e cumprindo o programa, pretendemos contribuir fortemente para que os nossos alunos escrevam melhor, compreendam melhor o que lêem, entendam melhor o que ouvem ou vêem, se exprimam mais correctamente. Os nossos alunos não merecem ficar continuamente nos piores lugares dos estudos internacionais relativos à literacia. Não merecem. Este programa contribuirá muito para isso se os manuais que dele saírem induzirem práticas de ensino e de aprendizagem pedagógica e didacticamente correctas – as que o programa apresenta. E não outras, como sucede tantas vezes, que nada têm a ver com os programas e a eles se sobrepõem.

  3. Um exemplo só de cumprimento do programa que se espera ver concretizado na generalidade dos manuais: a atenção a uma verdadeira multiplicidade de textos e não só ao texto narrativo – o que tem predominado, com más consequências para a competência de compreensão de leitura.

  4. Este projecto pretende auxiliar, efectivamente, o professor no seu dia-a-dia profissional, favorecendo a sua interacção com o aluno em contexto de sala de aula.

  5. Queremos construir um projecto com a colaboração de todos os professores interessados na sua realização profissional e no sucesso escolar dos seus alunos.

  6. Queremos oferecer aos professores e, por inerência, aos nossos alunos a possibilidade de se servirem – durante 6 anos, período de vigência do manual – de um instrumento de trabalho actualizado, útil, pragmático e verdadeiramente conforme as linhas apontadas no novo programa de Português de 3.º Ciclo.

  7. Acompanhe-nos nesta jornada… Neste espaço, a sua opinião será valorizada; o seu contributo, se pertinente e construtivo, será apreciado e incorporado no projecto. Terá a oportunidade de se apropriar das directrizes do novo programa, à medida que for conhecendo mais sobre este nosso – que esperamos ser o seu – projecto de Português de 7.º Ano.

  8. Nós teremos muito a partilhar convosco ao longo destes meses de construção do manual. Esperamos receber os vossos comentários e sugestões. Estamos a trabalhar a pensar em si…

  9. Neste nosso projecto procuraremos cumprir efectivamente o novo programa, desencadeando novas práticas na sala de aula, inovadoras, motivadoras, no sentido de retirar os nossos alunos dos lugares habituais nos estudos internacionais referidos. ELES MERECEM! E NÓS, PROFESSORES, TAMBÉM!


A equipa.

 

Concorda que é necessário desenvolver um bom projecto escolar de Português que induza práticas de ensino e aprendizagem correctas, verdadeiramente no espírito do programa da disciplina?

Envie-nos o seu comentário usando o botão «COMENTAR».

Bookmark and Share
Este projecto assume um carácter inovador: a participação activa dos professores. Estes poderão conhecer o projecto e opinar criticamente sobre ele, contribuindo para a construção de um produto final de excelência.