LEITURA INTEGRAL NO 7.º ANO.
O QUE SELECCIONAR? EIS A QUESTÃO...

Inserido em 2009-10-03  |  Adicionar Comentário

O assunto que nos ocupa esta semana é a votação nos autores e nas obras sugeridas pelo PPEB e pelo PNL. 

No PPEB, no ponto 3.4.3, p. 137, lê-se: “A lista de autores e de textos constitui a base sobre a qual o professor selecciona e organiza um corpus textual para leitura integral adequado a cada contexto de trabalho, tendo em atenção as leituras efectuadas em anos anteriores. No que diz respeito ao conjunto de textos a seleccionar para actividades ou projectos de leitura na aula, considera-se indispensável incluir no Projecto Curricular de Turma (anual) para o 7.º ano, um mínimo de:

          • três narrativas de autores portugueses;
          • um conto tradicional;
          • um texto dramático de autor português (incluindo literatura juvenil);
          • um conto de autor de país de língua oficial portuguesa;
          • uma narrativa de autor estrangeiro;
          • dois textos da literatura juvenil;
          • poemas de subgéneros variados.”

A selecção deste corpus textual deve obedecer a um conjunto de critérios globais, tais como, representatividade e qualidade dos textos, integridade das obras, diversidade textual e progressão, e, paralelamente, deve ser feito um programa alargado de leituras – leitura orientada em aula (tema específico do fórum desta semana), leitura orientada fora da aula e leitura por interesse pessoal.

Consideramos ser uma mais-valia colocar, desde já, ao escrutínio dos professores uma lista aberta de autores e obras para possível incorporação no manual.

Para acompanhar o preenchimento deste inquérito, anexamos a lista completa de livros recomendados para leitura orientada na sala de aula e os livros recomendados para leitura autónoma, do PNL. Estes documentos estão disponíveis na área “Recursos de Apoio”. 

Para o programa de leitura orientada em aula, seleccione:
Para a categoria NARRATIVA DE AUTORES PORTUGUESES, três opções;
Para a categoria CONTO TRADICIONAL, uma opção;
Para a categoria TEXTO DRAMÁTICO DE AUTOR PORTUGUÊS (incluindo literatura juvenil), uma opção;
Para a categoria CONTO DE AUTOR DE PAÍS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, uma opção;
Para a categoria NARRATIVA DE AUTOR ESTRANGEIRO, uma opção;
Para a categoria TEXTOS DA LITERATURA JUVENIL, duas opções;
Para a categoria POEMAS DE SUBGÉNEROS VARIADOS, cinco poetas da lista.
Nota: No campo editável, poderá incluir outras sugestões.

O resultado das votações será reflectido no Novo Manual e o autor mais votado para o 7.º ano será motivo de um post surpresa em momento oportuno.

Dê-nos as suas sugestões sobre o que ler no 7.º ano, tendo em vista o objectivo por todos nós partilhado – promover a competência leitora e a educação literária nos nossos alunos –, usando os botões «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

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Comentários (26)
(Comentário mais recente)
Tenho a convicção que a leitura é também uma ponte para uma viagem ao interior de nós mesmos. Promover a leitura ao longo do crescimento da criança é um desafio que exige uma constante atenção, quer do que se vai publicando, e há muito bons autores lusos e muito boas traduções para a nossa língua, quer da personalidade do ser que vai organizando o puzzle que o rodeia. Conhecer os cl (...) [Comentário completo]
Os alunos poderão contactar com autores contemporâneos e clássicos. Muito bem, equipa. Sugiro que incluam uma pequena biografia sobre cada autor, propostas de abordagem das obras e alguma bibliografia sobre os mesmos.
O novo programa continua a indicar algumas obras de leitura que não despertam interesse aos alunos. Esta opinião resulta da minha experiência. Passo a referir exemplos: Dentes de Rato ( pouco interessante); O mundo em que vivi. Outro aspecto muito importante é o acesso dos alunos a estas obras... pois comprar nem pensar, nas bibliotecas ainda não existem em número suficiente...então (...) [Comentário completo]
Ao longo dos últimos anos, nos Fóruns de Leitura, verifiquei que a maioria das obras lidas e escolhidas pelos alunos mais reticentes à leitura, as que mais os motivam e cativam são as que se relacionam ora com "magia" (obras que surgiram na sequência do Harry Potter de J. K. Rowling) ora com mistério e "terror". São livros muito publicitados e acessíveis nos hipermercados. A linguag (...) [Comentário completo]
| Enviado Por: Carla Mourão
Os manuais de Língua Portuguesa entre outros aspectos pecam pela repetição de textos e de autores. Mudamos de manual, de autores e até de editora, mas verificamos que há uma grande tendência, ao longo dos anos, para se fazerem as mesmas escolhas. Há que variar e dar a conhecer a magnífica panóplia de autores e respectivas obras que temos, neste jardim, à beira mar plantado.
Enquanto docente de Língua Portuguesa, um dos aspectos que sempre me incomodou, ao longo de vinte anos, prende-se com o facto de aparecerem sempre os mesmos autores e as mesmas obras em todos os manuais a que tenho tido acesso. Creio que está na altura de inovar e de dar aos nossos alunos a oportunidade de terem acesso a outros autores e obras quer nacionais quer estrangeiros. O gra (...) [Comentário completo]
Estimada Lurdes Ferreira, o manual terá a variedade de textos que sugere! Convidamo-la, por isso, a visitar o site nas próximas semanas, onde encontrará, por certo, os reflexos da sua pertinente sugestão sobre a leitura recreativa. Muito agradecemos a sua participação! Esperamos continuar a encontrá-la no nosso fórum!
A Equipa
Concordo com o que diz a colega Paula Moura relativamente à extensão das narrativas. Podem vir todas no manual se não forem demasiado extensas. Não é este um critério que me pareça pertinente, mas sim a qualidade literária dos contos. O manual tem de conter também muitos outros textos não literários, esperemos que isso aconteça.
Boa tarde! Na selecção que estive a fazer, demorei bastante tempo a decidir a narrativa de autor estrangeiro por dois motivos: um porque não conheço as obras todas mencionadas; segundo porque aquelas que considero importantes incluir no programa de L.P. de 7º ano são extensas, tendo em linha de conta o tipo de alunos que costumo ter nesta escola - "lêem ao metro"- pode ser um factor (...) [Comentário completo]
| Enviado Por: Agostinha Monteiro
A minha selecção teve em conta autores contemporâneos e de outras épocas, com vista ao alargamento do conhecimento da literatura portuguesa e estrangeira.
Ponho à consideração de todos o seguinte: as «obras integrais», ou «textos» ou «contos» ou «narrativas» - creio que o programa assume todas estas designações - não deverão ser muito extensas, porque têm de ser lidas na totalidade na aula, e o ideal era os manuais contê-las todas, 8, creio, o que me parece possível, de modo a que os alunos não tenham de adquirir nenhuma. Há contos de (...) [Comentário completo]
| Enviado Por: Joana Lopes
O programa apela a critérios de "representatividade e qualidade" para a selecção de textos/obras; foi nesse sentido que orientei a minha votação. Não podemos, no entanto, ter a veleidade de pensar que bastará alterar o "corpus" textual previsto no programa, mesmo integrando-o num bom manual, com boas orientações de leitura, para conseguirmos alterar as práticas, tanto de quem ensina (...) [Comentário completo]
Leitura | Enviado Por: Lurdes Ferreira
Considero muito importante o manual apresentar uma grande variedade de textos de autores e géneros diferentes, de modo a que os alunos contactem com os mesmos. Além disso, sugiro a inclusão de uma unidade, na qual se apresentem excertos de diferentes obras propostas para leitura recreativa.
Estimado Paulo Paiva,
A lista de autores e textos do inquérito associado ao post Leitura integral no 7.º ano. O que seleccionar? Eis a questão… é uma “lista aberta” – tal como está referido no post – que reúne textos recomendados pelo PPEB, pelo PNL e outros que, embora não surjam listados em documento oficial, se enquadram nos parâmetros de representatividade, qualidade e integr (...)
[Comentário completo]
Claro que a diversidade de textos é importante, contudo, penso que é necessário ter em conta o conteúdo e extensão dos mesmos de forma a que os alunos fiquem sensibilizados para outras leituras e, deste modo, consigamos a leitura por iniciativa própria.
Fixei-me, por alguns minutos, na questão colocada pela colega Isabel Machado a respeito da carga horária semanal da disciplina de LP. Não tenho ouvido nada sobre a intenção de se aumentar a carga horária... Mas, na minha opinião, mesmo com a que temos, os manuais só têm a ganhar com a variedade de propostas de actividades. Nem todas as actividades se fazem... Importa, sim, escolher (...) [Comentário completo]
Os alunos tomarão contacto, certamente, com um corpus textual manifestamente mais diversificado e abrangente: haverá lugar para autores clássicos e contemporâneos, em todos os géneros literários. Os alunos ficarão a ganhar, se optarmos por um corpus textual variado. Valerá a pena arriscar nomes e obras diferentes,intercalando-as com outros e outras mais conhecidas, salvaguardando a (...) [Comentário completo]
Parabéns pela iniciativa. Este inquérito parece-me muito pertinente, inclusivamente para perceber o nível de expectativas relativamente aos textos integrais. Porém não compreendi a inserção de autores e títulos que não constam da lista do programa, como por ex. Clarice Lispector. Foi opção da equipa ou há alguma informação adicional que desconheça?

Estimada Isabel Machado,
A respeito da questão que nos coloca sobre eventuais alterações da carga horária semanal para a disciplina de Português, desconhecemos quaisquer intenções! O que recomenda o PPEB, na página 139 – e a respeito da selecção e organização do corpus textual para leitura integral – é o seguinte: A necessidade de privilegiar a diversidade das (...) [Comentário completo]

Há alguma informação sobre o facto de se estar a ponderar aumentar a carga horária semanal da disciplina de LP? Esta informação pode levar à necessidade e à possibilidade de se colocarem mais materiais nos manuais.
Cara Clara, a questão do facilitismo nos textos dos manuais é muito importante que seja debatida. De facto, tem sido essa a tradição, com algumas, poucas, excepções. Este programa alerta para a necessidade de textos que desafiem os jovens leitores, literários ou não. No caso dos literários, o desafio só pode ser cumprido com contos de autores como Torga, ou Miguéis, ou Sophia, e não (...) [Comentário completo]
Apenas um breve comentário: Tal como na alimentação do corpo, na alimentação do espírito, da alma, parece-me saudável variar, isto é, neste caso, apresentar aos alunos um leque variado de escolhas quer em termos de estilos quer também em termos de autores. Este foi o critério que orientou as minhas escolhas.
Escolher significa pôr de parte textos interessantes. É bom pensar nas expectativas dos jovens leitores e estimular o seu interesse pela leitura. No entanto, não nos devemos limitar a facilitar o seu caminho na leitura através da escolha de livros fáceis, banais e sem qualquer mais-valia artística. Temos de criar actividades que os façam sonhar com os livros, divertirem-se, surpreen (...) [Comentário completo]
| Enviado Por: Ofélia
O importante é que os textos sejam apelativos para os alunos em questão e adequar as obras do PNL aos alunos que temos e aos seus interesses.
Qualquer que seja o texto escolhido, é preciso sempre ter em conta a forma como ele será capaz de dotar os alunos de competências de leitura, de compreensão de enunciados escritos, e de competências de análise para além da palavra escrita, ou seja, a linguagem utilizada deve proporcionar reflexões e o desenvolvimento de competências essenciais ao domínio da Língua Portuguesa. Por is (...) [Comentário completo]
O importante é que os textos narrativos (contos) tenham uma boa representatividade literária. Não precisam de ser muito extensos, antes se devem caracterizar pela riqueza da linguagem e pelas temáticas - que devem interessar a alunos de 11, 12, 13 anos...