LEITURA INTEGRAL NO 7.º ANO.
O QUE SELECCIONAR? EIS A QUESTÃO...

Inserido em 2009-10-03  |  Adicionar Comentário

O assunto que nos ocupa esta semana é a votação nos autores e nas obras sugeridas pelo PPEB e pelo PNL.

No PPEB, no ponto 3.4.3, p. 137, lê-se: “A lista de autores e de textos constitui a base sobre a qual o professor selecciona e organiza um corpus textual para leitura integral adequado a cada contexto de trabalho, tendo em atenção as leituras efectuadas em anos anteriores. No que diz respeito ao conjunto de textos a seleccionar para actividades ou projectos de leitura na aula, considera-se indispensável incluir no Projecto Curricular de Turma (anual) para o 7.º ano, um mínimo de:

• três narrativas de autores portugueses;
          • um conto tradicional;
          • um texto dramático de autor português (incluindo literatura juvenil);
          • um conto de autor de país de língua oficial portuguesa;
          • uma narrativa de autor estrangeiro;
          • dois textos da literatura juvenil;
          • poemas de subgéneros variados.”

A selecção deste corpus textual deve obedecer a um conjunto de critérios globais, tais como, representatividade e qualidade dos textos, integridade das obras, diversidade textual e progressão, e, paralelamente, deve ser feito um programa alargado de leituras – leitura orientada em aula (tema específico do fórum desta semana), leitura orientada fora da aula e leitura por interesse pessoal.

Consideramos ser uma mais-valia colocar, desde já, ao escrutínio dos professores uma lista aberta de autores e obras para possível incorporação no manual.

Para acompanhar o preenchimento deste inquérito, anexamos a lista completa de livros recomendados para leitura orientada na sala de aula e os livros recomendados para leitura autónoma, do PNL. Estes documentos estão disponíveis na área “Recursos de Apoio”.

Para o programa de leitura orientada em aula, seleccione:
Para a categoria NARRATIVA DE AUTORES PORTUGUESES, três opções;
Para a categoria CONTO TRADICIONAL, uma opção;
Para a categoria TEXTO DRAMÁTICO DE AUTOR PORTUGUÊS (incluindo literatura juvenil), uma opção;
Para a categoria CONTO DE AUTOR DE PAÍS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, uma opção;
Para a categoria NARRATIVA DE AUTOR ESTRANGEIRO, uma opção;
Para a categoria TEXTOS DA LITERATURA JUVENIL, duas opções;
Para a categoria POEMAS DE SUBGÉNEROS VARIADOS, cinco poetas da lista.
Nota: No campo editável, poderá incluir outras sugestões.

O resultado das votações será reflectido no Novo Manual e o autor mais votado para o 7.º ano será motivo de um post surpresa em momento oportuno.

Dê-nos as suas sugestões sobre o que ler no 7.º ano, tendo em vista o objectivo por todos nós partilhado – promover a competência leitora e a educação literária nos nossos alunos –, usando os botões «VOTAR» e «COMENTAR».

Estimada Isabel Machado,
A respeito da questão que nos coloca sobre eventuais alterações da carga horária semanal para a disciplina de Português, desconhecemos quaisquer intenções! O que recomenda o PPEB, na página 139 – e a respeito da selecção e organização do corpus textual para leitura integral – é o seguinte: A necessidade de privilegiar a diversidade das obras seleccionadas, tanto temática e formal como das abordagens e modos de ler, implica que se cinja ao essencial o tempo lectivo ocupado com a leitura de cada texto. Certos textos não necessitam de mais do que uma ou duas sessões de noventa minutos, sem prejuízo de constituírem núcleos para actividades posteriores, no âmbito da comunicação oral, da escrita ou da reflexão linguística e textual. Quanto às obras que, por opção pessoal, os alunos decidem ler, devem constituir motivo para troca de experiências de leitura, em sessões a promover pelo professor, regularmente, no espaço da aula.
Entendemos que para a superação desta dificuldade muito poderá ajudar uma ponderada selecção do corpus textual e uma planificação que o organize, atendendo aos tempos de leccionação. O PPEB a isso mesmo se refere, aconselhando-nos em “Orientações de Gestão”, página 148: No momento de organizar a sua programação, é fundamental que o professor preveja percursos diversificados de leitura, não esquecendo a necessária clarificação dos objectivos que presidem ao acto de ler. No quadro do Projecto Curricular de Turma, é também fundamental que se defina, em cada ano de escolaridade, um projecto global de leituras, com destaque para obras literárias e com flexibilidade e abertura para escolhas pessoais dos alunos e para os ajustamentos que os percursos de aprendizagem justifiquem.
Esperamos ter ido ao encontro da sua questão, e agradecemos a sua preciosa participação!