LEITURA INTEGRAL NO 7.º ANO.
O QUE SELECCIONAR? EIS A QUESTÃO...

Inserido em 2009-10-03  |  Adicionar Comentário

O assunto que nos ocupa esta semana é a votação nos autores e nas obras sugeridas pelo PPEB e pelo PNL.

No PPEB, no ponto 3.4.3, p. 137, lê-se: “A lista de autores e de textos constitui a base sobre a qual o professor selecciona e organiza um corpus textual para leitura integral adequado a cada contexto de trabalho, tendo em atenção as leituras efectuadas em anos anteriores. No que diz respeito ao conjunto de textos a seleccionar para actividades ou projectos de leitura na aula, considera-se indispensável incluir no Projecto Curricular de Turma (anual) para o 7.º ano, um mínimo de:

• três narrativas de autores portugueses;
          • um conto tradicional;
          • um texto dramático de autor português (incluindo literatura juvenil);
          • um conto de autor de país de língua oficial portuguesa;
          • uma narrativa de autor estrangeiro;
          • dois textos da literatura juvenil;
          • poemas de subgéneros variados.”

A selecção deste corpus textual deve obedecer a um conjunto de critérios globais, tais como, representatividade e qualidade dos textos, integridade das obras, diversidade textual e progressão, e, paralelamente, deve ser feito um programa alargado de leituras – leitura orientada em aula (tema específico do fórum desta semana), leitura orientada fora da aula e leitura por interesse pessoal.

Consideramos ser uma mais-valia colocar, desde já, ao escrutínio dos professores uma lista aberta de autores e obras para possível incorporação no manual.

Para acompanhar o preenchimento deste inquérito, anexamos a lista completa de livros recomendados para leitura orientada na sala de aula e os livros recomendados para leitura autónoma, do PNL. Estes documentos estão disponíveis na área “Recursos de Apoio”.

Para o programa de leitura orientada em aula, seleccione:
Para a categoria NARRATIVA DE AUTORES PORTUGUESES, três opções;
Para a categoria CONTO TRADICIONAL, uma opção;
Para a categoria TEXTO DRAMÁTICO DE AUTOR PORTUGUÊS (incluindo literatura juvenil), uma opção;
Para a categoria CONTO DE AUTOR DE PAÍS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA, uma opção;
Para a categoria NARRATIVA DE AUTOR ESTRANGEIRO, uma opção;
Para a categoria TEXTOS DA LITERATURA JUVENIL, duas opções;
Para a categoria POEMAS DE SUBGÉNEROS VARIADOS, cinco poetas da lista.
Nota: No campo editável, poderá incluir outras sugestões.

O resultado das votações será reflectido no Novo Manual e o autor mais votado para o 7.º ano será motivo de um post surpresa em momento oportuno.

Dê-nos as suas sugestões sobre o que ler no 7.º ano, tendo em vista o objectivo por todos nós partilhado – promover a competência leitora e a educação literária nos nossos alunos –, usando os botões «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

Considero muito importante o manual apresentar uma grande variedade de textos de autores e géneros diferentes, de modo a que os alunos contactem com os mesmos. Além disso, sugiro a inclusão de uma unidade, na qual se apresentem excertos de diferentes obras propostas para leitura recreativa.