NOVO MANUAL DE PORTUGUÊS.
LINHAS ORGANIZADORAS...

Inserido em 2009-10-12  |  Adicionar Comentário

1. Pensamos que o manual deve ser estruturado em seis sequências. Além da sequência para diagnóstico de várias competências, deverão existir mais cinco centradas em diferentes géneros textuais: narrativa (3), lírica (1) e drama (1). As diferentes sequências, embora organizadas por géneros textuais, incluem grande variedade de textos não literários.

2. As sequências dedicadas ao estudo do texto narrativo deverão obedecer cada uma a temas específicos do interesse dos alunos de 7.º ano – e que lhes permitirão situar-se frequente e criticamente em relação ao seu mundo, através de textos «desafiadores» (Programa de Português do Ensino Básico, p. 138). Pensamos que deverão abundar os textos não literários sobre temas como o início do ano lectivo, as aulas, a violência nas escolas, a relação com os telemóveis, a relação dos pais com a escola, a família, o papel de cada cônjuge na vida familiar, o casamento, a adopção, o divórcio, as relações entre pais e filhos adolescentes, o papel dos avós na educação dos jovens, a Internet e a criação de amizades através das redes sociais, os perigos destas redes, a relação dos pais com os filhos cibernautas, as amizades em tempo de férias, etc.

3. O manual que, como o nosso, se propõe cumprir o programa, tem de dar visibilidade a uma multiplicidade de textos não literários e não narrativos. Não queremos fazer um manual centrado praticamente só nas narrativas, sem espaço para outros textos! Tal seria a continuação de uma tradição com nefastas consequências para os alunos – desde logo por mais seis anos… Também na sequência dedicada ao texto dramático, pensamos que se devem incluir textos não literários com temas relativos aos das peças de teatro. A sequência dedicada à poesia lírica só deverá integrar, porém, poemas líricos e narrativos. Existirão também alguns poemas disseminados pelo manual, com temáticas relativas à das sequências nas quais aparecem.

4. Na abordagem das diferentes competências pensamos que deve ser privilegiado o seguinte percurso, embora com excepções: compreensão de leitura, oralidade (compreensão e expressão), escrita, conhecimento explícito da língua (CEL). Este é normalmente estudado através de um «trabalho articulado com os restantes domínios (oralidade, leitura e escrita)» – Programa de Português do Ensino Básico, p. 151.

Esta semana apresentamos a nossa posição relativamente às linhas organizadoras do manual de Português de 7.º ano.
Desde o princípio, estamos a construir um manual onde se possa rever e que se adapte às suas necessidades e às dos nossos alunos! Envie-nos os seus comentários e as suas sugestões!

Pronuncie-se sobre a nossa proposta de organização do manual, escolhendo uma das opções ou incluindo outras sugestões.

1) Distribuição dos géneros textuais por 6 sequências didácticas, incluindo a sequência dedicada ao diagnóstico das várias competências.

–  Boa distribuição, porque contempla a diversidade de textos de forma equilibrada, conforme o programa preceitua.
–  Razoável distribuição, uma vez que três sequências são insuficientes para o estudo diversificado do texto narrativo.

2) Selecção de temas motivadores, de acordo com o perfil dos alunos do 7.º ano, e considerando um período de vigência de 6 anos.

– Excelente. Os temas escolhidos ajustam-se ao perfil e aos interesses do actual aluno de 7.º ano.
– Razoável. Os temas escolhidos dirigem-se ao perfil do aluno médio. Se o objectivo é atingir a excelência, aos temas propostos deveriam acrescentar-se outros de qualidade e pendor cultural, artístico e político.
– Fraco. Os temas escolhidos favorecem o enraizamento da cultura do tecnicismo e da superficialidade cultural.

3) Abordagem das diferentes competências, privilegiando uma perspectiva de integração e articulação do CEL nos restantes domínios (oralidade, leitura e escrita).

– Excelente. Um bom manual não deverá ter outra abordagem.
– Razoável. O CEL deverá ter a sua secção própria, além dos momentos em que surge integrado.
– Fraco. A articulação das diferentes competências deverá ser um dado adquirido para o professor, pelo que não faz sentido que o manual as inclua por secções.

Desde o princípio, estamos a construir um manual que se adapte às efectivas necessidades dos nossos alunos e no qual o professor se possa rever!

Participe, enviando-nos os seus comentários, as suas sugestões e as suas votações, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

Bom dia! Considero muito importante a sugestão da colega Aurora Gomes sobre a avaliação formativa, pois sinto exactamente o mesmo quando analiso os "testes de auto-avaliação" colocados no final das unidades temáticas nos diferentes manuais com que fui trabalhando ao longo dos anos lectivos. Quanto às restantes propostas de organização do manual apresentadas pela equipa parecem-me bem.Bom trabalho!