LER PARA APRECIAR TEXTOS VARIADOS…
LEITURA RECREATIVA…

Inserido em 2009-10-19  |  Adicionar Comentário

Esta semana trazemos ao fórum uma nova reflexão sobre a promoção da competência leitora nos nossos alunos.

O novo programa de Português para o ensino básico apresenta, para o 3.º ciclo, no que respeita à leitura, um domínio designado «Ler para apreciar textos variados» que corresponde à actual «Leitura recreativa».
Por outro lado, o novo programa apresenta uma série de «iniciativas», uma das quais, o Plano Nacional de Leitura (PNL), tem uma «filosofia, orientações e objectivos» nele acolhidos – p. 4. – que muito interessam para a questão da promoção da leitura no 3.º ciclo, num momento em que cada vez mais este ciclo se vai relacionando com o PNL em muitas escolas.

O programa de Língua Portuguesa ainda em vigor é muito rico em sugestões para a promoção da leitura recreativa. Infelizmente, foi necessário o PNL para as escolas se darem conta de como tinham abandonado, paulatinamente e principalmente no 3.º ciclo, a promoção da leitura. Na nossa opinião deveria ser assacada aos manuais escolares alguma responsabilidade a este respeito.

Entendemos que no âmbito do novo programa um manual escolar não pode deixar de apresentar uma ou várias secções destinadas a promover a leitura, principalmente num ciclo em que estudos nacionais e internacionais mostram que se perdem muitos leitores.

Entendemos, por isso, ser de extrema pertinência que os manuais respondam da maneira que melhor entenderem, à sugestão da Nota 4 da página 124 do programa: «Criação na aula de espaços de diálogo e partilha das leituras realizadas; divulgação de livros; incentivo à utilização da biblioteca escolar». Parece-nos estar aqui sintetizado o que de mais importante se pode fazer na faixa etária a que se destina o manual.

Para além do que o manual oferece, o papel do professor será fundamental no aconselhamento de leituras, aceitando as que os alunos trazem por iniciativa própria, com textos de todos os tipos, mas procurando conduzi-los sempre em direcção a um caminho de excelência. O manual pode também contribuir para isso.


Na votação  associada ao post, pronuncie-se sobre a pertinência de se incluir no manual actividades didácticas sobre a leitura recreativa!


Considera indispensável que o manual de Português de 7.º ano integre rubricas destinadas à promoção da leitura por gosto e iniciativa pessoal?

 - Sim! É uma rubrica indispensável.
 - É uma rubrica interessante para ser incluída no manual, mas não indispensável.
 - Não! É uma rubrica dispensável.
 
Associados a este post e na área “Recursos de Apoio” disponibilizamos alguns links com informações relevantes a respeito do tema “Leitura Recreativa”.
Continuamos a contar com os seus contributos!

Participe, enviando-nos os seus comentários, as suas sugestões e as suas votações, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

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Comentários (11)
(Comentário mais recente)
Cara Fernanda Lopes, agradecemos a sua participação! Depreendemos dela que propõe uma parte do manual dedicada exclusivamente ao CEL. Ora o programa é muito claro quanto à importância didáctica de se integrar o CEL no desenvolvimento das diferentes competências. A nossa opinião é concordante com esta orientação programática! Quando menciona a «auto-correcção», estará a referir-se a (...) [Comentário completo]
Cara Paula, obrigado pela participação. Pois quanto aos fóruns de leitura, aquilo que propus na acção de Vila Meã, aí perto do Marco de Canaveses, eram de facto fóruns que ocupavam uma aula de 90 minutos. Provavelmente não disse na altura, mas há outro meio de permitir aos alunos apresentar os seus livros que alguns colegas mais renitentes em «gastar» uma aula de 90 minutos têm vind (...) [Comentário completo]
Boa tarde, Vejo com bons olhos uma parte destinada à leitura recreativa, tal permitiria: 1º- Motivar os alunos para a leitura, colocando excertos interessantes. Os alunos poderiam iniciar a leitura na aula e procurar a obra na Biblioteca Escolar para prosseguir com a leitura integral, se assim o entendessem e, para tal, fossem motivados pelo professor. Numa aula combinad (...) [Comentário completo]
Boa-tarde! Tal como diz a colega Cristina Sousa, os manuais podem incluir rubricas destinadas à promoção da leitura, mas é bem mais interessante o incentivo a esta leitura e assistir ao testemunho oral dos alunos em cada fórum de leitura que promovo na aula. Actividade que comecei a dinamizar depois de ter participado numa acção de formação dinamizada pelo colega Vilas-Boas! Contu (...) [Comentário completo]
As actividades de promoção da leitura são, de facto, da responsabilidade de todos os professores de Língua Portuguesa e não só, mas considero que o manual deve contemplar actividades que ajudem o próprio aluno a sentir-se motivado e a ler de forma cada vez mais autónoma, sem sentir que o produto dessas leituras será, obrigatoriamente, alvo de avaliação. Pretende-se, sim, que os alun (...) [Comentário completo]
Considero muito importante a leitura recreativa, cuja leitura é feita pelo mero prazer de ler. A carga horária da disciplina nem sempre é facilitadora da dinamização que os professores desejariam promover. Algumas estratégias poderão ser incluídas no novo manual, de forma a integrar mais facilmente este tipo de leitura: guiões de leitura, dramatizações, ilustrações dos momentos p (...) [Comentário completo]
Penso que os manuais podem incluir rubricas destinas à promoção da leitura, mas considero bem mais interessante o incentivo a esta leitura e permitir que os alunos exponham aos colegas a intimidade que criaram com o livro que leram.Normalmente crio hábitos de leitura recreativa e gosto muito quando oiço, após a exposição de um livro, os colegas manifestarem interesse em lerem o livr (...) [Comentário completo]
Considero que o(s) materiais a incluir nos novos manuais deveriam centrar-se na motivação à leitura. Penso, também, que seria importante criar-se um espaço na aula para a leitura recreativa. Laura Casais
A iniciativa de falar de livros, "brincar" com eles, elaborar actividades dentro e fora da aula com eles deve pertencer ao professor. Mas, um manual pode e deve dar sugestões que venham ao encontro dos guiões de leitura que apresentam, dos textos que incluem e das diferentes oficinas de escrita, leitura e funcionamento da língua que integram. Ler para além da aula é um desafio para (...) [Comentário completo]
Na minha opinião, um manual deverá incluir textos destinados a leitura recreativa, permitindo aos alunos a leitura de outros textos para além daqueles que são tratados nas aulas. Estes textos não deverão vir acompanhados de questionários, pois, caso algum deles seja tratado nas aulas, os professores saberão explorá-lo convenientemente, de acordo com o perfil da Turma.
A leitura recreativa é, na minha opinião, uma actividade que fazemos por imitação e por exposição ao objecto livro. Infelizmente, muitos professores não partilham com os alunos essa experiência fantástica que é a leitura. Muitos consideram mesmo que preparar aulas destinadas à partilha de leituras é uma actividade desnecessária que retira "tempo precioso da aula", tempo esse que dev (...) [Comentário completo]