LER PARA APRECIAR TEXTOS VARIADOS…
LEITURA RECREATIVA…

Inserido em 2009-10-19  |  Adicionar Comentário

Esta semana trazemos ao fórum uma nova reflexão sobre a promoção da competência leitora nos nossos alunos.

O novo programa de Português para o ensino básico apresenta, para o 3.º ciclo, no que respeita à leitura, um domínio designado «Ler para apreciar textos variados» que corresponde à actual «Leitura recreativa».
Por outro lado, o novo programa apresenta uma série de «iniciativas», uma das quais, o Plano Nacional de Leitura (PNL), tem uma «filosofia, orientações e objectivos» nele acolhidos – p. 4. – que muito interessam para a questão da promoção da leitura no 3.º ciclo, num momento em que cada vez mais este ciclo se vai relacionando com o PNL em muitas escolas.

O programa de Língua Portuguesa ainda em vigor é muito rico em sugestões para a promoção da leitura recreativa. Infelizmente, foi necessário o PNL para as escolas se darem conta de como tinham abandonado, paulatinamente e principalmente no 3.º ciclo, a promoção da leitura. Na nossa opinião deveria ser assacada aos manuais escolares alguma responsabilidade a este respeito.

Entendemos que no âmbito do novo programa um manual escolar não pode deixar de apresentar uma ou várias secções destinadas a promover a leitura, principalmente num ciclo em que estudos nacionais e internacionais mostram que se perdem muitos leitores.

Entendemos, por isso, ser de extrema pertinência que os manuais respondam da maneira que melhor entenderem, à sugestão da Nota 4 da página 124 do programa: «Criação na aula de espaços de diálogo e partilha das leituras realizadas; divulgação de livros; incentivo à utilização da biblioteca escolar». Parece-nos estar aqui sintetizado o que de mais importante se pode fazer na faixa etária a que se destina o manual.

Para além do que o manual oferece, o papel do professor será fundamental no aconselhamento de leituras, aceitando as que os alunos trazem por iniciativa própria, com textos de todos os tipos, mas procurando conduzi-los sempre em direcção a um caminho de excelência. O manual pode também contribuir para isso.


Na votação  associada ao post, pronuncie-se sobre a pertinência de se incluir no manual actividades didácticas sobre a leitura recreativa!


Considera indispensável que o manual de Português de 7.º ano integre rubricas destinadas à promoção da leitura por gosto e iniciativa pessoal?

 - Sim! É uma rubrica indispensável.
 - É uma rubrica interessante para ser incluída no manual, mas não indispensável.
 - Não! É uma rubrica dispensável.
 
Associados a este post e na área “Recursos de Apoio” disponibilizamos alguns links com informações relevantes a respeito do tema “Leitura Recreativa”.
Continuamos a contar com os seus contributos!

Participe, enviando-nos os seus comentários, as suas sugestões e as suas votações, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

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A leitura recreativa é, na minha opinião, uma actividade que fazemos por imitação e por exposição ao objecto livro. Infelizmente, muitos professores não partilham com os alunos essa experiência fantástica que é a leitura. Muitos consideram mesmo que preparar aulas destinadas à partilha de leituras é uma actividade desnecessária que retira "tempo precioso da aula", tempo esse que deveria ser dedicado ao "cumprimento do programa". Esta atitude não mudará, na minha opinião, com a inclusão de rubricas dessas no manual. Considero, no entanto, que a sua inclusão poderá despertar alguma curiosidade no aluno, desde que não se limite a uma simples listagem de títulos de obras. Para mim, seria interessante incluir uma crítica de um livro, um artigo sobre hábitos de leitura, notícias sobre diferentes escritores. Penso que é importante mostrar ao aluno que a leitura não é "uma actividade de aula", mas um momento de prazer. Não nos podemos esquecer de que estamos a formar "leitores para a vida".