LER PARA APRECIAR TEXTOS VARIADOS…
LEITURA RECREATIVA…

Inserido em 2009-10-19  |  Adicionar Comentário

Esta semana trazemos ao fórum uma nova reflexão sobre a promoção da competência leitora nos nossos alunos.

O novo programa de Português para o ensino básico apresenta, para o 3.º ciclo, no que respeita à leitura, um domínio designado «Ler para apreciar textos variados» que corresponde à actual «Leitura recreativa».
Por outro lado, o novo programa apresenta uma série de «iniciativas», uma das quais, o Plano Nacional de Leitura (PNL), tem uma «filosofia, orientações e objectivos» nele acolhidos – p. 4. – que muito interessam para a questão da promoção da leitura no 3.º ciclo, num momento em que cada vez mais este ciclo se vai relacionando com o PNL em muitas escolas.

O programa de Língua Portuguesa ainda em vigor é muito rico em sugestões para a promoção da leitura recreativa. Infelizmente, foi necessário o PNL para as escolas se darem conta de como tinham abandonado, paulatinamente e principalmente no 3.º ciclo, a promoção da leitura. Na nossa opinião deveria ser assacada aos manuais escolares alguma responsabilidade a este respeito.

Entendemos que no âmbito do novo programa um manual escolar não pode deixar de apresentar uma ou várias secções destinadas a promover a leitura, principalmente num ciclo em que estudos nacionais e internacionais mostram que se perdem muitos leitores.

Entendemos, por isso, ser de extrema pertinência que os manuais respondam da maneira que melhor entenderem, à sugestão da Nota 4 da página 124 do programa: «Criação na aula de espaços de diálogo e partilha das leituras realizadas; divulgação de livros; incentivo à utilização da biblioteca escolar». Parece-nos estar aqui sintetizado o que de mais importante se pode fazer na faixa etária a que se destina o manual.

Para além do que o manual oferece, o papel do professor será fundamental no aconselhamento de leituras, aceitando as que os alunos trazem por iniciativa própria, com textos de todos os tipos, mas procurando conduzi-los sempre em direcção a um caminho de excelência. O manual pode também contribuir para isso.


Na votação  associada ao post, pronuncie-se sobre a pertinência de se incluir no manual actividades didácticas sobre a leitura recreativa!


Considera indispensável que o manual de Português de 7.º ano integre rubricas destinadas à promoção da leitura por gosto e iniciativa pessoal?

 - Sim! É uma rubrica indispensável.
 - É uma rubrica interessante para ser incluída no manual, mas não indispensável.
 - Não! É uma rubrica dispensável.
 
Associados a este post e na área “Recursos de Apoio” disponibilizamos alguns links com informações relevantes a respeito do tema “Leitura Recreativa”.
Continuamos a contar com os seus contributos!

Participe, enviando-nos os seus comentários, as suas sugestões e as suas votações, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

Bookmark and Share
Considero muito importante a leitura recreativa, cuja leitura é feita pelo mero prazer de ler. A carga horária da disciplina nem sempre é facilitadora da dinamização que os professores desejariam promover. Algumas estratégias poderão ser incluídas no novo manual, de forma a integrar mais facilmente este tipo de leitura: guiões de leitura, dramatizações, ilustrações dos momentos preferidos do(s) texto(s) lido(s), entre outras. Os alunos costumam aderir muito bem a estas estratégias, especialmente às duas últimas. Estas são simples sugestões. Seria útil criar-se, no novo manual, uma lista de actividades para uma possível didactização dos textos lidos no contexto em causa.