LER PARA APRECIAR TEXTOS VARIADOS…
LEITURA RECREATIVA…

Inserido em 2009-10-19  |  Adicionar Comentário

Esta semana trazemos ao fórum uma nova reflexão sobre a promoção da competência leitora nos nossos alunos.

O novo programa de Português para o ensino básico apresenta, para o 3.º ciclo, no que respeita à leitura, um domínio designado «Ler para apreciar textos variados» que corresponde à actual «Leitura recreativa».
Por outro lado, o novo programa apresenta uma série de «iniciativas», uma das quais, o Plano Nacional de Leitura (PNL), tem uma «filosofia, orientações e objectivos» nele acolhidos – p. 4. – que muito interessam para a questão da promoção da leitura no 3.º ciclo, num momento em que cada vez mais este ciclo se vai relacionando com o PNL em muitas escolas.

O programa de Língua Portuguesa ainda em vigor é muito rico em sugestões para a promoção da leitura recreativa. Infelizmente, foi necessário o PNL para as escolas se darem conta de como tinham abandonado, paulatinamente e principalmente no 3.º ciclo, a promoção da leitura. Na nossa opinião deveria ser assacada aos manuais escolares alguma responsabilidade a este respeito.

Entendemos que no âmbito do novo programa um manual escolar não pode deixar de apresentar uma ou várias secções destinadas a promover a leitura, principalmente num ciclo em que estudos nacionais e internacionais mostram que se perdem muitos leitores.

Entendemos, por isso, ser de extrema pertinência que os manuais respondam da maneira que melhor entenderem, à sugestão da Nota 4 da página 124 do programa: «Criação na aula de espaços de diálogo e partilha das leituras realizadas; divulgação de livros; incentivo à utilização da biblioteca escolar». Parece-nos estar aqui sintetizado o que de mais importante se pode fazer na faixa etária a que se destina o manual.

Para além do que o manual oferece, o papel do professor será fundamental no aconselhamento de leituras, aceitando as que os alunos trazem por iniciativa própria, com textos de todos os tipos, mas procurando conduzi-los sempre em direcção a um caminho de excelência. O manual pode também contribuir para isso.


Na votação  associada ao post, pronuncie-se sobre a pertinência de se incluir no manual actividades didácticas sobre a leitura recreativa!


Considera indispensável que o manual de Português de 7.º ano integre rubricas destinadas à promoção da leitura por gosto e iniciativa pessoal?

 - Sim! É uma rubrica indispensável.
 - É uma rubrica interessante para ser incluída no manual, mas não indispensável.
 - Não! É uma rubrica dispensável.
 
Associados a este post e na área “Recursos de Apoio” disponibilizamos alguns links com informações relevantes a respeito do tema “Leitura Recreativa”.
Continuamos a contar com os seus contributos!

Participe, enviando-nos os seus comentários, as suas sugestões e as suas votações, usando os links «VOTAR» e «COMENTAR».

A Equipa

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Cara Paula, obrigado pela participação. Pois quanto aos fóruns de leitura, aquilo que propus na acção de Vila Meã, aí perto do Marco de Canaveses, eram de facto fóruns que ocupavam uma aula de 90 minutos. Provavelmente não disse na altura, mas há outro meio de permitir aos alunos apresentar os seus livros que alguns colegas mais renitentes em «gastar» uma aula de 90 minutos têm vindo a aceitar: possibilitar, em cada aula, ou em cada semana, que no início e no final da aula, em alguns minutos, dois alunos apresentem as suas leituras. A aula de 90 minutos foi concebida para ter várias actividades, esta podia ser uma delas. Bem gerida, dá perfeitamente. Um abraço, Vilas-Boas.