Comentários (164)
(Comentário mais recente)
Agradeço as palavras dirigidas, no que que me diz respeito. A todos, votos de boas e merecidas férias! [Comentário completo]
Nesta fase final de ano e com tantas tarefas atribuídas, tais como preparar já o próximo ano letivo, dispor de uma planificação de unidades(s) por período, ajudar-nos-á imenso. A organização dos conteúdos está muito equilibrada e permite-nos ter um perspetiva global do que iremos lecionar e quando. (...) [Comentário completo]
Sem sombra de dúvida, estes sites são uma excelente ferramenta para as nossas aulas. Consultei já alguns e parecem-me muito apelativos, dispondo de inúmeras estratégias e atividades. Obrigada pela partilha, mais uma vez. [Comentário completo]
A divulgação destes sites é uma partilha que a todos enriquece e auxilia. Pessoalmente uso alguns destes sites. Desconhecia outros, por isso o meu obrigada pela iniciativa. [Comentário completo]
Assunto sensível, este... Ainda hoje tive a última aula com uma turma e fiquei comovida com o carinho e a amizade que os alunos têm uns para com os outros e que demonstraram comigo em muitos momentos e, em particular, hoje. São aulas "difíceis". Não é um "Adeus", é um "Até breve. E sejam felizes." [Comentário completo]
O esclarecimento de dúvidas e a sua partilha é sempre útil e construtivo. Creio que é muito importante todos nós estudarmos o DT e interiorizarmos bem o Novo Programa e existir um espaço onde nos possamos entreajudar e esclarecer dúvidas. [Comentário completo]
As autoras refletiram o espírito deste projeto de forma muito autêntica nas sessões de apresentação. Na sessão a que assisti pude corroborar o entusiasmo e profissionalismo. Vejo retratadas as preocupações de muitos de nós, da qual ressalta a preocupação em ensinar Inglês de forma motivadora e usan (...) [Comentário completo]
O título do post resume perfeitamente a minha opinião sobre este projeto: muito completo. O Target 7 dispõe de recursos quase inesgotáveis para o usufruto do aluno e professor. Sinto-me motivada sempre que analiso as sugestões das autoras e as ponho em prática na sala de aula, como já aconteceu es (...) [Comentário completo]
A análise feita ao projeto é muito positiva, como é observável. A responsabilidade de criar e desenvolver um projeto a longo prazo que reflita os pressupostos no NPP é imensa. E este vosso projeto foi edificado em torno dessa responsabilidade. [Comentário completo]
O inquérito é um desafio. O projeto configura-se como algo ambicioso e muito completo, como já tive oportunidade de referir em posts anteriores. [Comentário completo]
O post fala por si. Trata-se da continuação de um longo e exaustivo trabalho por parte de diversas equipas, convergindo num projeto muito completo que pretende auxiliar de forma prática e com qualidade o professor, bem como fornecer aos alunos todas as ferramentas para os pôr a trabalhar e a progred (...) [Comentário completo]
Tenho acompanhado a evolução deste projeto, desde o início. É um projeto muitíssimo completo, atual e pensado para alunos e professores, elevando-os no índice de motivação e multiculturalidade. A integração das festividades em unidades distintas é um desvio à norma. Mas é bom inovar. Parabéns à equi (...) [Comentário completo]
A Aula Digital é algo muito rico e repleto de potencialidades. Baseio-me na descrição feita através do post e na visualização dos conteúdos selecionados para demonstração. Foi feito a pensar nas diversas realidades das nossas escolas. Caberá a cada professor fazer o devido uso, em função das suas ne (...) [Comentário completo]
Este recurso é muito útil, pois permite-nos diversificar métodos e estratégias de ensino, bem como recorrer a outros tipos de ritmo de trabalho. Gostei da análise que fiz aos conteúdos disponibilizados relativamente a este tópico. Bom trabalho! [Comentário completo]
Da análise feita ao manual, através deste espaço, o manual em questão evidencia os traços de uma ferramenta de trabalho de qualidade para nós, professores. Há articulação, progressão e reflexão sobre as aprendizagens. Há treino sistemático, o que muito valorizo num manual. Penso que a equipa envol (...) [Comentário completo]
Este tipo material é sempre muito útil e complementa o manual. A ficha disponibilizada agrada-me. Tem diversidade de exercícios. [Comentário completo]
Recurso muito interessante e dinâmico. Vai captar a atenção dos nossos alunos e constui mais um recurso essencial na sala de aula. [Comentário completo]
Colegas, o guia para o professor é uma ferramenta indispensável ao nosso trabalho. Ao analisar a vossa proposta, concluo que ela é mais um complemento do manual, uma ferramenta de trabalho muito útil. [Comentário completo]
Considero uma ferramenta muito útil a existência desta oficina de CEL. Os alunos vão, passo a passo, exercitando e progressivamente chegando à distinção dos elementos em causa. [Comentário completo]
As grelhas são muito úteis e pelo que nos é possível avaliar, neste momento, são claras e objetivas na avaliação da expressão oral formal. As atividades, neste domínio, devem ser bem reguladas e monitorizadas, como prevê o programa. Considero pertinente a proposta realizada e o desenvolvimento deste (...) [Comentário completo]
Analisei com detalhe a capa apresentada e apreciei a seleção feita. Concordo que a capa reflita o interior do manual. É sóbria e reveladora, simultaneamente. [Comentário completo]
Gostei bastante do que vi. Concordo absolutamente com a vossa perspetiva de workbook: deve ser mais uma ferramenta de trabalho útil ao aluno, no qual ele possa treinar e testar conhecimentos, promovendo a sua autonomia. A gradação de dificuldades ao longo das unidades e exercícios está muito bem pla (...) [Comentário completo]
Analisei a unidade exemplificativa e gostei muito da apresentação realizada. O vosso post demonstra bem o conteúdo da unidade. As quatro macrocapacidades estão presentes, de forma constante e articulada. Gostei da escolha da Índia e da inclusão de um "project work" em cada unidade. Parabéns à eq (...) [Comentário completo]
O grafismo de um manual constitui-se como uma das principais vertentes analisadas e que ditarão a sua adoção,utilização, entre outros aspetos, como sabemos. A vossa proposta de sequencialização vertical parece-me muito bem - é lógica e clara. O tipo de grafismo do "T@rget"" parece obedecer a critéri (...) [Comentário completo]
Parabéns à equipa pela certificação deste projeto! Continuação de um excelente trabalho. Cá estarei para dar o meu contributo. [Comentário completo]
A partilha de ideias e de materiais é uma prática comum e construtiva na atividade docente e que enriquece os envolvidos. Analisei a ficha disponibilizada. Parece-me bem. Quero apenas recomendar a correção da data. Continuação de bom trabalho. [Comentário completo]
Olá a todos! Gostei de ver as curiosidades e os factos abordados, a título de exemplo, no vosso manual. Parabéns! Penso que estes aspetos despertarão o interesse doss alunos - e, também, dos professores. Será este um manual que comunica com todos e não se cinge apenas a veicular conteúdos? Tudo indi (...) [Comentário completo]
A didatização destes conteúdos obedece a uma clarificação de ambos, de forma simples e clara para os alunos, usando exemplos. Levo os alunos a entenderem o predicativo do sujeito através da associação a um verbo copulativo, seguindo-se os respetivos exemplos. [Comentário completo]
A avaliação do oral formal é fundamental, especialmente agora, com a evidente promoção preconizada pelo PPEB. Para se poder comentar as grelhas evocadas, proponho a sua apresentação no projeto on-line. [Comentário completo]
Concordo com a equipa: ambas as perspetivas são válidas. Na minha opinião, até considero ambas fundamentais. Nas nossas aulas diversificamos recursos e estratégias com muita frequência com o único objetivo de promover uma aprendizagem efetiva e eficaz, por parte dos nossos alunos. Os exercícios pr (...) [Comentário completo]
Analisei atentamente as informações fornecidas sobre o manual. O essencial foi demonstrado: refletir o Programa. O manual do 8º ano estará na linha do de 7º, o que representa uma continuidade lógica e sequencial. A existência de outros elementos acessórios ao manual continua a ser algo importante pa (...) [Comentário completo]
Gostei das propostas e da abordagem às diferentes competências. As atividades são interessantes e apelativas. Ficamos a aguardar mais propostas. Obrigada pela partilha. [Comentário completo]
Considero a iniciativa interessante e muito positiva. [Comentário completo]
Gosto da capa. No entanto, apostaria mais num azul escuro como cor de base. Concordo com a equipa quando afirma que a capa deve espelhar os conteúdos abordados. Gostei da vossa sugestão. Bom trabalho! [Comentário completo]
Tenho uma dúvida relativamente à classificação do verbo apelar. No exemplo dado no quadro, esse verbo surge como antecedente de um complemento indireto. Contudo, o seu uso também se utiliza em contexto de complemento direto. Exemplo: Apelo ao vosso contributo. Não se deveria considerar este verbo n (...) [Comentário completo]
Apesar de ter acompanhado o projeto desde o início da sua criação, não posso responder ao inquérito, porque a minha escola não adotou este manual. [Comentário completo]
Tudo indica que têm entre mãos um projeto que reúne todos os critérios para ser inovador, original e responder às nossas necessidades, como professores de Inglês. Concordo com todas as citações realizadas. Conto com a colaboração deste manual para aulas sempre motivadoras, alegres e significativas (...) [Comentário completo]
A minha escola não adotou o manual. Todavia segui a reflexão feita pela equipa de autores e constato que estou a cumprir o Novo Programa, dando o devido lugar à crescente importância da oralidade, das oficinas de escrita e a novas estratégias de didatização do CEL. Agradeço a partilha de experiência (...) [Comentário completo]
Obrigada pela sugestão de trabalho. Creio que a proposta de colaboração da disciplina de E.V. será útil, mas caso não seja possível conccretizá-la, os alunos poderão desenvolvê-la autonomamente. [Comentário completo]
Gosto do nome. É claro e determinado. Aponta para os objetivos a alcançar. O sucesso dos nossos alunos. Contem com a minha colaboração. Aqui estarei para partilhar,comentar, dar sugestões e partilhar a construção deste projeto inovador. Votos de muito sucesso neste Novo Ano a todos, nomeadamente, à (...) [Comentário completo]
Analisei a proposta de atividade e vou aplicá-la no início do segundo período. É importante que os alunos compreendam que existem várias formas de comemorar o Natal, dependendo da cultura onde as pessoas se encontram inseridas e de acordo com os valores por elas promovidos. Obrigada pela proposta ap (...) [Comentário completo]
A realização desta atividade é uma boa iniciativa. Permite aferir quem acompanha o desenvolvimento deste projeto que tem constituído uma inovação na área da Educação em Portugal. [Comentário completo]
Excelente proposta e muito bem preparada! Muito obrigada pela iniciativa e pela sugestão. [Comentário completo]
O poder das palavras é sublime e este poema exibe-o, na perfeição. Vou apresentá-lo aos alunos e fazer um debate em torno da sua análise. [Comentário completo]
Confesso que é das classes de palavras que mais gosto de ensinar. Relativamente ao estudo das subclasses do advérbio, costumo ensinar os alunos a pensarem na nomenclatura de cada uma, associando-a à circunstância remetida pelo advérbio. Normalmente, os alunos aprendem com facilidade e pôem em prátic (...) [Comentário completo]
A par com a época Natalícia, a equipa disponibilizou generosamente propostas que nos aguçam a vontade de as pôr todas em prática. Por questões de tempo, não será possível fazê-lo. Mas, quem sabe, diversificamos as atividades, por turma. Normalmente, a música proposta passa sempre nas minhas turmas, (...) [Comentário completo]
A partilha de sugestões de atividades e a reflexão sobre as metodologias de ensino têm sido enriquecedoras e muito pertinentes. Há que continuar. [Comentário completo]
A homenagem a este vulto da nossa literatura constitui uma excelente oportunidade de os nossos alunos conhecerem a obra deste escritor. A proposta de atividade é interessante. [Comentário completo]
A reflexão sobre a vida é um exercício muito pessoal e que vai ganhando mais sentido, à medida que vamos amadurecendo. Observar estes poemas, nossos conhecidos ( ou não) relembra-nos que outros antes de nós já se debruçaram sobre o mesmo tema, cujas opiniões e considerações se publicaram. Os nossos (...) [Comentário completo]
A aprendizagem dos alunos não depende apenas do "sentido" que reveste o ensino. Há vários fatores que influenciam a aprendizagem... O cognitivo é disso exemplo, o método de trabalho e os hábitos de estudo, entre outros. Concordo, contudo, que o CEL seja contextualizado e reconheço que este facto sej (...) [Comentário completo]
Agradeço à equipa as propostas.Gostei imenso. São divertidas! Vou experimentá-las. [Comentário completo]
Estes poemas exprimem a força e o poder da palavra, sobretudo o primeiro. O conteúdo é sempre atual. A subjetividade da mensagem poética confere diferentes, aproximadas ou não, interpretações. Como referi em relação aos poemas anteriores, seria interessante a leitura destas seleções pelos nossos alu (...) [Comentário completo]
Já fiz oficinas de escrita. Estas são das atividades mais desafiantes para os alunos, pela dinâmica do próprio processo. É curioso como os alunos, para além da nossa orientação, detetam palavras que podem suprimidas, ao reverem os seus textos. [Comentário completo]
Na nossa escola, as turmas, no âmbito do Projeto Curricular de Turma, fizeram diversas atividades, tais como crosswords, wordsearch,... Vários alunos foram mascarados e houve pintura de desenhos e recorte de imagens alusivas ao tema. [Comentário completo]
As propostas apresentadas pela equipa elencam várias das atividades que costumo fazer nas aulas com os meus alunos. Ora observam imagens numa ficha, num powerpoint ou em flascards para identificar a ação praticada. De seguida, há exercícios de treino descrevendo a rotina diária na 1ª e na 3ª pessoas (...) [Comentário completo]
Cada um dos poemas nos permite refletir em diversas questões. Pedir aos alunos a sua análise será interessante. Que nos dirão? [Comentário completo]
Gostei da ideia de mostrar aos alunos a forma como se escrevia em Portugal no início do século XX. Os nossos alunos precisam conhecer a vertente dinâmica da nossa língua e a sua evolução ao longo dos tempos. Certamente que a resistência inicial se dissiparia, se entenderem que estamos a marcar o nos (...) [Comentário completo]
Agradeço a lista de atividades partilhada e proposta. Já fiz diversas atividades. O desfile, o concurso de melhor máscara, ilustrações, leitura de textos alusivos ao tema e a visita à "sala dos horrores". Houve, nesta última, o envolvimento particular dos colegas de Educação Visual e Tecnológica e o (...) [Comentário completo]
Este tipo de ações é sempre muito positivo. Trocam-se experiências, renovam-se aprendizagens e novas estratégias de ensino. [Comentário completo]
Achei o vídeo engraçadíssimo. E o vosso post retrata muito bem que a comunicação e o entendimento entre diferentes povos e culturas suplantam a linguagem verbal. Porém, a eleger aquela que continua a ser um meio de comunicação universal e, acima de tudo, uma ferramenta de trabalho, o Inglês é inequi (...) [Comentário completo]
Será um recurso útil para a preparação das aulas do próximo ano letivo. Obrigada. [Comentário completo]
Será um recurso útil a considerar na preparação das aulas do próximo ano letivo. Obrigada. [Comentário completo]
Concordo com todas as razões evocadas. O manual oferece diversas sugestões de trabalho, de recursos. Está organizado e estruturado de uma forma coerente e orienta os alunos na construção do seu conhecimento, nesta disciplina, de forma autónoma e congruente. [Comentário completo]
São várias as razões para se eleger este manual e estas são sobejamente conhecidas e explicitadas on-line, pelos colegas. Na minha opinião, o facto de ter sido elaborado com minucioso rigor e refletir as orientações do NPPEB é importantíssimo ser salientado. Trata-se de um projeto completo. Apresent (...) [Comentário completo]
Considero o jogo uma maneira ótima de conduzir os alunos a testarem os seus conhecimentos sobre a disciplina e monitorizarem os seus progressos, de uma forma autónoma e lúdica. Bem pensado e excelente proposta. [Comentário completo]
Qualquer um destes temas é suscetível de uma boa troca de impressões entre professores. São temas atuais e intessantes. [Comentário completo]
Analisei a "Aula Digital" e parece configurar um ótimo recurso de um projeto muito completo. Possui áreas variadas de exploração pelos docentes. Este recuro vem otimizar as aulas, enriqecendo-as, e dispor de mais ferramentas de trabalho aos colegas. [Comentário completo]
Considero o recurso apresentado muito bem pensado. Permite ao aluno verificar as aprendizagens realizadas e monitorizar as mesmas, de forma lúdica. Excelente forma de motivação para os alunos. [Comentário completo]
O conteúdo da "Aula Digital" é muito completo e permite uma exploração e otimização pessoal. Muito útil a todos os professores. [Comentário completo]
Este manual oferece múltiplos recursos de exploração ao professor. Para além disso, é muito completo, quer do ponto de vista de diversidade textual, quer do ponto de vista das oficinas de escrita, entre outros pontos. Destaca a aula digital que é uma ferramenta inovadora e muito motivadora. O que ma (...) [Comentário completo]
O manual parece estar preparado para oferecer aos professores de História e Geografia de Portugal um conjunto de ferramentas diverso e muito abrangente. Saliento a "aula digital" que será, certamente, muito interessante para os alunos e para os professores. Aprecio também a metodologia utilizada na (...) [Comentário completo]
Pelo que observei no vosso projeto, sem dúvida que o enfoque é dado à motivação dos alunos, ao seu envolvimento na disciplina e às suas aplicações no mundo prático dos alunos. Os professores são dotados de recursos variados que, sem dúvida, enriquecerão as suas aulas. [Comentário completo]
Concordo com o conteúdo do post. "Mais importante que o DT é o Programa. O manual deverá respeitar os princípios aí enunciados, tanto os de natureza didático-pedagógica nas abordagens à leitura, à escrita, à oralidade e ao CEL, como os de natureza científica." Os manuais devem respeitar integralment (...) [Comentário completo]
O meu comentário consiste, tão somente, em congratular a equipa pelo manual desenvolvido. Já analisei o manual e considero-o um reflexo do PPEB e de tudo o que é suposto desenvolver: desde a seleção de textos ( das diversas tipologias ) até à organização do manual. Apreciei bastante o apêndice grama (...) [Comentário completo]
A apresentação do manual permite visualizar vários aspetos que foram tratados e abordados ao longo deste projeto. Parece-me muito bem conseguido.Congratulo todos os que estiveram envolvidos na elaboração deste trabalho! [Comentário completo]
Apreciei a forma de sintetizar a informação. Os alunos entendem e torna-se mais fácil de apreenderem e relacionarem a informação. Gostei da proposta de ficha de autoavaliação. Tem exercícios diversificados. [Comentário completo]
O projeto apresenta-se de forma completa e bem estruturada. Aguarda-se o momento da apresentação do mesmo para manusearmos e observarmos todo o seu conteúdo integralmente. Pela evolução do projeto e do que tem sido apresentado, será um manual de sucesso. [Comentário completo]
Os alunos devem conhecer, realmente, a história da comunidade onde se encontram inseridos. Sem dúvida! Aliás, começando pela História da própria família e articulando-a com o local onde habitam, se possível. Devem iniciar a curiosidade histórica pela vertente particular e então alargá-la à perspetiv (...) [Comentário completo]
O título está em conformidade com os objetivos da equipa: simples, despretensioso e sintético. Concordo com esta proposta. Quanto à capa, também ela reflete o conteúdo do manual. Porém, sugeria uma capa mais arrojada, com uma cor de fundo (ou cores) mais "fortes". [Comentário completo]
Pelo que analisei no conteúdo do livro apresentado pelo colega e atentando nas citações de alguns nomes ligados à pedagogia, verifico que esta é mais uma ferramenta útil disponível aos professores. "Promover o ensino-aprendizagem numa perspectiva de diferenciação pedagógica" é uma frase polémica. Co (...) [Comentário completo]
Os planos de aula são uma ferramenta útil. Estão elaborados de forma muito prática e rigorosa. São mais um recurso a considerar. [Comentário completo]
Concordo, em absoluto, numa reorganização do programa da disciplina. Ao longo dos anos, verificou-se a redução da carga horária, mas não do programa. Ora, esta redução impõe-se. Advogo, igualmente, a valorização do indivíduo e menos das massas. [Comentário completo]
O ambiente digital é não só o futuro, mas já uma realidade em muitas escolas. Ao se prepararem manuais que perspetivam a nova era do ensino, estar-se-á a dar segurança e confiança aos professores para trabalharem num novo contexto. [Comentário completo]
Considero muito importante este recurso. Os leques de oferta das formações sobre este recurso estão a ser cada vez mais difundidas e acredito que a prática docente se enriquece com o advento destes quadros. [Comentário completo]
Mais uam vez, muito obrigada pela imensa partilha de recursos que a equipa tem divulgado e disponibilizado à comunidade educativa. [Comentário completo]
A opção tomada agrada-me. As imagens e atividades propostas na página à direita complementarão a informação apresentada previamente. [Comentário completo]
Mais uma vez, obrigada pela partilha. São ferramentas valiosas para as aulas de História! [Comentário completo]
Gostei da capa. Evidencia a diversidade de conteúdos e competências constantes do manual. [Comentário completo]
Ao analisar este post, concluí que a maior parte destes conselhos não se restringe à disciplina de História, mas a todas. Os alunos devem estar motivados. Sabe-se que a aprendizagem assenta neste vector. Mas também o professor deve estar motivado, para poder gerar uma reação semelhante. E sabemos, i (...) [Comentário completo]
Considero a proposta da equipa útil. Agrada-me a ideia da criação dos testes para aplicar aos alunos no final de cada unidade. Na nossa prática diária este tipo de instrumentos constitui uma mais-valia e que mune o docente de mais recursos didáticos e pedagógicos. [Comentário completo]
As turmas têm interesse sempre que as aulas sejam dinâmicas e originais. Há alunos cheios de curiosidade pelo nosso passado e isso é manifesto na sala de aula, pelas questões que fazem e pelos trabalhos que realizam. [Comentário completo]
Conheço materiais que seguiram esta estratégia e a prática revelou que os alunos acabavam por "repetir" alguns exercícios, distinguindo-os o grau dificuldade, apenas. No entanto, e não conhecendo um exemplo, penso que poderá ser positivo para os alunos, evitando eventuais estigmas, associados aos se (...) [Comentário completo]
O projeto apresentado está muito bem elaborado. Ensina-nos a realizar uma exposição com qualidade e articulação nas diversas vertentes. Vou considerar estas indicações em exposições futuras. [Comentário completo]
CEL
Semelhantemente às opiniões dos restantes colega, advogo o final do manual como espaço de registo de quadros-síntese do CEL. Concordo com a proposta de aludir às secções onde cada conteúdo foi abordado. [Comentário completo]
A disciplina de História e Geografia de Portugal está intrinsecamente ligada a muitas disciplinas do currículo nacional, atual. Por razões linguísticas, culturais, "hereditárias", há pontos comuns e complementares entre si. Essa faceta deve ser explorada e maximizada, sempre que é possível. [Comentário completo]
Desde a génese, tenho acompanhado o projeto do NPPEB e tenho frequentado formações e lido bastante sobre o assunto. O meu comentário visa reforçar o conselho a todos os docentes a estudarem o NPPEB, pois sinto que a implementação do Novo Programa se avizinha e ainda há alguns equívocos e dúvidas no (...) [Comentário completo]
Olá a todos. Acho interessante a vossa divulgação desta informação que é sempre útil. Não tenho blogue, mas considero a sua criação uma mais-valia, especialmente para dar visibilidade ao que é feito pelos alunos. [Comentário completo]
Nas aulas de História, como na maioria das disciplinas, a utilização das T.I.C. tem revolucionado a forma de ensinar e a forma de aprender. Os alunos elaboram trabalhos em Power Point para apresentação na sala aos colegas e ao professor, enriquecendo a forma de apresentação. Criando uma conta de e (...) [Comentário completo]
Na sequência do tópico em discussão, proporia à equipa que disponibilizasse um exemplo do que está contemplado na unidade inicial, no âmbito da avaliação diagnóstica. Assim como, as grelhas relativas à avaliação da leitura e da expressão oral. Assim, poderemos comparar materiais e opinar sobre as pr (...) [Comentário completo]
Em início de ano, é fundamental aplicar algum instrumento de avaliação, para aferir os conhecimentos e as competências dos alunos. Aplico sempre materiais de aferição a esse respeito que variam de ano para ano, na sua apresentação. A avaliação formativa é igualmente importante, para transmitir (...) [Comentário completo]
Os alunos não apresentam hábitos de leitura de poesia. E, sem dúvida, ganham gosto pela leitura deste género literário quando estabelecem com ele uma relação afetiva. Nas minhas aulas promovo essa relação. Um poema reflete sentimentos e pensamentos e é um modo de expressão, tal a pintura, a música, (...) [Comentário completo]
Mais uma vez, obrigada pela disponibilização destas informações e recursos para a comunidade dos professores de História. [Comentário completo]
Gostei das sugestões de blogues. São muito úteis. [Comentário completo]
Observei os links propostos. Embora sejam uma ferramenta interessante, estão em Inglês e a linguagem dos mesmos não se encontra muito acessível aos alunos desta faixa etária. Talvez seja importante ter este aspeto em linha de conta e apresentar uma ajuda aos professores de Inglês ou trabalhar muito (...) [Comentário completo]
Somos um país com muitos e bons leitores. A escola tem contribuído para fomentar e alimentar o gosto pela leitura. Os manuais escolares e as bibliotecas escolares têm uma enorme responsabilidade nesta área, para não referir o incontornável papel do professor. Costumo dinamizar a biblioteca de turma. (...) [Comentário completo]
Boa noite a todos. Apraz-me observar que a equipa continua a preocupar-se em reflectir no seu trabalho o que está preconizado no NPPEB. A escolha das questões e a metodologia utilizada é adequada ao ciclo de ensino, é diversificada e contempla a avaliação de várias competências. Apenas não concordo (...) [Comentário completo]
Caros colegas, o grande desafio tem sido a longa extensão do programa. A carga horária existente e a quantidade de temas e conteúdos a abordar exige um grande rigor na planificação anual. E, ainda assim, nem sempre se consegue cumprir o programa. [Comentário completo]
Congratulo a equipa pela iniciativa apresentada. É original e envolve a participação de todos os colegas interessados em partilhar as suas experiências. Os alunos adoram estar "in loco", observar os locais onde eventos históricos decorreram e, sem dúvida, que as visitas de estudo são aulas "vivas" e (...) [Comentário completo]
Boa noite a todos. Acho interessantes as propostas apresentadas pela equipa. Penso que a oralidade, em sala de aula, deve ser sempre muito bem regulada e orientada. As sugestões apontam um caminho que poderá conduzir a uma importante reflexão social. Conseguir-se-ão atingir, a meu ver, dois objetivo (...) [Comentário completo]
Boa noite a todos. Analisei o post e o conteúdo deixado pela equipa. Creio que os alunos ficarão a entender, de modo claro, a definição de texto argumentativo e a sua função. Na minha análise, os exercícios propostos enquadram-se plenamente no previsto pelo Novo Programa. [Comentário completo]
O tópico abordado é muito pertinente e a exemplificação favorece um melhor entendimento do mesmo. [Comentário completo]
Não serão só os professores que se adaptarão à nova terminologia: os alunos também. Os exemplos dados são claros, mas os alunos deverão treinar bastante para se habituarem a novos termos, embora alguns termos já sejam familiares a professores que já passaram por algumas reformas do ensino. [Comentário completo]
As estratégias referidas remetem para práticas já efectuadas. As bibliotecas de turma, os contratos de leitura, o contacto com os livros, a frequência da biblioteca e até encontros com autores, aproximam os alunos dos livros. Sem dúvida, a leitura pelo prazer de ler é o primeiro passo para a real (...) [Comentário completo]
Ao analisar o projecto, na sua íntegra, saúdo os autores pelo resultado final. Ressalta a boa organização do manual e das suas diversas componentes. Existem mais-valias para os alunos e para os professores, na adopção deste manual. Excelente trabalho. [Comentário completo]
Os exemplos apresentados suscitam o riso e são interessantes para apresentar aos alunos e explorar cada situação. [Comentário completo]
Ao analisar o ponto de vista da autora, não posso deixar de me identificar com as ideias que por ela defendidas e propostas. Há, no entanto, algo que deve ser igualmente analisado: a carga horária semanal da disciplina de Português. As técnicas de ensino e aperfeiçoamento da escrita são exigentes (...) [Comentário completo]
Este livro parece ser um valioso contributo para nos ajudar a desenvolver novas estratégias de escrita com os nossos alunos. Não esquecer que a escrita reflecte sempre o pensamento. Um conjunto de mecanismos mentais, entre outros. Dominar técnicas, escrever com fluência e clareza, com riqueza voca (...) [Comentário completo]
Achei muito interessante o post desta semana. O princípio da cooperação estabelece as regras que todos devemos aplicar para criarmos, com os nossos alunos, um contexto de comunicação correcto e adequado. A interacção verbal é das áreas mais complexas de trabalhar em sala de aula. Sem dúvida, que se (...) [Comentário completo]
O manual apresenta muito bem os conteúdos. Gostei da forma como são realçados os conceitos a reter e gostei, igualmente, das sugestões dadas em nota de rodapé aos colegas. Continuação de um bom trabalho! [Comentário completo]
A obra referida remete para técnicas clássicas de ensino de escrita, incluindo as três fases citadas, muito familiares dos professores de Língua Portuguesa. Ou de qualquer língua, neste caso. A escrita ocidental obedece aos mesmos princípios de ensino, salvaguardando as especificidades intrínsecas a (...) [Comentário completo]
A construção de sentidos pelo aluno deverá ser uma das principais metas a atingir. Já o é, na realidade. O que sucede é que há uma rede de apoio, uma orientação talvez demasiada rígida para encaminhar o aluno. Sendo um poema um produto subjectivo, uma das maneiras de motivar os alunos para a abor (...) [Comentário completo]
A minha preferência recai também sobre a capa 3. Considero-a mais "leve" relativamente à capa 1. E as imagens são bastante representativas da nossa História. Elas próprias parecem contá-la. [Comentário completo]
Creio que todas as considerações feitas oficialmente acerca da construção de manuais serviram, antes de mais, para se reflectir no trabalho desenvolvido. A partir daí, e porque o caminho se faz caminhando, acredito que alguns manuais foram integrando novas ideias, novas propostas e tendências e outr (...) [Comentário completo]
Cara equipa, tenho de vos congratular mais uma vez e, como sempre, de forma absolutamente sincera por vários motivos: o vosso profissionalismo pela busca do rigor e da qualidade são uma constante preocupação; as ilustrações são magníficas, pelo realismo e beleza do traço empregue ( as técnicas são r (...) [Comentário completo]
Obrigada à equipa de autores a excelente proposta de leitura, pois pela sua actualidade e relevância constituirá mais uma mais-valia na auto-formação de todos os docentes que a buscam. [Comentário completo]
Semelhantemente à colega Lurdes Ferreira, também os meus alunos estudam algumas das classes de palavras, através da memorização, tais como as preposições e as conjunções. Rapidamente os alunos as aplicam em adequado contexto, compreendendo o que estão a aplicar. Relativamente ao comentário da coleg (...) [Comentário completo]
Os alunos portugueses estão a chegar ao ensino universitário com défices a diversos níveis, o que não é exclusivo dos cursos de Letras. Há que repensar modelos de ensino, a nível estrutural. A iniciar no pré-escolar. Portanto, há outras conclusões a tirar, que não as gramaticais... Defendo o ensino (...) [Comentário completo]
Os alunos levam diariamente muitos livros na sua mochila para a escola. Muitas vezes, para além do manual, levam ainda o caderno de actividades, que será necessário. Proponho que se existir um instrumento de apoio - como este último que enunciei, sugiro que seja leve, composto por fichas de auto-ava (...) [Comentário completo]
Este projecto permitiu aos professores pronunciarem-se sobre o mesmo, comentando-o, fazendo propostas, que terão sido consideradas, certamente, sempre que tal se revestiu de pertinência. A troca de impressões foi sempre estimulante e terá enriquecido os eventuais reajustamentos do manual que se pre (...) [Comentário completo]
O rigor das imagens a apresentar, seja sob a forma de mapa ou tabela, é fundamental no manual de História e Geografia de Portugal. O que acontece com estas imagens. Os alunos deverão ser capazes de interpretar a imagem que terão diante de si e relacionar os dados iconográficos com os textuais. [Comentário completo]
Original, sucinto e actual. Resume uma das metodolgias de construção deste manual, a interacção on-line e remete para novas metodologias de trabalho com os alunos. [Comentário completo]
Faz todo o sentido e completa o manual, se este se apresentar como um produto que serve, não só a compreensão e expressão escrita, mas também a oralidade nas mesmas vertentes. A oralidade nada mais é, senão a expressão de um raciocínio que activa mecanismos que tradicionalmente são objecto de ava (...) [Comentário completo]

Os três anexos correspondem a três momentos essenciais no ensino do CEL. Os alunos têm vantagem em beneficiar de um ensino autónomo e outro em contexto de utilização, dos conteúdos gramaticais aprendidos. Assim, sim, serão os tais falantes competentes que todos almejamos. Continuação de bom (...)
[Comentário completo]
Considero bem estruturado o exercício apresentado pela equipa. Contudo, o manual que tem o seu foco nos alunos, como é desejável, não deve contraiar as orientações do programa, no que respeita ao tratamento do CEL. Apesar de este progredir, ao longo da vida de um indivíduo, ele deve ser treinado, (...) [Comentário completo]
Sugiro, neste âmbito, a inclusão de materiais de suporte digital. Materiais que complementem o manual e/ou que constituam uma segunda opção, relativamente ao desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem. [Comentário completo]
O manual parece estar a ser construído de forma muito apelativa. Todos os pormenores estão a ser estudados. Gosto bastante da proposta de grafismo apresentada. Boas Festas a todos! [Comentário completo]
A expressão escrita nada é mais do que a expressão e a organização do pensamento de todos nós. Sucede frequentemente na nossa prática lectiva depararmo-nos com insuficiências a esse nível, quer ao nível da ortografia, como ao da sintaxe. As repetições desnecessárias e o parco vocabulário abundam. (...) [Comentário completo]
A componente lúdica é fundamental nas faixas etárias a que se destina este manual em construção. É uma excelente forma de motivar os alunos para a disciplina e de colocarem em prática os conhecimentos que adquiriram. [Comentário completo]
Proponho aos autores a criação de um espaço de auto-avaliação, com a auto-correcção incluída, em lugar considerado pertinente. Deste modo, esta será mais uma ferramenta ao dispor dos alunos, que lhes permitirá desenvolver diversas competências, tais como a autonomia e ao mesmo tempo aferir o seu ní (...) [Comentário completo]
A edição do professor deve ser o mais rica possível, apresentando propostas de didactização de alguns conteúdos, incorporando recursos multimédia. [Comentário completo]
Considero a distribuição do mancha textual correcta e harmoniosa. Contudo, apostaria na substituição das ilustrações, por fotografias, na sua maioria. Ou, alteraria o tipo de gravura, tornando-a mais arrojada. Torna-se mais real, mais atractivo e menos infantilizante para os alunos desta faixa etár (...) [Comentário completo]
Aprecio e vejo vantagens nas duas formas de síntese apresentadas, embora prefira o modelo A, para "arrumar" as ideias dos alunos e de forma a relacionarem os vários assuntos. O modelo A facilita a compreensão da relação entre o que foi estudado; há alunos que fazem esquemas da matéria estudada, d (...) [Comentário completo]
A minha escolha recai sobre esta ilustração. Dado que se trata de um texto de Miguel Torga, autor para a maioria dos alunos do 7.º ano, desconhecido, a ilustração A poderá ter sido concebida com técnicas mais próximas da época a que o texto remonta. No entanto, esse aspecto deve ser transmitido aos (...) [Comentário completo]
Depois de ler os excertos, analisar as imagens e pensar nas faixas etárias dos nossos alunos, no 7º ano, penso que a lustração C é a mais adequada. Tem uma imagem muito expressiva e que indiciará aos alunos, de forma quase imediata, o tema central da acção. Além disso, a ilustração apresenta beleza (...) [Comentário completo]
Todas as questões aqui formuladas revelam uma preocupação com a metodologia de ensino praticada, de forma a criar as condições ideais de ensino e aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Quanto a uma das questões, creio que devem coexistir questões de graus de complexidade diversos, pois temos (...) [Comentário completo]
Os alunos poderão contactar com autores contemporâneos e clássicos. Muito bem, equipa. Sugiro que incluam uma pequena biografia sobre cada autor, propostas de abordagem das obras e alguma bibliografia sobre os mesmos. [Comentário completo]
A ideia de adicionar um glossário é muito útil. Constitui um importante apoio na compreensão dos enunciados escritos e na aquisição de novos conceitos. Bom trabalho a todos. [Comentário completo]
Uma forma muito simples e atractiva de abordar poesia, em sala de aula, consiste na audição de uma música. Os alunos adoram música e se entenderem que a maior parte das músicas que ouvem, é poesia cantada, com ritmos musicais diversos ( aqui o gosto não é sequer discutível, a meu ver), de certeza qu (...) [Comentário completo]
Há diversas estratégias possíveis e passíveis de implementar a compreensão da leitura, passando pela resposta a um questionário, à confirmação/correcção de afirmações acerca do texto, entre tantas outras. Relativamente às propostas apresentadas pela equipa, creio que são adequadas, em meu entender (...) [Comentário completo]
Agradou-me a proposta apresentada, a qual permite diferentes abordagens, promovendo a flexibilidade não só decorrente da gestão (flexível) do currículo como também a abordagem que cada professor pretenda adoptar. [Comentário completo]
Creio que é naturalmente pertinente a inclusão de sugestões para realizar a pré-leitura, assim como as actividades a realizar durante e após a leitura. A sugestão apresentada pela equipa, concretizada, é semelhante ao processo de investigação: recolha de dados, formulação de hipóteses e posterior (...) [Comentário completo]
Considero muito importante a leitura recreativa, cuja leitura é feita pelo mero prazer de ler. A carga horária da disciplina nem sempre é facilitadora da dinamização que os professores desejariam promover. Algumas estratégias poderão ser incluídas no novo manual, de forma a integrar mais facilmen (...) [Comentário completo]
Creio que a planificação apresentada constitui um meio facilitador de cumprir o extenso programa. [Comentário completo]
O cumprimento do que o programa preceitua, nomeadamente no que respeita ao contacto dos alunos com conteúdos tão actuais, como os apresentados, parece-me uma boa opção. Os textos não literários captam com especial rapidez a atenção dos alunos. Além da articulação entre competências, sobressai a refl (...) [Comentário completo]
Os alunos tomarão contacto, certamente, com um corpus textual manifestamente mais diversificado e abrangente: haverá lugar para autores clássicos e contemporâneos, em todos os géneros literários. Os alunos ficarão a ganhar, se optarmos por um corpus textual variado. Valerá a pena arriscar nomes e ob (...) [Comentário completo]

Estimada equipa:
Sem dúvida que iniciar um novo ano de escolaridade revendo o que foi leccionado anteriormente, reveste-se de grande eficácia, além de ser uma lógica pedagógica. Os alunos aprendem que todo o conhecimento é relacionável e não independente e compartimentado. E a sedimentação qu (...) [Comentário completo]

Relativamente à questão colocada pela equipa, no que respeita à atribuição de responsabilidades no que concerne à selecção de conteúdos a leccionar, por ano, creio que a resposta reside na flexibilidade do currículo. Perante um facto, que se chama "Exame Nacional de 9.º ano", creio que as escolas d (...) [Comentário completo]
Cara equipa:
Senti-me tentada a votar a favor da vossa proposta. Porém, discordo parcialmente e passarei a expor a minha opinião. Atendendo ao facto de trabalharmos com os nossos alunos, numa lógica de ciclo, isto, num crescente e encadeado processo, que se reflectirá nos perfis de saída dos nos (...)
[Comentário completo]
Um dos pressupostos preconizados pelo Novo Programa é a valorização deste, independentemente dos recursos didácticos utilizados pelo professor. Entre estes, inclui-se o manual escolar. Este último não deve, jamais, sobrepôr-se ao Programa, propriamente dito. As expectativas face ao novo manual incid (...) [Comentário completo]
A actual revisão programática prevê, e muito bem, a manutenção de conteúdos programáticos que não devem ser ignorados, não obstante a óbvia reestruturação que o Novo Programa apresenta. O que, de facto, parece mudar são as abordagens a esses conteúdos, as quais se justificam pela sua adequação à rea (...) [Comentário completo]
Ao rever o Novo Programa, detive-me num ponto que considero essencial e pertinente, o qual gostaria de compartilhar, visando uma reflexão conjunta. Sendo, no nosso sistema educativo, a língua de escolarização o Português, este assume-se como um elemento de "capital importância" no processo de ensino (...) [Comentário completo]
A tónica deste projecto é colocada no elemento que a este preside: ser pensado, reflectido, discutido e criticado, por professores, os quais serão, cumulativamente, alvo da construção deste instrumento de trabalho. Será pertinente sugerir que se reflicta sobre as especificidades da Língua Portuguesa (...) [Comentário completo]
Este projecto assume um carácter inovador: a participação activa dos professores. Estes poderão conhecer o projecto e opinar criticamente sobre ele, contribuindo para a construção de um produto final de excelência. [Comentário completo]