Comentários (6)
(Comentário mais recente)
Gostei muito da subunidade e acho que vou seguir o seu exemplo para o meu oitavo ano. No entanto, sinto que os autores querem abranger demasiados aspectos através da análise dum só texto narrativo. Penso que é muito abrangente trabalhar as figuras de estilo, os conectores, os pronomes, as formas ver (...) [Comentário completo]
Gostei das actividades propostas mas parece-me que os alunos devem ter um papel ainda mais participativo na construção destas estratégias. Seria possível dar "dicas" aos alunos para estes formularem eles mesmos as questões" de compreensão dum texto, levando-os a explicitar os processos de coesão e c (...) [Comentário completo]
As actividades de pré-leitura e de pós-leitura são fundamentais e as propostas aqui apresentadas são muito adequadas. No entanto, parece-me que a escolha do texto não terá sido a mais feliz para alunos do 7.º ano. Concordo com a escolha de textos retirados dos mass media (isto é, autênticos) e que d (...) [Comentário completo]
A iniciativa de falar de livros, "brincar" com eles, elaborar actividades dentro e fora da aula com eles deve pertencer ao professor. Mas, um manual pode e deve dar sugestões que venham ao encontro dos guiões de leitura que apresentam, dos textos que incluem e das diferentes oficinas de escrita, lei (...) [Comentário completo]
Escolher significa pôr de parte textos interessantes. É bom pensar nas expectativas dos jovens leitores e estimular o seu interesse pela leitura. No entanto, não nos devemos limitar a facilitar o seu caminho na leitura através da escolha de livros fáceis, banais e sem qualquer mais-valia artística. (...) [Comentário completo]
Os manuais de LP devem incluir material de trabalho que envolva uma maior participação e autonomia dos alunos. Já não basta escolher textos e fazer questionários. É necessário prever o uso de textos actuais dos media e da literatura mais recente. Seria interessante criar uma base de dados interactiv (...) [Comentário completo]