Comentários (9)
(Comentário mais recente)
Considero positivas todas as ferramentas que nos auxiliem na tarefa de levar os nossos alunos a escrever melhor e a presente obra parece interessante. Contudo, como já referiu uma colega, é preciso tempo para a escrita. Na minha escola, no 8.º ano, temos mais 45 min. por semana, que são dedicados à (...) [Comentário completo]
Muito interessante o tema desta semana e Grice é um autor a reter. Numa linha semelhante, permitam-me que sugira a obra "Las Cosas del Decir – Manual de análisis del discurso" de Casalmiglia e Túson. Continuação de bom trabalho. [Comentário completo]
Muito bem conseguidos, os materiais agora apresentados. Apreciei particularmente a ideia de diferenciação (positiva) que os estrutura. Discordo, contudo, de algumas das opiniões entretanto apresentadas por algumas colegas. Por que não incluir as soluções no final do manual se isso contribuir para o (...) [Comentário completo]
Nada a opor à integração de materiais relativos à compreensão e expressão do oral embora, pessoalmente, ache que é um pouco "chover no molhado", se me permitem usar a expressão. Um dos problemas é o tempo disponível para avaliar esse domínio (sei de escolas que, para contrariar este argumento,  (...) [Comentário completo]
Congratulo os autores do manual pela pertinência e qualidade das actividades propostas (texto incluído!), muito na linha das que são parte integrante das provas de aferição internacionais (PISA e afins). A promoção deste tipo de actividades, através de um recurso sobejamente utilizado, como é o manu (...) [Comentário completo]
De todos os assuntos em destaque, o que oferece mais problemas é a eventual opção por bandas laterais com os cenários de resposta e/ou opções metodológicas extra. A experiência diz-me que os alunos (sobretudo os de 7.º, pela sua imaturidade não encaram seriamente esse tipo de manuais que parecem ret (...) [Comentário completo]
As actividades das quais discordei foram as de pré-leitura porque, tal como afirmei anteriormente, considerei-as demasiado evidentes. Relativamente às minhas práticas: quando inicio, por exemplo, um conto, peço sempre aos alunos que, a partir do título, escrevam uma pequena frase sobre o que conside (...) [Comentário completo]
Parece pertinente que um manual integre diversas estratégias de leitura visto que a ordem de leitura deve ser dada da forma mais clara possível (ler para quê? Com que objectivo?). Contudo, no exemplo apresentado, as duas actividades que são sugeridas parecem um pouco óbvias e, por esse motivo, serã (...) [Comentário completo]
Se o que se pretende é inovar, com qualidade, parece pertinente incluir actividades que promovam a avaliação formativa. Ou seja, ao invés dos "velhos" testes de auto-avaliação que, por regra, se situam no final de cada unidade temática e que, embora se auto-designem "formativos", se limitam a mimeti (...) [Comentário completo]