Comentários (173)
(Comentário mais recente)
Cara Professora Ana Maria Mendes Soares Leitão,

Os testes de diagnóstico de 7º, 8º e 9º ano do projeto Entre Palavras já se encontram disponíveis, aqui, no site Manual Escolar 2.0.

Cordiais cumprimentos
Equipa Manual Escolar 2.0
[Comentário completo]

Cara Isabel Rodrigues, problema ultrapassado, já tem a planificação global em seu poder.

[Comentário completo]

Caro António Soares de Albergaria,

Supomos que este assunto já esteja resolvido. Certo?
[Comentário completo]

Cara professora Isabel Machado,

Muito em breve, e antecedendo a versão impressa, iremos disponibilizar online a nova edição do manual Entre Palavras 8, reformulado de acordo com as Metas Curriculares, (...) [Comentário completo]

Obrigada, Ana Cristina! Use-os e depois dê-nos os eu feedback, pode ser? Obrigada pelos seus contributos! Um abraço [Comentário completo]
Sim, Alexandra, concorremos com tantas “escolas paralelas” que temos de estar sempre muito atentos! E pedimos-lhe que continue com os seus comentários: eles fazem-nos muito felizes! Um grande abraço [Comentário completo]
Cara Luísa, tal como referimos à Ana Cristina, pensamos nisso ao escolher o Miguel. Ainda bem que também gostou da ideia! E foram exatamente os motivos que enunciou que nos levaram a levar para a frente esta ideia! Obrigada pelos seus comentários! Um grande abraço [Comentário completo]
Sabe, Ana Cristina, também pensamos nisso quando escolhemos o Miguel! Ele já tinha dado provas, em festejos a nível de escola, de ser muito carismático entre a população estudantil feminina! E gostamos muito do resultado! Obrigada pelo seu comentário! J Um grande abraço [Comentário completo]
Obrigada, Alexandra, ficar-lhe-emos muito gratas se o fizer! Um grande abraço [Comentário completo]
Obrigada, Luísa Rodrigues, pelas suas elogiosas opiniões! São um grande estímulo para nós! Ficamos muito contentes por a Luísa ter gostado do nosso “Grammar, Films and Rock’n’Roll! Deu-nos muito prazer pesquisar e construí-lo, passo a passo, também com as opiniões dos colegas. As reações têm sido mu (...) [Comentário completo]
Ainda bem que gostou, Ana Moura! Esperamos que o conteúdo também lhe agrade! J Continue a enviar-nos as suas opiniões! Um abraço [Comentário completo]
Obrigada, Alexandra, pelas suas opiniões tão pertinentes! Continue a enviar-nos os seus pontos de vista: são fundamentais para nós! Um abraço [Comentário completo]
Obrigada, Virgínia, para nós é muito importante que os colegas gostem! É para si e para os nossos outros colegas e alunos que damos o nosso melhor! Obrigada e continue a enviar as suas opiniões! Um abraço [Comentário completo]
Obrigada Joana e Alexandra. O conto “Making a Difference”, de Nalat Phanit é uma pequena pérola repleta de mensagens positivas, estamos certas, irá chegar ao coração dos/as alunos/as. [Comentário completo]
Caro Arlindo Montez
Muito obrigado pelo seu comentário. Dada a sua dúvida, que também pode ser de outros(as) colegas, vamos fornecer a resolução do argumento num novo post. Domingos Faria
[Comentário completo]
Os 50 primeiros participantes neste passatempo foram identificados e os livros estão a ser enviados.

Esperamos que tenham boas leituras!
[Comentário completo]

Liliana, tem razão, essa página não está muito apelativa, mas pretendeu-se ir ao encontro do que está definido nas METAS e ser informativa. No entanto, o manual apresenta depois outras tarefas que suavizam de algum modo essa página. Por outro l (...) [Comentário completo]

Obrigada a todas pela participação e pelas estratégias e atividades fantásticas que partilharam connosco. Serão, de certo, sugestões a considerar para o Bridges 11.
Concordamos com a apresentação do vocabulário em contexto e em chunks, como referiu a colega Joana de Sousa, e (...) [Comentário completo]

Cara Zélia,
Concordamos consigo: o Guy Fawkes tem sido um pouco desprezado pela maioria dos professores. Para além disso, há pouca informação nas escolas acerca desta festividade. Este ano quisemos abandonar o Halloween e incidir no Guy Fawkes, pois, como deve saber, reina alguma controvérsia, e (...)
[Comentário completo]
Fernanda, agradecemos os seus comentários e principalmente a sua sugestão de aproveitar a área de uma figura plana para a diferenciar do perímetro. Na verdade, temos algumas tarefas no capítulo com esse objetivo. Não o fizemos na tarefa que anexámos, sendo certo que o professor pode sempre aproveita (...) [Comentário completo]
Cara Professora,

Os vencedores do passatempo do Dia do Professor foram anunciados no post Vencedores Passatempo Dia do Professor que está atualmente na homepage do Manual Escolar 2.0.

Saudações cordiais,
A Equipa Manual Escolar 2.0
[Comentário completo]

Cara colega, agradecemos os comentários feitos.

Sobre «quando» e «como» enquanto advérbios relativos há sempre alguma controvérsia, dado o conhecimento normalmente estabelecido de que são ou advérbios interrogativos (em posição inicial ou final de frase) (...) [Comentário completo]

Caro Ulisses,
É com grande satisfação que o voltamos a encontrar neste espaço. Disponibilizamos-lhe e aos restantes professores interessados a tabela de sistematização sobre o “Advérbio”  [Comentário completo]

Cara Sónia Pinho,
É com satisfação que sabemos que trabalha, atualmente, com o Entre Palavras. Respondendo à sua questão, os testes elaborados segundo o modelo GAVE estão disponíveis em Word na plataforma 20 Aula Digital. Recomenda (...) [Comentário completo]

Isabel,
Agradecemos o seu comentário, muito oportuno, visto que há mais colegas que se interrogam acerca das referências ao programa de 2007 feitas no atual Mp.5, quando existe agora um programa novo (homologado a 17 de junho de 2013).
Na verdade, quando reformulámos o Mp.5 ainda o programa (...) [Comentário completo]

Cara Professora Maria de La Salete Carrilho. Irá ser contactada pelo Serviço de Apoio ao Professor Sebenta, para resolver o seu problema de acesso à plataforma 20 Aula Digital. Cordiais saudações. [Comentário completo]
Cara Professora Ana Leitão. Irá ser contactada pelo Serviço de Apoio ao Professor Sebenta, para resolver o seu problema de acesso à plataforma 20 Aula Digital. Cordiais saudações. [Comentário completo]
Cara Professora Ana Leitão.
Irá ser contactada pelo Serviço de Apoio ao Professor Sebenta, para resolver o seu problema de acesso à plataforma 20 Aula Digital.
Cordiais saudações.
[Comentário completo]
Caros professores, pedimos que os comentários ao passatempo Agendas do Professor Sebenta sejam inseridos no respetivo post.
Muito obrigado pela vossa participação!
[Comentário completo]
Caros professores, pedimos que os comentários ao passatempo Agendas do Professor Sebenta sejam inseridos no respetivo post.
Muito obrigado pela vossa participação!
[Comentário completo]
Cara Professora Licínia Gomes
Muito obrigada pelo seu comentário. Desejamos igualmente que tenha um bom ano letivo e estendemos os nossos votos a todo o Agrupamento de Escolas da Abrigada.
A Equipa Manual Escolar
[Comentário completo]

Cara Sandra,
Muito obrigada pelas suas palavras, que confirmam a nossa convicção da qualidade deste projeto.
O pack do MP5 para o professor estará nas escolas no início de setembro.
Mas pode consultar desde já o conteúdo integral dos 2 volumes através do post Mp.5 – nova edição Metas/Pr (...) [Comentário completo]

Cara Professora Ana Paula Moreira,
Publicámos hoje um post com a planificação, em formato editável, da edição reformulada do Entre Palavras 7 -  “Planificação anual editável do novo Entre Palavras 7”. Convidamo-la a consultá-la a partir daí ou a descarregá-la para o seu computador.
Vot (...) [Comentário completo]

Cara colega Alice Malato
Nas sessões são referidos dois textos: exemplo de texto expositivo, que consta na p. 18, e exemplo de texto argumentativo, que conta na p. 128. Ambos servem de modelos e servem de base ao trabalho que se lhes segue em oficina de escrita. Esperamos termos esclarecido!  (...)
[Comentário completo]


Olá, Isabel! Fez bem em enviar-nos o seu comentário e esclarecemos o seguinte:

1 – O novo Programa que está em discussão pública, disponível no site (...) [Comentário completo]

Obrigada, Joana de Sousa, pela sua participação. Este recurso foi concebido para ser trabalhado pelo aluno individualmente, em casa, ou em grupo, na sala de aula. No caso de o aluno utilizar o recurso individualmente, poderá enviá-lo ao professor por e-mail. 
[Comentário completo]
Estimada Professora Luísa de Sousa Lima,
Agradecemos o seu amável comentário. De facto, gostaríamos de poder ir a todas as capitais de distrito – e não só! - mas a verdade é que há condicionalismos, incluindo de agenda, que não permitiram incluir Bragança no nosso calendário das sessões gerais. C (...)
[Comentário completo]
Estimada Professora,
 
Infelizmente não tivemos disponibilidade de incluir os Açores na nossa rota de ações de apresentação, por muito que nos penalize essa limitação.
 
Acredite que teríamos gostado muito de estar com os professores do Açores e entendemos o seu comentário e de (...)
[Comentário completo]
Cara Professora Lina Loureiro

Lamentamos que não tenha conseguido inscrever-se. Na verdade, as sessões têm estado muito cheias. Para que sessão tentou inscrever-se? Se ainda não aconteceu a sessão em que pretende participar, podemos ainda averiguar se há desistências.
Agradecemos as suas a (...)
[Comentário completo]

Caro Professor Miguel Gusmão,
Muito obrigada pela sua observação! Já corrigimos a gralha. Continuaremos a incluir materiais que julgamos úteis para os professores… sem gralhas. Continue connosco.
Cordiais saudações

A Equipa Manual Escolar 2.0

[Comentário completo]

Agradecemos a todos/as os/as colegas os comentários que nos foram deixando e as importantes sugestões dadas. O vosso feedback positivo deixou-nos ainda mais seguras de que estamos no caminho certo, embora (...) [Comentário completo]

Questões muito pertinentes que foram aqui lançadas pelos/as nossos/as colegas. Por um lado, a necessidade de insistir nos conteúdos gramaticais, base de todas as skills, e por outro o facto de a competência comunicativa não se esgotar no (ou restringir ao) conhecimento lexical ou gramatical.

(...)
[Comentário completo]
Não podemos deixar de agradecer aos/às colegas que aqui deixaram sugestões de outros sites, igualmente importantes e pertinentes. É com grande satisfação que verificamos que este site se impõe, cada vez mais, como um local de partilha de saberes entre colegas e ao qual se regressa na certeza de enco (...) [Comentário completo]

Pois é, mas temos de contar com a nossa realidade: não existe da parte da maioria das famílias e da sociedade em geral uma noção da importância da matemática na  formação dos seus educandos. Por outro lado, as solicitações fora da escola são muita (...) [Comentário completo]

Obrigada pela vossa participação no Manual Escolar 2.0.

Miguel, de facto, o programa limita-nos muitas vezes a escolha da leitura extensiva a trabalhar em sala de aula. Gostaríamos de poder ler (...)
[Comentário completo]
Cara Márcia, para nós é um prazer facilitar a prática letiva dos nossos colegas! Apareça mais vezes e faça comentários! Nós agradecemos! We wish your Christmas be filled with joy and happiness! 
Merry Christmas.
[Comentário completo]
Cara Filomena Gamboa, ainda bem que gosta de um tema que é particularmente querido para nós. As aulas de escrita criativa são extremamente gratificantes, especialmente para alunos com relutância inicial. E, sim, teremos o maior gosto em nos deslocarmos à sua escola. Agradecemos o seu comentário (...) [Comentário completo]
Cara Madalena, obrigada pelas suas palavras! Não se preocupe, a sua escola poderá contar com a nossa presença, mesmo que não tenha adotado o T@rget. Teremos o maior gosto em nos deslocarmos aí e partilharmos experiências! Apareça mais vezes. Um abraço [Comentário completo]

Cara Filipa Ferreira Capa, agradecemos o seu alerta e informamos que já poderá descarregar, no post completo, os teste do Livro Prático do Professor do 7.º ano em formato editável.  Conseguimos, entretanto, resolver esse problema técnico.
Os testes do Livro Prático do Professor do 8 (...) [Comentário completo]

O facto de este post suscitar tantos comentários comprova a importância da temática. Ficamos agradadas com o facto de as vossas reflexões irem ao encontro da nossa forma de pensar. Como bem referia a colega Elisabete Bárbara, os temas em si não são efémeros, mas o seu tratamento poderá sê-lo se não (...) [Comentário completo]
Colega Ana Cristina, ainda bem que gostou das nossas sugestões! Sim, concordamos que, muitas vezes, as turmas "enormes" funcionam muito bem se a relação que estabelecemos com elas é boa. Mas tem de concordar que as turmas mais pequenas poderão ser, à partida, mais produtivas. Quanto à homogeneidade, (...) [Comentário completo]
Colega Ana Cristina, ainda bem que está a gostar de usar o T@rget! Mas envie-nos mais comentários, queremos saber, para além do jogo, o que mais gostaram de fazer. Os alunos gostam do manual? Os textos são motivadores e acessíveis? Como faz a apresentação da sua gramática? As atividades de speaking (...) [Comentário completo]
O Bridges incluirá, naturalmente, registos áudio e exercícios de listening. O projeto está em elaboração e as nossas atividades sobre as componentes áudio e vídeo, de que falaremos mais à frente nesta comunidade mais alargada, estão a ser testadas, neste momento por colegas e pela equipa editorial. (...) [Comentário completo]
Caro colega,
É claro que a tabela estava com a incorreção que assinalou. Agradecemos a sua participação construtiva!

Cordiais saudações.

[Comentário completo]
Obrigada, Joana de Sousa e Isabel Reis pelas vossas excelentes sugestões, serão tidas em consideração. Esperamos continuar a contar com os vossos comentários tão pertinentes. [Comentário completo]
Obrigada, Rómulo Neves e Rosa Barros pelos vossos comentários. Eles espelham o que a colega Joana de Sousa já havia afirmado: "Não é fácil comentar a atividade sem saber o que a antecede ou a segue". Por isso, compreendemos a dificuldade da Rosa em fazer uma avaliação, dado que o grau de adaptação d (...) [Comentário completo]
Nas Metas Curriculares as conjunções coordenativas passaram, de facto, para o início do 3.º Ciclo. Continue a visitar este site, pois daremos destaque, sempre que oportuno, a temas atuais relacionados com o currículo da disciplina de Português, bem como a outros de âmbito didático, implicados na con (...) [Comentário completo]
Cara Maria Miguel Lencastre, No decorrer desta semana vamos reabrir o site. Pode, entretanto, acompanhar-nos no Facebook, em https://www.facebook.com/pages/Manual-Escolar-20/133651606826?ref=hl. Obrigado! A aquipa [Comentário completo]

Cara Maria Luís Belo, as Metas têm no corrente ano letivo apenas caráter facultativo. Só no próximo ano esse documento normativo irá assumir um caráter obrigatório. Os manuais serão revistos e corrigidos à luz das Metas, no tempo estipulado oficialmente, e continuarão a servir professores e aluno (...) [Comentário completo]

Cara Professora Ana Maria Leitão,
Agradecemos a sua mensagem, todas as perguntas que faz são perfeitamente legítimas. Gostaríamos de lhe saber responder, mas também nós temos dúvidas e aguardamos esclarecimentos muito em breve do Ministério de Educação e Ciência, visto que as implicações das m (...) [Comentário completo]

Colegas, informo que até final de Agosto será disponibilizado aqui, no site da Sebenta Editora, um teste diagnóstico – 8.º ano. Cumprimentos, Vilas-Boas. [Comentário completo]

Cara colega Ana Maria, obrigados pela participação.
Começamos por dizer que tudo o que o NPPEB estipula sobre Os Lusíadas constará do manual de 9.º ano. Contudo, lembramos que se trata de um referencial mínimo (p. 138 do PPEB). Isto é, um manual pode incluir outros episódios. Nesse sentido lan (...) [Comentário completo]

O objetivo de se ter um caderno de atividades adquirido à parte tem a ver com o facto de o manual ser adotado por um período de 6 anos. Desta forma, o manual pode passar de aluno para aluno (irmãos, ...) podendo os sucessivos utilizadores do manual adquirir apenas o caderno de atividades, onde (...) [Comentário completo]
Agradecemos o seu comentário, mas queremos esclarecer o seguinte: os acetatos que o projeto +GEO faculta não são os tradicionais acetatos para serem projetados. São dois mapas e uma rosa dos ventos, a disponibilizar aos alunos, com o objetivo de se fazerem análises recorrendo à sobreposição destes m (...) [Comentário completo]
Compreendemos a dúvida, uma vez que o material divulgado é parcelar. O objetivo, nesta ficha, não é fazer leitura de coordenadas mas apenas a identificação e correspondência de um determinado elemento (graus + pontos cardeais ou metros) à respetiva coordenada. Uma vez que são dados aleatórios sem re (...) [Comentário completo]

Colega, antes de mais queremos agradecer o envio do seu comentário e da colocação da dúvida, pois é também essa uma das funções desta rubrica "Consultório de CEL". Agora respondendo às suas 2 questões:

1) A frase ouve-se tantas vezes que deixamos de questi (...) [Comentário completo]

Vejamos a explicação que temos para a dúvida que a colega coloca: "E como distinguir Predicativo do sujeito de complemento oblíquo, em caso de locativos?"

a) A carta está aqui./ A Rita está em Paris e muito contente – predicativos do sujeito. Ambos são locativos e, consequentemente coord (...) [Comentário completo]

Neste post estamos a tratar especificamente do Guia do Professor, um elemento do projeto que concentra informação essencial ao professor. Remete também, como guia que é, para todos os outros recursos, nomeadamente os multimédia, mas não se substitui a eles. Quando, neste espaço, abordarmos a compone (...) [Comentário completo]

Uma breve consideração sobre o verbo apelar: é um verbo transitivo indireto que seleciona preposição (a ou de), dando, consequentemente, origem a grupos preposicionais os quais, como se sabe, não podem desempenhar a função sintática de complemento direto.
Assim, não podemos ter frases como: [Comentário completo]

Muito, muito interessante o vídeo. Obrigado, Isabel! [Comentário completo]
Gonçalo Vieira afirmou, na entrevista que deu à Antena 1, que a região da península Antártida é a que regista subidas mais acentuadas dos valores da temperatura média anual do mundo. Aqui fica um link que mostra os efeitos desse aquecimento: [Comentário completo]
Já estão quase na Antártida: ver aqui. [Comentário completo]
Obrigado a todos pelos comentários e pelo tempo que nos disponibilizaram neste momento difícil para os professores. Adicionámos o link da Isabel aos recursos de apoio. [Comentário completo]
O PowerPoint O Advérbio encontra-se na área "Recursos de Apoio". A Equipa. [Comentário completo]
Agradecemos a todos a colaboração. No próximo post iremos abordar a União Europeia onde faremos referência ao EUROCID e ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors. O Infografias do Jornal Público é muito interessante e acrescentámos o link aos "Recursos de Apoio". Por último, uma sugestão: (...) [Comentário completo]
Olá, colega Andreia. Tem imensa razão quando se refere ao Instituto Hidrográfico. De facto, as atividades devem ser bem preparadas e orientadas em função de objetivos bem determinados. Também concordamos com a sua apreciação em relação ao Oceanário (atividades que envolvem várias disciplinas e o ape (...) [Comentário completo]
Aqui na Equipa há quem já tenha frequentado a referida oficina e faça uma avaliação muito positiva. Também aconselhamos "vivamente" a frequência da formação. [Comentário completo]
Colega Paulo, no próximo post iremos visualizar os espaços marítimos de Portugal no Google Earth, o que se pode enquadrar nas atividades que propõe. Entretanto, após o seu comentário, fomos explorar o portal do Museu do Mar Rei D. Carlos. É muito interessante e deixamos aqui o link: [Comentário completo]
Colega Belmira, se tiver dificuldades na utilização do Google Earth não hesite em colocar-nos as suas questões. É colaborativamente que aprendemos. Boa aula! [Comentário completo]
A derivação não afixal faz-se a partir de um radical de um verbo. A partir dele formam-se nomes. São, portanto, os nomes que são derivados e não os verbos. Exemplo: troc[ar] troca. Do radical verbal "troc" forma o nome "troca". O processo morfológico que está associado a esta operação consiste na su (...) [Comentário completo]
Agradecemos o "reforço", Maria do Carmo. A ideia é irmos construindo estratégias em conjunto. Se tiver ideias ou sugestões elas serão bem vindas. [Comentário completo]
O problema do SNIRH era, como já prevíamos, temporário por dificuldades da rede do Instituto e já estão resolvidos! [Comentário completo]
Tem toda a razão. Neste momento, o visualizador está a dar erro de aplicativo, o que não acontecia quando preparámos e publicámos a matéria do post. Será certamente uma situação temporária e estamos a tentar saber junto do SNIRH quando voltará a estar operacional. Agradecemos a sua chamada de atençã (...) [Comentário completo]
Caro Ulisses, agradecemos a sua excelente participação neste fórum. Esperamos continuar a contar consigo ao longo do próximo ano. Saudações cordiais. A Equipa [Comentário completo]
As classes de palavras foram tratadas no anos anteriores, na unidade de diagnóstico são referidas. A relação entre classes de palavras e grupos frásicos parece-nos bem estabelecida no manual. No Caderno de Atividades há muito trabalho sobre todas as classes de palavras. Não podemos aceitar a crítica (...) [Comentário completo]
O texto preditivo requer sobretudo muita imaginação, sem demasiada fantasia, o que se torna difícil se não se possuir bastantes conhecimentos científicos que ajudem a antecipar o futuro, a fazer uma previsão tanto quanto possível lúcida e plausível, que não seja apenas mera ficção pseudocientífica. (...) [Comentário completo]
As inscrições para as sessões de apresentação do projeto poderão ser efetuadas até 3 dias antes da data do respetivo evento, através do site http://manuais2011.sebenta.pt. Compareça! A Equipa  [Comentário completo]

Em resposta ao comentário da colega Ana Luísa Lobato, queremos informar que vamos realizar a sessão de apresentação do projeto Entre Palavras 7 em Viseu no dia 10/05, terça-feira, no Hotel Montebelo. Ainda poderá inscrever-se em http://manuai (...) [Comentário completo]

Não nos parece que assim seja. As anualizações propostas pelos diferentes manuais não serão muito diferentes, se os manuais respeitarem as muitas indicações sobre anualização disseminadas no programa. Por exemplo: CEL - deve ser consolidado no 7º ano o estudo realizado nos anos anteriores. Outro (...) [Comentário completo]

Sabemos que nem todas as escolas estão equipadas com tecnologia adequada à utilização dos recursos multimédia do manual. O manual MP6, só por si, tem o necessário para que os alunos façam uma boa aprendizagem dos tópicos do programa e de (...) [Comentário completo]

Gostaríamos de agradecer as mensagens que temos recebido demonstrando o interesse na ação de formação – As Isometrias e Simetrias no NPM.

Estamos a analisar a possibilidade de realizar esta ação noutras localidades do país ou, alternativamente, a distribuiç (...) [Comentário completo]

Caro colega, vamos tentar responder aos problemas que levanta:
1. Também gostaríamos de mais tempo. Não vai haver - entendemos que deve haver uma melhor gestão do tempo. Por exemplo: é ou não verdade que na generalidade dos sumários aparece a palavra «Leitura»? Pensamos que é fundamental dis (...)
[Comentário completo]
Caro colega, vamos tentar responder aos problemas que levanta:
1. Também gostaríamos de mais tempo. Não vai haver - entendemos que deve haver uma melhor gestão do tempo. Por exemplo: é ou não verdade que na generalidade dos sumários aparece a palavra «Leitura»? Pensamos que é fundamental dis (...)
[Comentário completo]

Caro Telmo
 
Compreendemos bem a questão que coloca, mas não poderemos responder pelos autores do Novo Programa. Podemos, no entanto, dizer o que pensamos sobre o assunto.
Na nossa opinião, as anualizações e sequencializações são formas de organizar e de dispor competências e conteú (...) [Comentário completo]

Boa tarde, Fernando Alcino! Não nos parece que tal venha a acontecer. Escolas diferentes podem:
- optar por diferentes modelos de apresentação das planificações;
- selecionar diferentes descritores, relativos a uma mesma competência, e até parti-los.
As escolas têm liberdade para planifi (...) [Comentário completo]

Caro Rafael,

 Agradecemos a sua participação e damos-lhe os parabéns pelo Stella! É sem dúvida um projeto de grande valor. São recursos como este que urge criar em Portugal, para que um ensino das ciências com qualidade se possa consolidar nos níveis pré-universitários. Seria para nó (...) [Comentário completo]

Olá, António Mendonça! Agradecemos mais uma vez a sua participação. Lamentamos, mas, desta vez, não estamos de acordo consigo. O mito de que os alunos se descontrolam nas aulas em situações mais informais de aprendizagem não se reflete na realidade. A (...) [Comentário completo]

Antes de mais, congratulamo-nos que tenha adotado uma metodologia de trabalho centrada nos alunos. Só assim eles aprendem! No entanto, sabemos que esse tipo de trabalho requer mais tempo do que o ensino expositivo.

[Comentário completo]

Cara Sónia Pais, muito nos apraz voltar a vê-la neste fórum! O texto relativo à adopção integra-se numa sequência relativa à temática da Família. Textos não literários sobre o que é uma família, a relação pais e filhos, ao papel dos avós na nossa sociedade, a adopção, entre outros, encontra-se nessa (...) [Comentário completo]
Cara colega,
Agradecemos o seu interessante comentário! De facto há quem critique as perguntas de escolha múltipla. Estas perguntas destinam-se, no caso apresentado, a testar somente a capacidade de compreensão de leitura. Estão acompanhadas por outras, que servem para justificar as resposta (...)
[Comentário completo]
Olá, António Mendonça! Agradecemos o seu comentário, que é bastante pertinente. No MP6 temos situações anteriores a essa que refere, em que as retas numéricas aparecem, numa mesma situação representadas na horizontal e também na vertical, separadas, com o objetivo de que os alunos percebam que a ret (...) [Comentário completo]
Agradecemos o comentário do colega! Na verdade, a reflexão deslizante resulta da composição de uma reflexão seguida de uma translação com a mesma direção do eixo de reflexão. Como estávamos no contexto dos frisos, não salientámos esse facto, visto as simetrias de translação de um friso terem todas u (...) [Comentário completo]
Olá, Maria! Na verdade, as simetrias de rosáceas, frisos e outras figuras, assim como as isometrias aplicadas a figuras, requerem uma actualização por parte dos professores. São temas que, de um modo geral, são novidade no NPM do 2.º Ciclo e para o ensino dos quais a formação inicial nem sempre foi (...) [Comentário completo]

Cara Cristina, só hoje pude ler as tuas palavras no post anterior NPPEB: ACÇÕES DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO NAS ESCOLAS POR ANTÓNIO VILAS-BOAS. Obrigado! Lembro-me be (...) [Comentário completo]

Dr. Ulisses Mota, tem razão no que diz: vários professores do ensino secundário (regular e profissional) aproveitaram já estes materiais este ano e no passado ano lectivo. Entre outros exemplos, podemos citar a Escola Secundária de Ermesinde (11.º ano) e a Escola Secundária Adolfo Portela - Águeda ( (...) [Comentário completo]
Olá, Ana! O seu desabafo, como lhe chama, é um testemunho de uma situação que muitos de nós vivemos e já presenciámos. Infelizmente, há várias causas para essas situações de desinteresse; uma delas é a Matemática ser considerada por esse tipo de alunos como algo muito, mas mesmo muito aborrecido. Es (...) [Comentário completo]
Caro colega, concordamos com alguns aspectos que aponta no seu comentário. O trabalho escolar exige esforço e disciplina e não deve ser encarado como uma brincadeira. Somos da opinião de que a facilidade que hoje muitos tentam imprimir ao trabalho escolar é prejudicial para os alunos e, logo, para t (...) [Comentário completo]
Caro Dr. Ulisses Mota,
Agradecemos o interesse com que vem acompanhando o nosso trabalho. Quanto à distinção entre complemento oblíquo e modificador, que pede seja alvo de um post, parece à equipa que a distinção seria entre complemento e modificador. Nesse sentido, mais adiante abordaremos o ass (...)
[Comentário completo]
Agradecemos o seu comentário, que nos anima na medida em que evidencia que, felizmente, há quem, como nós, considera que o ensino da proporcionalidade é muito mais do que a regra do “produto cruzado”. A abordagem do MP6 à proporcionalidade é conceptual; portanto, elaborámos um conjunto sequencial de (...) [Comentário completo]
Antes de mais, gostaríamos de lhe agradecer as observações relativamente às actividades de CEL anexas ao post e com as quais contamos poder melhorar o nosso trabalho. O facto de nos seguir com atenção estimula-nos ainda mais na criação de mais e melhores actividades para os nossos alunos. Há, no (...) [Comentário completo]
Agradecemos a atenção que têm tido relativamente ao manual MP.5 e os vossos comentários de incentivo. O nosso projecto é um projecto para o 2.º ciclo no âmbito do NPM e portanto cá estaremos em breve com notícias do MP.6, que já está em gestação. Esperamos contar novamente com a participação dos pro (...) [Comentário completo]
Olá, António Mendonça! O Kit de materiais vai estar em formato digital (tal como os restantes produtos que integram o projecto) e inclui alguns sólidos platónicos precisamente para que os alunos possam trabalhar com outros modelos, além dos prismas e pirâmides, cilindros e cones. Até parece por veze (...) [Comentário completo]
Olá, António Mendonça! Mais uma vez lhe agradecemos a sua valiosa contribuição na elaboração do nosso manual MP.5 e o incentivo que nos tem dado. O site que indicou é realmente importante e relaciona-se muito bem com algumas das tarefas do manual, inclusive do capítulo dos sólidos geométricos. Iremo (...) [Comentário completo]

Olá, cara colega, Carla Silveira

Obrigada pela sua participação. Concordamos com o facto de os Cadernos de Actividades serem um dos produtos que oneram o material escolar que os Encarregados de Educação têm de adquirir todos os anos para os seus filh (...) [Comentário completo]

Cara colega Paula Moura, o projecto terá em conta a diferenciação pedagógica. Votos de um bom trabalho! [Comentário completo]
Cara Colega, a equipa também gostaria que houvesse mais um bloco de 90 minutos por semana. Contudo, entende que, mesmo no actual quadro, se pode fazer mais na sala de aula, se houver melhor gestão do tempo. É sabido que a maior parte do tempo é dedicada aos exercícios de leitura que refere - prática (...) [Comentário completo]
Olá, António Mendonça!
Agradecemos o envio das tarefas que resolveu partilhar com esta comunidade. Gostaríamos, a propósito, de chamar a atenção para o facto de tarefas onde se pede o cálculo de perímetros de figuras cuja fronteira tenha linhas oblíquas (caso da 2.ª tarefa) não serem adequadas a (...)
[Comentário completo]
Olá, Dora!
Agradecemos o seu comentário e o partilhar mais uma vez connosco, e com todos os que frequentam este site, as suas experiências. Concordamos que algumas das tarefas, nomeadamente a que refere, podem ser trabalhadas pelo professor de outro modo, de acordo com os alunos que tem e da for (...)
[Comentário completo]
Olá, Maria José!
Agradecemos o seu comentário e felicitações. Quanto às observações que fez, sem dúvida que a orientação das letras, nas três posições do cubo, não estão correctas. Houve um lapso de edição que será rectificado. Relativamente à expressão “sobreposta” significa também “justaposta” (...)
[Comentário completo]
Cara Luísa Lopes, compreendemos a sua posição e também entendemos que o aluno deve participar na construção do conhecimento; contudo, lembramos que no novo programa esta é matéria que o aluno terá aprendido no 3.º e 4.º anos e consolidado no 2.º ciclo. No programa em vigor, esta é matéria já aprendi (...) [Comentário completo]
Cara Dra. Elisabete Barrosa, uma vez mais agradecemos a sua sempre pertinente participação!
Pois quanto ao que pergunta: parece-nos que mais importante que andar a «dar» terminologia é, neste caso da linguística textual, apresentar aos alunos, nos vários componentes do manual, exercícios que most (...)
[Comentário completo]
Cara Dra. Sónia Pais, obrigados pela participação! Tem toda a razão no que diz, e o que diz vai ao encontro do que preceitua o programa. No nosso projecto temos muitas actividades para o trabalho autónomo. Se optámos, neste momento, por divulgar esta perspectiva de integração do CEL no acto de (...) [Comentário completo]
Olá, António Mendonça:
Agradecemos mais uma vez a sua participação neste site e que tem vindo a contribuir para reflectirmos sobre aspectos que por vezes não tínhamos pensado (nem sempre se consegue ver tudo em todas as perspectivas). Na situação que refere da contagem do número de vértices (...)
[Comentário completo]
Caro colega, desde já agradecemos os seus comentários sempre pertinentes. Relativamente ao aspecto que mencionou, a ideia subjacente à dupla página "Ciência... em foco" é fornecer aos alunos uma visão geral e alargada dos problemas associados, neste caso, à Diversidade Animal. Por outro lado, com a (...) [Comentário completo]

A equipa agradece a participação da Dra. Elisabete Barrosa! Contudo, gostaríamos de dizer o seguinte: este projecto parte do princípio, estribado na experiência dos autores, ambos professores do 3.º ciclo, de que os alunos, na generalidade, não estudam em casa. Esta é uma realidade que nos pa (...)
[Comentário completo]
Caro colega:
Desde já agradecemos o seu comentário.
Relativamente à sua dúvida, apraz-nos esclarecer que os alunos possuem na banda lateral da página da esquerda, em cima, a explicação para a atribuição dos pontos. Contudo, iremos reposicionar essa informação e colocá-la ao lado do “Barómetr (...)
[Comentário completo]
Cara colega Ana Vilas Boas:
Desde já agradecemos os seus comentários e contributos.
Em relação ao seu comentário gostaríamos de esclarecer que a questão 2.7. se refere à interpretação do gráfico sobre a dieta alimentar da coruja.
Agradecemos o seu contributo em relação às característi (...)
[Comentário completo]

Olá, Conceição!
Concordamos consigo! Por vezes os alunos nem sempre têm consciência daquilo que não sabem. Por isso, acrescentamos em cada item das ideias-chave do capítulo as páginas onde se exploram os conteúdos. Por questões de escrita, é muito difícil colocar, à frente de cada item, exempl (...) [Comentário completo]

Olá, Dora!
Obrigada pela sua participação. O manual do aluno está ser concebido numa perspectiva de ser útil ao aluno, para que possa estudar e ir assim desenvolvendo autonomia. O professor pode sempre explorar na sala de aula as tarefas como muito bem entender, adequando-as às suas turmas. Se (...)
[Comentário completo]

Olá, Maria José!
Obrigada pelos comentários. Relativamente à primeira parte da tarefa, ela sucede-se a uma outra (repare que esta é a questão 3) e onde se solicita ao aluno que proceda como sugere. No entanto, alterámos o enunciado referindo que a figura apresentada é umas maneiras de dividir (...) [Comentário completo]

Cara professora Ana Vilas Boas:
Desde já agradecemos os seus comentários e contributos. Com a questão 4 pretendemos promover a reflexão e discussão sobre as adaptações que os regimes alimentares dos animais sofrem quando domesticados. Pensamos que as vivências do quotidiano dos alunos os leva (...)
[Comentário completo]
Caro Joaquim:
Em primeiro lugar, queremos agradecer a sua colaboração que tem sido regular e muito interessante.
Em segundo lugar, gostaríamos de responder ao seu comentário, mais concretamente à sugestão que apresenta.
Os argumentos do Joaquim são pertinentes e, à partida, teoricament (...)
[Comentário completo]

Caros colegas!
Na verdade, podemos considerar que a pergunta necessita de rectificação, atendendo ao facto de querermos chamar a atenção para a potência: três ao cubo; não há, por isso, necessidade de pedir quantos cães são ao todo, o que engloba as mães e as crias. A pergunta terá de ser "qu (...) [Comentário completo]

Caro Nuno Vieira:
Desde já agradecemos todos os seus excelentes comentários e contributos. Em relação à questão 3 da rubrica "Resolve" - "As necessidades de energia variam de animal para animal. Concordas com esta frase? Justifica." -, não era nossa intenção remeter para a periodicidade alime (...)
[Comentário completo]
Cara Colega, o nosso projecto, que aqui vamos apresentando, prevê incorporar actividades similares às disponibilizadas, o que, certamente, colmatará os problemas que refere acerca da sua aplicação… Agradecemos a sua participação e convidamo-la a acompanhar-nos, semanalmente, no nosso fórum!  [Comentário completo]
Olá, António Mendonça!
Agradecemos mais uma vez a sua participação! Tem razão quando diz que os dados da tabela não são actualizados, mas não foi possível conseguir, até á data, dados recentes relativos ao número de alunos do Ensino Básico. A nossa ideia é precisamente que os alunos tenham uma i (...)
[Comentário completo]

Cara colega, agradecemos a sempre pertinente participação. Entendemos ser importante a inclusão de textos com a temática da «violência» e sobre a expressão do bullying nas nossas escolas. Consideramos muito importante esta temática, «actual», como diz. Não é possível discuti-la sem apresent (...)
[Comentário completo]
Olá, Filomena!
A tarefa do cisne pode, na verdade, ser demorada, mas que tal enviar para casa num fim-de-semana para ser feita com a ajuda de familiares? Ou numa oficina da matemática? Há escolas que oferecem espaços de trabalho extra-aulas para se desenvolverem actividades no âmbito da matemáti (...)
[Comentário completo]
Por uma questão de rigor, gostaríamos de acrescentar que as actividades de pré-leitura não devem ser identificadas como actividades de motivação para a leitura em geral. Perante determinado texto, são actividades de pré-leitura as que apresentam aos alunos elementos textuais para eles indicarem hipó (...) [Comentário completo]
Cara colega, Margarida Mouta, agradecemos a sua participação! Sentimos alguma dificuldade em interpretar a sua mensagem, pelo que sugerimos que explicite um pouco mais a questão e o ponto de vista subjacente. A Equipa
[Comentário completo]
Cara colega, Aurora Gomes, agradecemos a sua participação! Certamente convirá connosco que a motivação dos alunos parte não apenas das perguntas feitas, mas, em grande medida, do que o professor souber dizer-lhes para os levar a responder-lhes. Quer explicitar a que duas actividades se refere (pré- (...) [Comentário completo]
Cara Fernanda Lopes, agradecemos a sua participação! Depreendemos dela que propõe uma parte do manual dedicada exclusivamente ao CEL. Ora o programa é muito claro quanto à importância didáctica de se integrar o CEL no desenvolvimento das diferentes competências. A nossa opinião é concordante com est (...) [Comentário completo]
Olá, Cristina!
Agrademos as suas sugestões de melhoramento das tarefas, com as quais concordamos completamente. No caso da expressão, no manual já aparecem outras do mesmo tipo com números mais pequenos e mais fáceis. Ali foi intencional dificultar um pouco. Parece-nos que o professor também ter (...)
[Comentário completo]
Cara Paula, obrigado pela participação. Pois quanto aos fóruns de leitura, aquilo que propus na acção de Vila Meã, aí perto do Marco de Canaveses, eram de facto fóruns que ocupavam uma aula de 90 minutos. Provavelmente não disse na altura, mas há outro meio de permitir aos alunos apresentar os seus (...) [Comentário completo]

Olá, Maria José!
Obrigada pela sua sugestão de melhoramento do enunciado da tarefa dos divisores de um número. Na verdade, como estava podia, eventualmente, parecer que um grupo diferia não pelo número de alunos mas pelos alunos que o compunham. A (...) [Comentário completo]

Olá, Maria José!
Obrigada por partilhar a sua experiência no caso da tarefa das sandes. Na verdade é uma tarefa que permite aos alunos, em diferentes estádios de conhecimento, resolver sem dificuldades: uns com esquemas, outros com cálculos, outros com apoio a tabelas, etc. O modo como os prof (...) [Comentário completo]

Olá, treka!
Agradecemos os seus comentários e as tarefas desenvolvidas no âmbito do projecto CEM, que quis partilhar connosco e com os colegas que nos visitam neste site. Apreciámos especialmente a tarefa de investigação dos sólidos que prevê distribuir um total de 66 bolinhas, ficando cada só (...) [Comentário completo]

Olá, Andreia!
Agradecemos a sua contribuição, nomeadamente o recurso que enviou de apoio ao ensino das fracções. A comparação de números representados por fracções pode ser feita em vários contextos e depois formalmente. Mas repare, as situações de partilha equitativa permitem muito facilment (...) [Comentário completo]

Olá, Dora!
Também concordamos que os contextos facilitam em muito a resolução de uma tarefa, mas, neste caso, foi intencional não haver contexto. Os alunos precisam de, a pouco e pouco, se irem libertando de problemas em contexto, porque este tipo de tarefas também faz falta para se prepararem (...) [Comentário completo]

Olá, Helena Rodrigues!
Obrigada pelo enriquecimento que trouxe à tarefa dos hexaminós; não propriamente à tarefa, mas ao modo como o professor a pode explorar em sala de aula. Na verdade, há vários modos de a resolver, mas por vezes só nos apercebemos de algumas estratégias quando vemos o (...) [Comentário completo]

Cara Sílvia Alves
 
De acordo com a nossa proposta apresentada no organograma, o estudo das plantas surge após a leccionação do capítulo "Diversidade dos Animais" e, por conseguinte, antes do tema "Unidade na Diversidade dos Seres Vivos". Agradecemos os seus comentários e continue a expo (...)
[Comentário completo]
Estimada Lurdes Ferreira, o manual terá a variedade de textos que sugere! Convidamo-la, por isso, a visitar o site nas próximas semanas, onde encontrará, por certo, os reflexos da sua pertinente sugestão sobre a leitura recreativa. Muito agradecemos a sua participação! Esperamos continuar a encontrá (...) [Comentário completo]
Olá, Nuno Vieira!
A tarefa “O dia do Ricardo” refere que ele passou ½ do seu dia a dormir e a fazer a higiene e as refeições, o que não deixa de ser verdade para uma grande parte de crianças de 10/11 anos. O raciocínio aditivo (multiplicativo, ou outro) pode ser incentivado pelo professor tanto (...)
[Comentário completo]

Olá, Ana Filipa,
Agradecemos a sua colaboração no site e o seu reforço na ideia de que os cálculos devem, pelo menos numa primeira fase, inserir-se em contextos significativos. Também a distinção que faz entre o facto de os alunos saberem os algoritmos, mas não saberem quando devem usar uma de (...) [Comentário completo]

Olá, António Mendonça.
Obrigada por ter partilhado connosco a sua interessante opinião. A escolha da notícia para este teste diagnóstico baseou-se nas finalidades subjacentes a esta modalidade de avaliação e na nossa percepção sobre o quotidiano dos alunos. Contudo, iremos ponderar as suas sug (...)
[Comentário completo]

Olá, Dora Domingues,
Obrigada por ter partilhado connosco a sua experiência. Por vezes, achamos que os nossos alunos não são capazes e afinal revelam-se tão capazes como os melhores! Sabe, acreditamos que os alunos todos sabem alguma coisa em relação a uma tarefa que lhe ponhamos à frente par (...) [Comentário completo]

Olá, António Mendonça,
Consideramos a sua sugestão muito a propósito! Pensamos que as extensões (modificar os números do problema, por exemplo) das tarefas que o professor fará, adaptando ao nível dos seus alunos, é fundamental. A receita dos pastéis pode inserir-se na proporcionalidade e, po (...) [Comentário completo]

Estimado Paulo Paiva,
A lista de autores e textos do inquérito associado ao post Leitura integral no 7.º ano. O que seleccionar? Eis a questão… é uma “lista aberta” – tal como está referido no post – que reúne textos recomendados pelo PPEB, pelo PNL e outros que, embora não surjam listados em doc (...)
[Comentário completo]
Olá, Tiago,
Teremos em conta a sua sugestão e iremos adaptar e colocar o seu problema no manual. Obrigada pela receita. Já agora, será que com esta receita (que ouvimos dizer é secreta...) os pastéis ficam tal e qual os de Belém? A EQUIPA
[Comentário completo]

Olá, Ricardo Vicente,
Concordamos completamente consigo. Os múltiplos e os divisores são tópicos do programa (um dos temas que terão de ser trabalhados durante os anos de transição no 2.º ciclo) que implicam raciocínio multiplicativo. Aliás, é um dos motivos porque, de acordo com a vontade exp (...) [Comentário completo]

Olá, Nuno Vieira:
Mais uma vez agradecemos a sua colaboração neste projecto. Quando demos exemplos de tarefas, e mais precisamente de cálculo mental no âmbito do raciocínio aditivo, com fracções, foi intencional. Primeiro, porque o raciocínio aditivo é necessário quando os alunos resolvem prob (...) [Comentário completo]

Estimada Isabel Machado,
A respeito da questão que nos coloca sobre eventuais alterações da carga horária semanal para a disciplina de Português, desconhecemos quaisquer intenções! O que recomenda o PPEB, na página 139 – e a respeito da selecção e organização do corpus textual (...) [Comentário completo]

Olá, Cristina!
Agradecemos o seu comentário e concordamos com as propostas de questões que apresenta para a segunda tarefa. Ainda nesta, a última questão ali apresentada “Qual a soma dos números do 8.º patamar?” deve ser substituída pela primeira que surge nas sugestões de extensão “Que relaç (...)
[Comentário completo]
Estimada Sónia,
Estamos de acordo, sem dúvida! Até breve!
A Equipa
[Comentário completo]
Caro António Mendonça:
Em relação à sua sugestão “… caso o manual contemple a avaliação diagnóstica no início de cada unidade, seria simpático se esta fosse destacável, assim o professor poderia recolher e avaliar fora da sala de aula .”, cumpre-nos dizer o seguinte: tal solução não é viável po (...)
[Comentário completo]

Cara Sónia,
Antes de mais, queremos agradecer a sua participação e as suas sempre pertinentes sugestões. Compreendemos as suas reservas relativamente à questão de o 7.º ano ser, ou não, um ano de consolidação de conhecimentos/competências – provavelmente, uma reserva comum a muitos professores (...) [Comentário completo]

Olá, Nuno Vieira!
Deve ter havido algum equívoco, pelo qual pedimos desde já as nossas desculpas. O nosso comentário tinha como objectivo reforçar a sua ideia quanto à importância da resolução de problemas, nomeadamente, a sua morosidade. Concordamos consigo quando refere que o ensino baseado na (...)
[Comentário completo]
Olá, António Mendonça!
Obrigado pelos seus comentários. Sem dúvida que os professores sempre questionaram e continuam a questionar os seus alunos sobre o modo como resolvem as tarefas. Mas, todos sabemos que existem diferentes formas de questionamento, por exemplo, fazer perguntas focalizadas, pa (...)
[Comentário completo]
Olá, Nuno Vieira!
Agradecemos os seus comentários e começamos por nos reportar à questão que nos coloca relativamente a uma prática baseada na resolução de problemas. Na nossa opinião, por vezes, parecendo que se perde tempo, ganha-se tempo! É que, partindo da resolução de problemas, na tentativa (...)
[Comentário completo]

Olá, Sílvia Alves!
Concordamos quando refere que as mudanças não passam só por metodologias do professor. Sem dúvida que são necessárias muitas outras mudanças e pertinentes as que refere. No entanto, a avaliação feita pelo ME (com limitações óbvias) tem como objectivo avaliar as escolas, atr (...) [Comentário completo]

Cara professora, Maria José! Agradecemos a sua sugestão! Na secção RECURSOS DE APOIO, disponibilizamos o Novo Programa de Português do Ensino Básico,em formato PDF.

 A Equipa

[Comentário completo]