Comentários (5)
(Comentário mais recente)
Torna-se difícil seleccionar as melhores ideias, pois todas são positivas e importantes. Porém, e tendo em conta os alunos com que tenho contactado, devo salientar a pertinência das estratégias que promovem o contacto (na maior parte das vezes, primeiro contacto) com as obras, quer através da partil (...) [Comentário completo]
Por falta de tempo, não pude experimentar a subunidade nas turmas de 7.º, mas fi-lo na minha turma de CEF (correspondente a um 8.º). Ainda não terminei, no entanto, devo dizer que o questionário é um bom instrumento de trabalho para a compreensão do texto, pois permitiu explorá-lo com relativa faci (...) [Comentário completo]
É difícil a escolha, no entanto julgo que este sugere o diálogo e todas vantagens da "Palavra". E não é o que esta disciplina tem mesmo de diferente? Não é verdade que, independentemente das capacidades que os nossos alunos revelam, há sempre a possibilidade de encontrar formas de comunicar, de cheg (...) [Comentário completo]
Tive dificuldade em optar: B ou C? Automaticamente, exclui as restantes (a A e a D), pois Ondjaki é um jovem escritor angolano e a realidade que retrata é a sua, a de uma criança africana que vive em Luanda, com outras crianças também africanas. Conhecendo pouco, mas ainda algo da sua obra, devo di (...) [Comentário completo]
Ao longo dos últimos anos, nos Fóruns de Leitura, verifiquei que a maioria das obras lidas e escolhidas pelos alunos mais reticentes à leitura, as que mais os motivam e cativam são as que se relacionam ora com "magia" (obras que surgiram na sequência do Harry Potter de J. K. Rowling) ora com mistéri (...) [Comentário completo]