Comentários (19)
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Da anualização para o 7º ano faz parte a abordagem de várias tipologias textuais, nomeadamente o texto "preditivo". Pela análise que fiz do vosso manual, pareceu-me que não há o tratamento dessa tipologia textual. Não é importante, de acordo com os Novos Programas? [Comentário completo]
Parece-me mais prática, de acordo com os outros colegas comentadores, a síntese/sistematização dos conteúdos relacionados com o CEL numa secção final, pois, por vezes, o conteúdo até pode ser abordado "fora" de uma determinada unidade. A síntese no final maleabiliza as estratégias pedagógico-didátic (...) [Comentário completo]
Deposito grande confiança na qualidade e pertinência dos textos (literários e não literários) selecionados pela equipa. É interesante o cuidado que revelam em articular os temas e assuntos e parece-me pertinente a articulação apresentada. Aprecio bastante o tipo de exercícios relacionados com os tex (...) [Comentário completo]
Na linha de comentários anteriores, eu apenas sublinho que os materiais/sequências de trabalho que nos têm sido propostos são de extrema qualidade, aliada à simplicidade e à máxima exequibilidade. São actividades que podem ser trabalhadas, de facto, no 3.º ciclo e no secundário. Estes exemplos vão, (...) [Comentário completo]
Na minha opinião, o acordo simplifica a grafia e, por vezes, a pronúncia das palavras. Há, como em tudo, aspetos questionáveis, como passar a ser obrigatório escrever o "nome" dos meses com minúscula (?!!!) - de facto, não tem muita lógica. Mais uma vez, sublinho o caráter prático e sintético das vo (...) [Comentário completo]
Concordo com algumas mudanças previstas no acordo ortográfico, nomeadamente as que dizem respeito às consoantes que não se pronunciam e que vão deixar de se escrever. O engraçado é notar, da parte dos alunos (e referindo-me à questão da semana anterior sobre a qual não me pronunciei atempadamente), (...) [Comentário completo]
Concordo que nas escolas se tem sentido, efectivamente, a necessidade de conhecer, trabalhar, discutir o NP de Português, graças às solicitações e informações veiculadas pelo (no caso da minha escola) Coordenador de Departamento/formador. O ano passado e este ano, temos tido reuniões regulares com (...) [Comentário completo]
Como aguentar com tanta informação, tantas diretrizes, tanta nova terminologia, tantas (e boas) metas, com tantas turmas, tantos níveis, tantas horas de trabalho na escola, tantas horas de trabalho em casa (para preparar o trabalho da escola)? Gostaria imenso de ter muito mais tempo disponível para (...) [Comentário completo]
Faço minhas as palavras da equipa. Como participante no fórum, sublinho o interesse das temáticas e dos posts que foram enviados em torno de questões relacionadas com a didáctica do ensino do Português, agradeço a partilha de documentos elaborados por outros colegas e felicito a equipa pelo seu trab (...) [Comentário completo]
Surpreendo-me sempre com as dicas super interessantes que a equipa fornece. Tento sempre inovar, progredir, variar as estratégias de motivação para a leitura (muito graças a formação realizada nessa área), mas nunca tinha pensado num "caderno de leituras". Este ano, com alunos do 9.º ano, criei uma (...) [Comentário completo]
Todas as ideias apresentadas são motivadoras e todas são operacionalizáveis. O professor terá de adaptar as várias ideias não só às suas turmas, mas também ao seu próprio "saber". Isto é, penso que a primeira condição para motivar para a leitura é a motivação e gosto do professor para/pela leitura. (...) [Comentário completo]
"Ensinar" a escrever é um grande desafio, é pena verificar que, por muitas actividades e estratégias que desenvolvamos, quando os alunos se libertam, quando não estão na aula para serem relembrados do "modo de confecção" da língua, e escrevem os textos do dia-a-dia (por exemplo, quando comentam alg (...) [Comentário completo]
Concordo que a auto-formação é, de facto, muito importante. Embora considere fundamental, na nossa profissão, a leitura de obras de carácter pedagógico (e agradeço a informação enviada sobre a obra em destaque... é pena ser em castelhano!!), prefiro, pelo seu carácter mais prático e interactivo, a (...) [Comentário completo]
É reconfortante "ver" operacionalizada a ideia de diferenciação pedagógica, sobretudo quando no dia-a-dia nos deparamos com essa necessidade e não sabemos "para que lado nos havemos de virar". Agora "vejo" como se pode fazer. É claro que para aqui chegar e para dar continuidade a um trabalho de dife (...) [Comentário completo]
Tenho pena de não ter "tempo" para, até finais de Fevereiro, experimentar a subunidade apresentada. Ando a navegar em águas do Índico com os meus alunos do 9.º ano. Mas talvez me inspire nela quando abordar o texto narrativo. Penso que esta subunidade está muito bem conseguida, tem "unidade", orient (...) [Comentário completo]
A proposta de abordagem ao CEL é bastante inovadora e, na prática, consciencializa, de facto, os alunos para as relações intratextuais, para os mecanismos de coesão e de coerência, importantes ao nível das várias competências, desde a leitura à escrita. Em relação à terminologia, como pensa a equipa (...) [Comentário completo]
Partilho da opinião do colega Telmo Bértolo, no que diz respeito ao design do manual. Também não me parecem muito inovadoras as páginas das actividades sobre o texto: aparece uma mancha muito densa de perguntas/actividades, o que, por vezes, desmotiva os alunos e assusta os professores que apreciam (...) [Comentário completo]
Agora que as escolas estão, na sua maioria, agrupadas, supostamente tornar-se-ia mais fácil fazer as pontes entre ciclos. O princípio da progressão é importantíssimo, mas ainda não é aplicado em muitas escolas, como na minha. Em Departamento, discutimos (recebemos!) assuntos, mas nunca nos debruçamo (...) [Comentário completo]
O prolongamento da vigência dos manuais escolares de Língua Portuguesa, devido ao problema da introdução da nova terminologia linguística, veio demonstrar que rapidamente os textos não literários perdem a sua actualidade, logo o seu interesse. A ideia de inserir no novo manual textos motivadores sob (...) [Comentário completo]