Comecei a colocar em prática o Fórum de Leitura inicialmente no ensino básico e percebi que conseguia melhores resultados na motivação para a leitura e, consequentemente, aumentar o número de leitores, pois, salvo raras excepções, o número de leitores por turma é muito reduzido. Contudo a aplicação (...)[Comentário completo]
Obrigada pela sugestão. Vou adquirir o livro, pois considero que este género de leitura é sempre uma mais-valia para a nossa formação e consequentemente poder proporcionar o ensino da língua materna com qualidade.[Comentário completo]
Analisei os materiais e faz todo o sentido a diferenciação das actividades por níveis. Não percebi se este género de actividades vai aparecer no manual que está em construção, ou não.[Comentário completo]
Este ano lectivo não estou a leccionar turmas de básico.Vou tentar que algum colega da minha escola experimente. Depois darei notícias. [Comentário completo]
Bom-dia!
A área da escrita foi, ao longo da minha prática docente, sempre aquela área em que me sentia frustrada com os resultados. Percebia que os alunos tinham dificuldades, mas, e apesar dos meus esforços, não conseguia ver resultados satisfatórios. Depois de conhecer a obra de Vilas-Boas e (...)[Comentário completo]
Ao nível do 7.º ano de escolaridade começo por trabalhar o ritmo, sonoridade, a poesia visual. Gosto de associar a música e a pintura e apagar da cabeça dos meninos a ideia de que poesia tem de rimar!(Dizem sempre isto quando inicio esta unidade).Relativamente à organização do manual não aprecio a d (...)[Comentário completo]
O programa de Português para o ensino secundário (10º,11º e 12º anos) já contempla estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura.No ano lectivo transacto, coloquei em prática com turmas de 10.º ano de escolaridade e funcionou muito bem.Quanto à sua aplicação no ensino básico também me parece be (...)[Comentário completo]
Boa-tarde!
Tal como diz a colega Cristina Sousa, os manuais podem incluir rubricas destinadas à promoção da leitura, mas é bem mais interessante o incentivo a esta leitura e assistir ao testemunho oral dos alunos em cada fórum de leitura que promovo na aula. Actividade que comecei a dinamizar depo (...)[Comentário completo]
Bom dia! Considero muito importante a sugestão da colega Aurora Gomes sobre a avaliação formativa, pois sinto exactamente o mesmo quando analiso os "testes de auto-avaliação" colocados no final das unidades temáticas nos diferentes manuais com que fui trabalhando ao longo dos anos lectivos. Quanto à (...)[Comentário completo]
Boa tarde! Na selecção que estive a fazer, demorei bastante tempo a decidir a narrativa de autor estrangeiro por dois motivos: um porque não conheço as obras todas mencionadas; segundo porque aquelas que considero importantes incluir no programa de L.P. de 7º ano são extensas, tendo em linha de cont (...)[Comentário completo]
Bom-dia! A área da escrita foi, ao longo da minha prática docente, sempre aquela área em que me sentia frustrada com os resultados. Percebia que os alunos tinham dificuldades, mas, e apesar dos meus esforços, não conseguia ver resultados satisfatórios. Depois de conhecer a obra de Vilas-Boas e (...) [Comentário completo]