Comentários (31)
(Comentário mais recente)
Acompanhei a elaboração do manual e dou-vos os parabéns. De facto, é completamente fiel ao NPPEB, penso que é fácil trabalharmos com ele, mas não dispensa a preparação da aula, no entanto, facilita-a bastante. Também entendo que estamos perante uma verdadeira mudança que há muito nos era apetecida. (...) [Comentário completo]
Evidentemente que todo o material que o manual contenha e que seja para utilizar é sempre uma mais-valia. Esta será também uma forma de auxiliarmos os nossos alunos relativamente às aprendizagens que vão fazendo. [Comentário completo]
Sempre gostei de ter um caderno de apoio ao manual, Às vezes estes eram tão fracos, que pouco podia aproveitar. Claro que acredito que desta equipa tal não vai acontecer. Apoio a ideia das atividades com diferentes graus de dificuldade porque já o faço nas minhas aulas e é muito proveitoso.A correçã (...) [Comentário completo]
Penso que a proposta apresentada está muito bem concebida pelo facto de esta poder ser um bom exemplo para trabalharmos o c. oblíquo. Mais uma vez, parabéns à equipa do manual! [Comentário completo]
Pois é! Ele anda por aqui. Mais uma mudança. Penso que se deve implementar o mais rapidamente possível, uma vez que nada voltará atrás, no entanto reconheço que não vai ser fácil. São muitos anos a escrevermos de uma forma e, quase de repente, estamos a escrever mal. Gostava de saber se o vosso manu (...) [Comentário completo]
Concordo plenamente com o comentário da colega Elisabete. Na verdade, estive a ler o documento das metas e não o achei muito esclarecedor. Além disso, nesta altura, estamos a tentar mudar formas de trabalho pois estou a fazer o 2.º ano da formação dos NPPEB e acho bem mais interessante dedicar-me a (...) [Comentário completo]
Mais uma vez estou bem ansiosa por ver o vosso projecto. Estas são, sem dúvida, as linhas orientadoras para o futuro nas aulas de Português. É evidente que não há uma ruptura com o que vínhamos fazendo, no entanto, os manuais não nos ajudavam muito principalmente na leitura e no conhecimento explíci (...) [Comentário completo]
A leitura em contexto escolar deve ser motivada e finalizada. Nas actividades de leitura,é necessário expor os fundamentos de forma muito clara. Todo este trabalho deve ser bem orientado e é necessário revelar o(s) caminho(s) que se pretende percorrer e onde se deseja chegar. [Comentário completo]
Todas as propostas apresentadas são facilitadoras para a promoção da leitura e já as praticamos. Sem dúvida que só com o contacto permanente do aluno com os textos /livros que alimentem e potenciem as suas capacidades, será possível construir uma consciência metalínguística e metaliterária indispen (...) [Comentário completo]
Este livro parece-me importante e será mais uma oferta a considerar na preparação de aulas em que a competência foco seja a escrita. Os alunos demonstram muita dificuldade na escrita e temos de trabalhar, como aliás já o fazemos, em todas as aulas. Após leitura da vossa oferta digital, e também depo (...) [Comentário completo]
Concordo com o texto apresentado pela equipa. Não é muito usual a inferência no 3.º ciclo. No entanto, tenho vindo a aprender com minha prática, com a colaboração de trabalho de outros colegas e com a formação do NPPEB a necessidade de mudar e praticar outros exercícios com os alunos. Há muitas estr (...) [Comentário completo]
Os estudos de outros livros podem ser uma mais-valia para se criar um novo manual, no entanto, o manual deve ser um instrumento prático para o ensino e aprendizagem capaz de se constituir como mais um instrumento auxiliar para as aulas dos alunos e professores. [Comentário completo]
Agradeço à equipa o facto de ter disponibilizado este livro que, pelo que já ouvi por alguns colegas, é um livro quase essencial para professores de Português. A tutora da minha formação de NPEB também aconselhou à aquisição deste material de apoio aos professores. [Comentário completo]
Em meu entender as questões que melhor conduzem o aluno no caminho da compreensão aão as questões 1, 3, 4 e 5. Além disso, as questões 3 , 4 e 5 trabalham a Compreensão e o Conhecimento Explícito da Língua numa verdadeira interligação de competências. Para mostrar que comprendeu, o aluno terá de ref (...) [Comentário completo]
Gostei de participar na preparação deste novo manual. Foi a primeira oportunidade que tive e senti enriquecimento da vossa parte pelo facto de partilharem connosco materiais de apoio ao nosso trabalho.Vi que a participação de todos foi pertinente e sei que foi tida em conta no vosso projecto. Agora, (...) [Comentário completo]
Concordo quando se diz que os nossos alunos não estudam em casa ou estudam pouco. Efectivamente, isto é mais do que notório no dia-a-dia. Também concordo que devemos reforçar o trabalho na sala de aula, no entanto gostaria de saber se os colegas não sentem que o tempo é pouco para tudo. Realizo muit (...) [Comentário completo]
Não experimentei esta subunidade, mas certamente terei oportunidade de o fazer. Dou os parabéns, mais uma vez. É deste tipo de trabalho que precisamos para utilizar aula a aula. Encontramos as diferentes competências interligadas e de uma forma muito clara para que os alunos trabalhem o texto facilm (...) [Comentário completo]
Votei em determinado título porque me parece que é o que vai acontecer no vosso manual. O título deve estar de acordo com o trabalho que podemos realizar através da "ferramenta" que o manual deve constituir.
[Comentário completo]
Claro que acho muito interessante e importante a inclusão de materiais para o treino das competências da oralidade. Até agora, poucos ou quase nenhuns manuais integravam materiais para os alunos escutarem e, a partir daí, fazermos um trabalho de compreensão e treinarmos seguidamente a expressão oral (...) [Comentário completo]
Parabéns! Mais uma vez estou ansiosa por ver este novo manual, que, penso, nos irá ajudar na aplicação de exercícios com as diferentes competências interligadas. Muitas vezes, temos alguma dificuldade em arranjar propostas de trabalho neste sentido. Tudo o que o manual nos puder facilitar é vantajos (...) [Comentário completo]
Para alcançar todos os saberes ligados à competência da leitura é necessário um grande trabalho com o Conhecimento Explícito da Língua que será o principal suporte nas diferentes tarefas a realizar. Os conteúdos do Conhecimento Explícito da Língua são os alicerces indispensáveis ao aperfeiçoamento d (...) [Comentário completo]
Este ano já experimentei uma oficina de escrita, mas não a terminei devidamente pelo tempo que demorou. Efectivamente, defendo a necessidade das oficinas, mas penso que precisamos de desmembrar a turma em blocos, conforme se tem vindo a falar. Esta prática exige muito de nós e dos próprios alunos e (...) [Comentário completo]
Penso que o manual poderá incorporar sustematizações, índice de autores, glossários. Todos poderão ser uma ajuda para a aula de Português e para os alunos. Por exemplo, sei de muitos alunos que não têm uma gramática em casa e não vão até à biblioteca escolar consultá-la. [Comentário completo]
Por vezes os alunos olham rapidamente para as cores, fotografias, grafismo, etc, e gostam de dar uma opinião, associá-los ao texto ou unidade e, a partir do que espontaneamente dizem, podemos criar uma breve debate sobre as ideias que vão surgindo. Penso que um manual também é mais atractivo se tive (...) [Comentário completo]
Mais uma vez se confirma que os textos são um mundo aberto à sensibilidade de cada um. Esta ilustração, e outras que acompanham os textos, são excelentes para a preparação de uma boa actividade de ler para descobrir. [Comentário completo]
Os alunos, normalmente, sentem alguma estranheza quando lêem poesia, e principalmente, quando se aconselha a uma leitura com o coração. Assim, inicio a trabalho de poesia com música do próprio poema cantado ou passo uma música de fundo que entendo ser adequada. Também gosto de associar ilustrações/ (...) [Comentário completo]
Os nossos alunos estão habituados a trabalhar a leitura selectiva. Talvez a prática utilizada para "Ler para construir conhecimentos" não seja tão rica em diferentes estratégias como as que vejo indicadas pela vossa equipa. Assim, é gratificante ter um manual que indique ao professor diferentes act (...) [Comentário completo]
É evidente que o manual pode ser um excelente auxiliar na aula de Português. Assim, quantos mais exercícios e propostas de trabalho este tiver, mais fácil será para o professor a preparação da aula e a tentativa de adequação das actividades à sua turma. Não estamos muito habituados a realizar, de (...) [Comentário completo]
Penso que os manuais podem incluir rubricas destinas à promoção da leitura, mas considero bem mais interessante o incentivo a esta leitura e permitir que os alunos exponham aos colegas a intimidade que criaram com o livro que leram.Normalmente crio hábitos de leitura recreativa e gosto muito quando (...) [Comentário completo]
Penso que esta organização nos vai ajudar a aplicar de forma mais eficaz o novo programa. Toda esta inovação é importante e, principalmente, facilitadora para uma nova prática lectiva que vamos ter de enfrentar. O facto de encontrarmos textos adequados ao perfil e interesses dos nossos alunos também (...) [Comentário completo]
Claro que a diversidade de textos é importante, contudo, penso que é necessário ter em conta o conteúdo e extensão dos mesmos de forma a que os alunos fiquem sensibilizados para outras leituras e, deste modo, consigamos a leitura por iniciativa própria. [Comentário completo]