Comentários (45)
(Comentário mais recente)
Em primeiro lugar, queria dar os parabéns pelos projetos da Sebenta, nomeadamente, no que diz respeito à disciplina de Português. São, sem dúvida, um exemplo de como se deve encarar um manual: um instrumento de trabalho sequencial e de aprendizagem progressiva.Agora, falando do advérbio, julgo que t (...) [Comentário completo]
Só queria felicitar a equipa do manual e todos os professores que ajudaram a construir este projeto que certamente terá sucessão nos anos escolares subsequentes. Já agora obrigado pelos materiais! Bem hajam todos! [Comentário completo]
É com satisfação que partilho com a equipa e com todos os professores que acreditam neste projeto que na minha escola foi o manual adotado. O meu contributo, porque participei e acompanhei o projeto desde o início, foi importante na decisão final. Agora vamos ao trabalho! Já agora tenho colegas na e (...) [Comentário completo]
Parabéns pela iniciativa! Esta foi uma forma interessante de envolver ainda mais os professores neste projeto. O desafio lançado levou os professores a percorrer as páginas do manual e ajudou-os a ver que se trata de algo diferente, muito mais próximos dos alunos e mais funcional no que diz respeito (...) [Comentário completo]
Parabéns pela iniciativa. Julgo que se tratou de uma proposta excelente para por os professores dentro do manual e experimentá-lo. Julgo que o projeto está concebido para ter sucesso e na minha escola vou fazer os possíveis por defendê-lo como o projeto mais consistente e que está organizado e pensa (...) [Comentário completo]
Julgo que não foi descurado nenhum aspeto e a organização do manual está perfeita! Aguardemos então o seu lançamento. [Comentário completo]
Como já referi noutros comentários este manual prima pela originalidade e pelo seu pragmatismo na maneira como está pensado. Assim quer o plano de aula, quer o laboratório de gramática são dois exemplos do que acabei de dizer e sem dúvida vão enriquecer as nossas aulas e os alunos vão lucrar com iss (...) [Comentário completo]
A modernidade e a tecnologia vieram para ficar e a escola deve encontrar sempre respostas de forma a tornar-se um espaço de aprendizagem agradável e adaptada ao mundo actual. Julgo que o manual ao contemplar estas ferramentas tecnológicas estará a contribuir para a modernização do processo-ensino ap (...) [Comentário completo]
Extremamente eficaz e muito original. Julgo que espelha bem o projecto desenvolvido. É, sem dúvida, uma aposta ganha. Os professores e os alunos merecem um manual digno. Obrigado equipa pelo trabalho desenvolvido e pela dinâmica que criaram ao envolver os professores neste projecto. [Comentário completo]
Na linha do que já foi projetado neste manual é sempre uma mais valia todo o material que vier em apêndice pois permitirá que o professor "perca" menos tempo com a planificação e se dedique a elaborar mais propostas de actividades que ajudem os alunos a melhorar o seu rendimento escolar. Bem haja a (...) [Comentário completo]
CA
Comungo da opinião das colegas e julgo também que o CA é fundamental para o professor mas mais ainda para o aluno, pois através da resolução das variadas tarefas aí propostas poderá fazer um diagnóstico mais preciso e eficaz das suas aprendizagens e ao mesmo tempo desenvolver as suas competências na (...) [Comentário completo]
É sem dúvida um espaço que servirá para colocarmos as nossas dúvidas e para partilharmos experiências sobre a aplicação do CEL. E já agora lanço já uma questão a propósito da formação de palavras: Como fazer distinguir a composição morfológia da morfossintática? O que distingue um radical de uma pal (...) [Comentário completo]
Julgo tratar-se de uma questão pacífica e por isso também sou a favor da inclusão do CEL no fim do manual devidamente organizado por assuntos e, se possível, com referências às sequências onde eles foram abordados. [Comentário completo]
Pelo que me foi dado a entender, a grelha já foi testada com sucesso em sessões de formação, o que à partida garantem credibilidade e eficácia na sua utilização. Julgo que o projecto fica mais enriquecido com a inclusão deste material que está pensado para ser aplicado de forma exequível com os alun (...) [Comentário completo]
Esta era uma grande lacuna nos manuais escolares. Penso que este projecto é de facto interessante e está construído com coerência e coesão. E como não podia deixar de ser a avaliação das aprendizagens está também contemplada. Para terminar este meu comentário, queria partilhar convosco este pensamen (...) [Comentário completo]
Como já foi dito noutras ocasiões, a leitura, seja ela qual for, tem de fazer parte do nosso quotidiano. O hábito e o treino fazem de nós leitores capazes de ver e captar o mundo de forma diferente. Este será, sem dúvida, um dos caminhos a percorrer para entrarmos também na poesia. A actividade prop (...) [Comentário completo]
É importante criar momentos de leitura e de partilha na sala de aula mas nem sempre é possível. Estes momentos, pela experiência que vou tendo, principalmente, com os alunos de Literatura, têm sido muito valorizados pelos alunos que encontram neste espaço uma forma de conhecer novos livros e proporc (...) [Comentário completo]
Ambos os textos são importantes. O que é preciso é dosear equilibradamente o ensino de ambos. As fichas apresentadas demonstram isso mesmo. Os alunos deverão ser sempre informados das actividades que vão desenvolver e que as mesmas estejam devidamente estruturadas. Mais uma vez, este projecto mostra (...) [Comentário completo]
É importante conceber estas actividades porque muita da nossa comunicação diária é predominantemente oral. Estas actividades aqui propostas são perfeitamente exequíveis e estão adaptadas ao nível de ensino dos alunos. As actividades aqui propostas partem também de um pressuposto muito relevante: o t (...) [Comentário completo]
A oficina apresentada é uma grande ajuda para os professores desbloquearem a sua imaginação e construirem as suas próprias oficinas com coerência e coesão. Apesar de estar preparada para os alunos do 8.º ano, julgo que a poderei aplicar também no 12.º ano uma vez que estes alunos só agora (no secund (...) [Comentário completo]
Aqui está mais um tema interessante para discutir. A proposta didáctica apresentada é simples mas extremamente eficaz. Talvez seja esse o caminho a seguir para "agarrar" os alunos para as questões do FL. Na minha escola, formamos uma espécie de circulo de reflexão com professores de Português para d (...) [Comentário completo]
Este é um aspecto que deverá ser multiplicado pelas escolas: acções de carácter prático sobre a escrita, a leitura e a oralidade e o Dr. Vilas Boas sabe como dinamizar estas sessões, pois eu já tive a oportunidade de participar numa oficina de escrita realizada na minha escola (Escola Secundária c/ (...) [Comentário completo]
Tal como a colega Susana referiu no seu comentário, não há lógica na implementação do acordo, pois são tantas as possibilidades de escrita que só servem para confundir. Julgo que há assuntos bem mais importantes para resolver do que o acordo do desacordo. Este tem de ser implementado e interiorizado (...) [Comentário completo]
É evidente que não vai ser pacífica a implementação do acordo e nos casos apresentados poderá criar situações de incompreensão. Mas eu julgo que, através do contexto comunicativo, onde as palavras surgem, o problema será resolvido facilmente. O que é preciso neste momento é proceder à implementação (...) [Comentário completo]
Eis um assunto controverso e que não tem reunido consensos. A realidade é que não há volta a dar e ele veio para ficar de vez e, como tal, só temos de estar preparados para a sua implementação. Quanto às questões levantadas, começo por dizer que o acordo vai mexer com a escola e com as aprendizagens (...) [Comentário completo]
Quero, em primeiro lugar, agradecer ao Dr. Vilas-Boas pelos sábios conselhos e conhecimentos que tem partilhado neste fórum. São uma mais-valia para que os professores ganhem coragem para mudar as suas práticas relativamente ao ensino da escrita. O ensino da escrita é muito importante e para que ela (...) [Comentário completo]
O ensino da escrita, na sala de aula, tem sido o "calcanhar de Aquiles" de muitos professores. Geralmente, a desculpa é o pouco tempo que se tem para cumprir o programa, mas é importante lembrar que o ensino da escrita é fundamental. Ninguém nasce ensinado! Julgo que a situação está a melhorar e est (...) [Comentário completo]
Julgo que as linhas orientadoras do projecto estão bem delineadas. Este é um projecto que está a ser bem pensado, inovador, discutido e preparado em função das necessidades dos alunos. [Comentário completo]
Este projecto é também ele uma viagem, mas uma viagem partilhada por todos aqueles que acreditam que os nossos alunos precisam de mestres lúcidos e inovadores que procuram no trabalho colaborativo as melhores soluções para os problemas do ensino da Língua Materna. É bom estar de volta! [Comentário completo]
Os exemplos apresentados são uma pequena amostra do quanto nós, no dia-a-dia, usamos as implicaturas. São exercícios que podem levar os alunos a perceberem a utilidade prática da gramática do discurso. [Comentário completo]
A sugestão de leitura parece-me interessante a avaliar pelo índice. É fundamental que todos os professores "aprendam" a ensinar a escrever, pois não é uma tarefa fácil. Este livro poderá servir para a autoformação que nós devemos fazer a propósito da arte da escrita. Continuem com o vosso brilhante (...) [Comentário completo]
Tem sido uma tarefa troiana o ensino da escrita na sala de aula. O tempo disponível para esta actividade tem sido escasso e até agora não merecia da nossa parte, falo por mim, uma atenção especial porque partíamos sempre do pressuposto que o acto de escrever era intuitivo. Este livro, parece-me, uma (...) [Comentário completo]
Os exemplos apresentados proporcionam o desenvolvimento da capacidade de reflexão dos alunos, tornando desta forma a aprendizagem muito mais aliciante. Julgo que este tipo de actividades permitem ao aluno uma melhor compreensão do mundo que o rodeia, pois ele está cheio de inferências. [Comentário completo]
Nós devemos cada vez mais procurar na nossa auto-formação uma mais-valia para nos enriquecermos profissionalmente e desta forma oferecer aos nossos alunos um ensino mais eficaz e de qualidade. Dou os meus parabéns à equipa por esta iniciativa de proporcionar aos professores sugestões de leituras for (...) [Comentário completo]
As propostas apresentadas foram pensadas de forma a dar aos alunos a ideia de que todos merecem um ensino diferenciado e que nem todos estão no mesmo patamar. A equipa que os concebeu está de parabéns! É importante pois que a prática de exercícios de CEL torne os nossos alunos mais conscientes do co (...) [Comentário completo]
Ao analisar a proposta de subunidade, verifiquei o cuidado que houve em construir o questionário de forma simples e objectiva, facilitando por isso o trabalho do aluno sem com isso o obrigue a estruturar a sua resposta de forma sustentada pelas explicações dadas. No entanto, só os colegas que estão (...) [Comentário completo]
O título do manual deve reflectir, numa palavra, o trabalho e a metodologia adoptados na sua construção: a interacção. [Comentário completo]
Julgo que as actividades CEL propostas são pertinentes uma vez que partem sempre contextualizadas de um texto e exemplificam como fazer de forma simples e clara. Cada vez é mais importante fornecer aos alunos bons exemplos de como fazer, pois ninguém nasce ensinado. Estas actividades assim planifica (...) [Comentário completo]
É fundamental que o CEL seja sempre contextualizado com a competência da leitura e que ajude a compreender o tecido discursivo. Defendo que a abordagem da gramática deve ser feita sempre a partir do texto explorado na aula e deve conduzir o aluno a reflectir sobre as aprendizagens que vai realizando (...) [Comentário completo]
O ensino da escrita está agora a dar os primeiros passos. É um trabalho penoso, exigente e sobretudo complexo.Julgo, no entanto, que é muito importante ensinar a "reescrever", pois, na minha opinião, há um desfasamento, uma descoordenação entre os vários ciclos no ensino da escrita. As oficinas de e (...) [Comentário completo]
Sem retirar a autonomia e a liberdade de escolha ao professor, julgo que as informações específicas contribuem para a uniformização da exploração que se deverá ter de um manual quando leccionado por diversos professores. Julgo também que estas informações deverão ser pertinentes e abrangentes. [Comentário completo]
O trabalho até agora realizado tem demonstrado que o manual está a ser construído com atenção e com pormenor, daí a importância de uma boa ilustração e eficaz grafismo. Estes dois aspectos ajudam, sem dúvida alguma, a escolher o manual e a mostrá-lo credível e pedagogicamente pensado. [Comentário completo]
A linguagem icónica é muito importante e parece-me que deve ser cuidada, pois a sua leitura permite entrar no texto com mais facilidade. Uma boa ilustração cativa melhor um potencial leitor. Parabéns aos ilustradores que têm produzido um trabalho estupendo. [Comentário completo]
Cada vez mais as ilustrações têm um papel importante na apreensão dos sentidos do texto. Uma boa ilustração consegue facilmente introduzir o leitor na história. Este manual será sem dúvida alguma um aposta ganha porque construído colaborativamente com todos aqueles que trabalham no terreno. [Comentário completo]
Julgo muito pertinente esta metodologia de trabalho pois contempla sempre as quatro competências (ouvir/falar; leitura/compreensão; expressão escrita e funcionamento da língua de forma implícita. O manual de Português 7.º ano é, efectivamente, um projecto ambicioso mas com todas as possibilidades de (...) [Comentário completo]