Uma ronda pela blogosfera da educação
Inserido em 2009-11-02
Esta semana seleccionamos cinco artigos bastante diferentes entre si mas que, cada um à sua maneira e por motivos variados, estamos certos irão merecer o seu interesse.

No blogue As Minhas Leituras, o seu autor, José Luiz Sarmento, publicou no dia 29 de Outubro o post «Por uma avaliação dos professores sem derivas neotayloristas», o qual muita discussão tem levantado na blogosfera.

No artigo, apresenta a sua proposta de modelo de avaliação de professores. Pode lê-la aqui.

«A incompetência levada ao limite do inimaginável» é o título do artigo publicado por Mário Carneiro no blogue O Estado da Educação e do Resto. Aqui, é feita uma crítica à portaria n.º 1317/2009, que estabelece um regime transitório de avaliação de desempenho dos membros das direcções executivas, dos directores dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e, bem assim, dos directores dos centros de formação de associações de escolas. O artigo completo pode ser encontrado aqui.

Algumas dúvidas e interrogações sobre Territórios Educativos de Educação Prioritária é o que propõe Luís Sérgio no post «Escolas TEIP . Parte I», publicado no blogue No Coração da Escola.

No blogue A Professorinha, a sua autora descreve, com ironia, como é que o «Os Professores não trabalham». O artigo pode ser consultado aqui.

A terminar, o destaque vai para o blogue Provas Aferição...Matemática, cuja responsável é a Professora Carina Vasconcelos. De acordo com a mensagem postada naquele espaço, é um blogue «criado para resolvermos exercícios de provas de aferição de matemática. Assim, vais-te sentir mais preparado para esta prova que irás realizar no final do 6º ano de escolaridade».

Os exercícios mais recentes já estão online, podendo ser consultados em http://carina-provasdeafericao.blogspot.com/2009/11/blog-post.html.