Ideias para gerir o uso do telemóvel na sala de aula
Inserido em 2011-01-23
(tradução adaptada do artigo de Lisa Nielsen, Ideas for Managing the Cell Phone Classroom)

Tal como acontece com a utilização de qualquer tecnologia na sala de aula, para o uso de telemóveis é importante estabelecer um protocolo de procedimentos.

De seguida, deixa-se uma hipótese de protocolo de gestão, que deverá ser modificado e adaptado pelo professor, de acordo com as necessidades e características do seu contexto educativo.

1- À entrada e saída da sala, verifique se os telemóveis estão desligados e guardados nas mochilas.

2- Nos dias em que se usa o telemóvel para fins educativos, assegure-se que estão no silêncio.

3- Apenas use telemóveis para fins educativos, relacionados com a matéria dada.

4- Se notar que algum aluno está a utilizar o telemóvel inadequadamente, lembre-o que há um protocolo para o seu uso em vigor.

5- Se notar que algum aluno está a utilizar o telemóvel para fins não relacionados com a aula, deverá pedir-lhe para colocar o aparelho num local próprio (por exemplo, a secretária do professor), com a indicação do nome e turma do aluno.

5.1- À primeira infração do mês, o telemóvel será devolvido no final da aula;

5.2- À segunda infração do mês, o telemóvel será devolvido no final do dia;

5.3- À terceira infração, deverá pedir ao encarregado de educação do aluno para recuperar o telemóvel. Se o comportamento incorreto persistir, deverá solicitar ao encarregado de educação que guarde o aparelho em casa.

5.4- No início de cada mês, a contagem de infrações recomeça do zero.

É importante também estar aberto a modificações sugeridas pelos seus alunos.

Este, ou outro qualquer, protocolo deverá ser comunicado antes do início do uso de telemóveis na sala de aula.