Parceria Sebenta – ColorADD e a inclusão de alunos daltónicos
Inserido em 2013-04-23  |  Adicionar Comentário

O sistema ColorADD vai ser aplicado pela primeira vez em Portugal num manual escolar, o Bridges, para o Inglês de 10.º ano.

Este código vai permitir aos alunos daltónicos utilizadores deste manual uma correta identificação das cores de cada módulo e aos alunos com visão regular o contacto com realidades distintas das suas, assim como o desenvolvimento dos seus conhecimentos e competências transversais.

O objetivo é de inclusão de públicos, mas também de educação, uma vez que nada melhor do que um manual escolar para ensinar a utilização deste código, que já está a ser aplicado em diversas áreas do nosso dia a dia, nacional e internacionalmente.
Um exemplo disto é a integração deste código nos enunciados das provas finais de ciclo e exames nacionais já neste ano letivo.

Orgulhamo-nos de ser pioneiros nesta iniciativa e de propormos aos docentes e às escolas esta forma simples e eficaz de apresentar o ColorADD a todos os alunos.

Na página de Inglês 10.º ano pode ver como usamos este código no Bridges.

ColorADD, a COR É PARA TODOS!

O código ColorADD é um Sistema de Identificação das Cores premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem - Uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a Cor é fator determinante na comunicação e aprendizagem. Estima-se que 350 milhões de indivíduos (cerca 10% da população masculina mundial) sejam daltónicos.

UNIVERSAL & TRANSVERSAL

"Sempre que a cor é um fator importante à identificação, orientação ou escolha..."
O conceito ColorADD referencia a cor. 90% de toda a informação no mundo usa a Cor para comunicar!
Cada implementação do Código é planeada para todos e não especificamente para Daltónicos. Incluir sem Discriminar.

Este posicionamento gera uma reação positiva, num processo de mudança, que procura garantir iguais acessibilidades para Todos. Atualmente, o código ColorADD está já implementado nas mais diversas áreas de atividade, nomeadamente em Hospitais, Transportes Públicos, Educação, Escolas e Universidades, Indústria de Material Escolar e Didático, Vestuário e Calçado, Autarquias - Turismo, Educação, Cultura, Mobilidade, Comunicação - entre muitas outras que de forma transversal procuram incluir.

Para obter mais informações clique nos seguintes links: